sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

QUESTÕES ENEM 2016


UFPB / CAPES / PIBID – Letras Inglês
Consumerism
QUESTÃO 01 ------------------------------
Sendo o Consumismo definido como “um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos”, a seguinte imagem representa:
 

a)      Uma sátira em relação a economia brasileira;
b)      Uma crítica à sociedade de consumo;
c)      Uma denúncia ao avanço tecnológico;
d)     Um apelo às diversas formas de pagamento do consumidor;
e)      Uma tentativa de reduzir a sonegação de impostos.
QUESTÃO 02 ------------------------------
Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).
A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,
a)    Provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado;
b)      Produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões;
c)      Multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades;
d)     Estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, tem livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos;
e)      Possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.
QUESTÃO 03 ------------------------------


Cartuns são produzidos com o intuito de “satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes” (ENEM, 2012). Dessa forma, o seguinte cartum mostra que:

a)      A base de recursos tem que se expandir para atender às demandas de crescimento e afins.
b)      A energia utilizada nos países emergentes é afanada pelos países mais pobres
c) A quantidade de energia consumida pelos países mais pobres vem aumentando consideravelmente.
d)  Os países mais pobres utilizam mais energia que os países centrais, embora não conste oficialmente.
e)      A base de recursos dos países centrais é disponibilizada aos países menos influentes, tendo em vista o aumento do capital.
QUESTÃO 04 ------------------------------


 Disponível em: http://whyquit.com/pr/033115.html. Acesso em: 18 out. 2016

A publicidade se utiliza da criatividade como uma forma de persuadir os consumidores. São frequentes os casos de anúncios publicitários que, embora estejam oferecendo produtos que causam malefícios para os seus usuários, se utilizam de uma linguagem simples e fácil com o propósito de conquistar a clientela. No anúncio do produto “Natural American Spirit”, a frase “100% ADDITIVE-FREE” foi utilizada para 
a) Chamar a atenção do consumidor para um produto barato.
b) Apresentar ao consumidor peculiaridades do verdadeiro espírito americano.
c) Persuadir o consumidor a comprar um produto que, embora seja maléfico à sua saúde, está livre de aditivos.
d) Induzir o consumidor a experimentar o espírito natural americano contido nos pacotes do cigarro.
e) Forçar o consumidor a se tornar usuário do produto.
QUESTÃO 05 ------------------------------
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/153192824795640421/. Acesso em Outubro 2016
A imagem acima se trata de uma campanha publicitária da rede de fast food MacDonald’s, em virtude do acontecimento dos jogos olímpicos de verão em Londres, 2012. A frase “Don’t, MIND THE GAP”, relacionada à imagem do hambúrguer, pode ser compreendida como:
a)      Não esqueça os espaços vazios.
b)      Não, esqueça os espaços vazios.
c)      Não lembre o espaço vazio.
d)     Não, imagine o espaço vazio.
e)      Não, cuidado com os espaços vazios.

QUESTÃO 06 ------------------------------

Sabemos que no século XXI o consumismo é considerado um ‘mal que assombra’ a sociedade em suas diversas camadas sociais. Com isso, cada vez mais, consumidores vêm sendo persuadidos a comprar os mais variados produtos, até mesmo aqueles que não são necessários.  Como exemplo disso, a imagem acima, retirada do blog da canadense Sarah Lazarovic, chama atenção dos consumidores para os novos parâmetros de consumo e de necessidade. A respeito dessa imagem, podemos inferir que o consumidor costuma:

a)      adquirir o necessário.
b)      comprar mediante à sua necessidade.
c)      planejar seu consumo.
d)     ter um consumo exacerbado.
e)      usufruir o que possui.




0 comentários :

Postar um comentário