Escola Estadual Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga A. de Burity
Tema: Amizade
OBJETIVO GERAL:
Construir valores na língua inglesa relacionados à amizade
de modo a criar uma relação de respeito ao próximo e as suas diferenças.
Plano de aula - Parte I
Bolsistas: Janaíne, Janine, Juliana Silveira, Eduardo, Ana Beatriz, Moacir
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Construir sentido para a expressão
‘count on me’
Discutir o papel da amizade na
vida das pessoas
Discutir quais valores sustentam a
amizade;
|
Flash
animation: função social, estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º
plano)
Linguagem
(não) verbal
Modal
can:
‘Supposed
to
Valores
e adjetivação
Collocations
sobre amizade
|
· Aula 1
O
professor faz um exercício de pré-escuta para informar os alunos a respeito
do tema a ser trabalho e, assim, contextualizá-lo.
O texto em tela é um flash animation da música “Count on me” do Bruno Mars;
· Após o vídeo, identificar o tema da
aula com os alunos e mostrar a frase (You
can count on me) retirada da letra da música;
·
Observação da articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento,
cores, objetos, expressões faciais) para construção de sentido;
· Reflexão sobre contextos em que eles
usam-usariam expressão ‘count on me’;
· Chamar a atenção, fazer com que
notem (notice) o ‘on’ e não ‘with’ por meio de análise contrastiva entre o
inglês e o português) a respeito do uso do “on” ao invés do “with”.
· Perguntar aos alunos “what friends are suppposed to do in your
opinion?” e deixar com que eles respondam oralmente, em língua materna;
·
Colocar as respostas dos alunos num quadro, tabela, no quadro.
Aula 2
Projetar no quadro um perfil de
uma rede social com os elementos em inglês, apresentando e relacionando
algumas collocations sobre amizade;
Discutir sobre as collocations[1]
apresentadas, como por exemplo, se as ações apresentadas fazem parte do cotidiano
dos alunos, etc. e acrescentar outras.
Depois de explicadas entregar aos
alunos um questionário sobre amizade a ser respondido;
Por fim, pedir que os alunos se
organizem em duplas e desenhem no papel algo relacionado à collocation que
está escrita no canto do papel, e assim entregar a nós, bolsistas, para a
produção de em vídeo para o vlog.
|
Projetor;
Laptop;
Lápis
piloto.
.
|
Respostas
orais às perguntas propostas durante a aula;
resposta
de um questionario com perguntas sobre amizade;
produção
de desenhos representativos de collocations relacionadas à amizade;
|
[1] Collocations que serão utilizadas: Make
friends, strike up a friendship, form/develop a friendship,
cement/spoil a friendship, a
friendship grows, close/special friends, mutual friends, casual acquaintances,
have a good relationship with
someone, keep in contact/touch.
Plano de aula para
parte II
Bolsistas: Rayssa, Edilson, Alyne e Moacir
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
identificar
ações que constroem amizade.
Opinar
sobre as formas dos amigos se relacionarem atualmente com o advento da
tecnologia
Resgatar
valores perdidos relacionados à
amizade.
Produzir uma
campanha
publicitária na língua inglesa incentivar ações que constituem amizade
Usar
vocabulário aprendido na confecção da campanha.
|
Definição
e conceito de amizade
Campanha
publicitária: função social, estrutura composicional (organização) e
elementos constitutivos convite à ação, cores, imagens, fontes etc)
Vocabulário
relacionado à amizade (friendship, count on, etc)
|
Será
colocada no quadro a palavra friendship
(amizade) e perguntado aos alunos “quais as ações que um amigo pode fazer
para demonstrar amizade? Em que situações podem-se usar a expressão count
on?” Enquanto os alunos dizem as respostas em português, o professor colocará
para o quadro as ações em inglês.
No
segundo momento, será utilizada duas imagens, uma com um amigos se
comunicando nas redes sociais e outra imagem com dois amigos passando tempo
juntos, a partir disso serão lançada as seguintes questões: “Qual o tipo de
amizade é mais vista atualmente? Qual delas é mais prazerosa, divertida? Por
quê? O que podemos fazer para mostrarmos às pessoas o valor de uma amizade
presencial e as ações que a fazem especial?”
Depois da
discussão sobre o valor de uma amizade, os alunos usarão as palavras do quadro
juntamente com imagens que representem os valores da amizade para eles, para
assim produzirem campanha que serão expostas tanto nas escolas, como nas
redes sociais.
|
Quadro,
pincel atômico, recortes de imagens, cartolina.
Campanhas
publicitárias para análise
|
Identificação
do que seria e não seria uma campanha publicitária com o intuito de
incentivar ações que constituem
amizade.
Escolha
lexical e definição das ações para produção da campanha publicitária
|
Anexo: Imagens para a discussão.
Plano de aula para
parte III
Bolsistas: Mariane e Thaís
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Engajar-se
num jogo de tabuleiro, seguindo comandos em L1 e identificação de
características em LE
Perceber
que traços negativos de personalidade não são impeditivos de amizade
Montar
perfil de um potencial amigo imaginário
|
Jogo de
tabuleiro, regras, estrutural composicional
Comandos
Adjetivos
perfil
|
O
professor dará a explicação sobre as regras e procedimentos do jogo, fará
distribuição de tabuleiros
Em
seguida, o jogo será iniciado.
Os alunos
deverão jogar os dados e mover suas peças, seguindo as instruções recebidas
no cartão relativo ao número da casa em que caírem. Ao final, depois que
houver um vencedor, os alunos deverão
fazer a descrição de suas
características pessoais ou de um amigo fictício.
Os alunos
também deverão informar se aceitam ou não fazer amizade com perfil construído
ao longo do jogo
|
Jogo de tabuleiro
(objeto educacional), cartões com características positivas e negativas
|
compreensão
dos comandos desempenho no jogo
|
Friendship
Game rules and procedures
1.
In
the beginning of the game the players will receive a fictitious name.
2.
The
players will roll the dice to begin the game and the number they get is the
number of houses they move ahead.
3.
If
the player falls in a “Characteristic” house, he will get a card that may
contain a good or bad characteristic to build
his imaginary friend.
4.
In
the card it will be given instructions regarding the next movement.
5.
If
the player falls in a “X” house he will need to choose one of the other
players’ imaginary friends and say what
he thinks of
the characteristics so far. By doing that the player moves one house.
6.
The
player who gets to the end first is the winner.
7.
At
the end of the game players must talk about theirs or another player’s
character and say if they would
be friends to
the imaginary friend.
Personal features
(characteristics):
Jealous: Seu amigo
comprou um novo tênis incrível e agora você fica a aula inteira olhando para
ele e querendo um igual. Você foi jealous, volte uma casa.
Generous: Ontem foi o
aniversário da sua avó e sobraram muitos salgadinhos que você trouxe para o
lanche hoje e dividiu com a turma. Parabéns, você foi generous, ande duas
casas.
Moody: Você tem oscilado
entre felicidade, tristeza e raiva e isso está afetando os seus amigos. Você
está sendo muito moody, fique onde está.
Helpful: A sua amiga
faltou aula justamente no dia que a professor explicou sobre o trabalho para a
terceira nota, mas você a colocou no seu grupo e explicou a ela tudo sobre o
trabalho no dia seguinte. Muito bem, você foi helpful, ande três casas.
Kind: Você vê que a sua
professora está andando em direção à sala de aula com inúmeros livros nas mãos
e você decide ajudá-la a carregar os livros. Você foi bastante kind.
Avance duas casas.
Patient: Você esperou que
seu amigo copiasse a matéria de matemática depois da aula, mesmo ele demorando
meia hora para escrever uma página. Você foi muito patient, ande três casas.
Pushover: A professora
passou um trabalho e você tem apenas um dia para fazer. Seus amigos chamam para
sair, mas você explica que tem que fazer o trabalho. Seus colegas conseguem te
convencer a ir e você perde a nota porque não consegue entregar o trabalho no
dia. Você foi pushover. Volte uma casa.
Determined: O seu amigo
está um pouco para baixo essa semana e apesar de tudo que você faz para
animá-lo ele continua triste. Mesmo assim você não desiste e está sempre ao
lado dele tentando fazê-lo rir. Muito bem, você está sendo determined, ande uma
casa.
Cruel: Você achou o
brinco que a sua amiga perdeu mas não falou para ninguém porque queria que ela
se desesperasse um pouco mais. Você foi cruel, volte duas casas.
Grumpy: Você anda
reclamando de tudo para os seus amigos e não importa o que eles fazem, eles não
conseguem te fazer ver o lado bom das coisas. Você está sendo grumpy,
fique onde está.
Energetic: A gincana
sobre o meio ambiente foi ontem e você deu um show de entusiasmo e conseguiu
marcar vários pontos para a sua equipe. Parabéns, você foi energetic, ande duas
casa.
Annoying: Você passou a
aula inteira cutucando o seu amigo e jogando bolinhas de papel tentando chamar
a atenção dele apesar de ele te dizer que queria prestar atenção. Você foi
muito annoying, volte uma casa.
Reliable: Sua amiga te
contou um super segredo e não importa o quanto as outras meninas pedem você não
o diz a ninguém. Muito bem, você é reliable, ande duas casas.
Selfish: Você tem várias canetas coloridas, mas não quis
emprestar nenhuma para a sua amiga quando ela pediu. Eu sinto muito mas você
foi selfish,
volte duas casas.
Aggressive: Últimamente
você vem explodindo por qualquer coisa, e quando isso acontece você empurra e
xinga os seus amigos. Sinto muito, mas você está sendo muito aggressive,
volte duas casas.
Adorable: Você é uma
pessoa fácil de amar, você é adorable. Avance duas casas.
Lazy: Seus amigos se
reuniram para fazer o trabalho de geografia, mas além de chegar uma hora
atrasado você só quer ficar no whatsapp
e conversar. Você está sendo lazy,
volte uma casa.
PIBID – Letras Inglês.
Friendship
Answer the
following questions about your friendships.
1.
Do you like to make friends?
___________________________________________________________________
2.
Think of your best friend. How did you strike up your friendship? Do you have mutual friends?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3.
How do you think you can cement a friendship? And how can you spoil a friendship?
___________________________________________________________________
4.
Do you have good relationship with everyone?
___________________________________________________________________
5.
Do you have a friend who lives
far from you? Do you keep in touch?
Did you lose contact?
___________________________________________________________________
Fonte das collocations: McCarthy, M. O’Dell, Felicity.
English collocations in use.
Cambridge: Cambridge University Press,
2005.
0 comentários :
Postar um comentário