sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sequência didática sobre amizade (partes I, II e III)


Escola Estadual Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga A. de Burity

Tema: Amizade

OBJETIVO GERAL:
Construir valores na língua inglesa relacionados à amizade de modo a criar uma relação de respeito ao próximo e as suas diferenças.

Plano de aula - Parte I

Bolsistas: Janaíne, Janine, Juliana Silveira, Eduardo, Ana Beatriz, Moacir


Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação

Construir sentido para a expressão ‘count on me’

Discutir o papel da amizade na vida das pessoas

Discutir quais valores sustentam a amizade;



Flash animation: função social, estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º plano)

Linguagem (não) verbal

Modal can:

‘Supposed to

Valores e adjetivação

Collocations sobre amizade


·         Aula 1
O professor faz um exercício de pré-escuta para informar os alunos a respeito do tema a ser trabalho e, assim, contextualizá-lo.
O texto em tela é um flash animation da música “Count on me” do Bruno Mars;
·       Após o vídeo, identificar o tema da aula com os alunos e mostrar a frase (You can count on me) retirada da letra da música;
·  Observação da articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento, cores, objetos, expressões faciais) para construção de sentido;
·         Reflexão sobre contextos em que eles usam-usariam expressão ‘count on me’;
·         Chamar a atenção, fazer com que notem (notice) o ‘on’ e não ‘with’ por meio de análise contrastiva entre o inglês e o português) a respeito do uso do “on” ao invés do “with”.
·     Perguntar aos alunos “what friends are suppposed to do in your opinion?” e deixar com que eles respondam oralmente, em língua materna;
·   Colocar as respostas dos alunos num quadro, tabela, no quadro.

Aula 2

Projetar no quadro um perfil de uma rede social com os elementos em inglês, apresentando e relacionando algumas  collocations sobre amizade;
Discutir sobre as collocations[1] apresentadas, como por exemplo, se as ações apresentadas fazem parte do cotidiano dos alunos, etc. e acrescentar outras.

Depois de explicadas entregar aos alunos um questionário sobre amizade a ser respondido;

Por fim, pedir que os alunos se organizem em duplas e desenhem no papel algo relacionado à collocation que está escrita no canto do papel, e assim entregar a nós, bolsistas, para a produção de em vídeo para o vlog.                                                      


Projetor;
Laptop;
Lápis piloto.
.


Respostas orais às perguntas propostas durante a aula;

resposta de um questionario com perguntas sobre amizade;

produção de desenhos representativos de collocations relacionadas à amizade;







[1] Collocations que serão utilizadas: Make friends, strike up a friendship, form/develop a friendship,
cement/spoil a friendship, a friendship grows, close/special friends, mutual friends, casual acquaintances,
have a good relationship with someone, keep in contact/touch.



Plano de aula para parte II

Bolsistas: Rayssa, Edilson, Alyne e Moacir

Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação
identificar ações que constroem amizade.

Opinar sobre as formas dos amigos se relacionarem atualmente com o advento da tecnologia

Resgatar valores  perdidos relacionados à amizade.

Produzir uma
campanha publicitária na língua inglesa incentivar ações que constituem  amizade

Usar vocabulário aprendido na confecção da campanha.









Definição e conceito de amizade

Campanha publicitária: função social, estrutura composicional (organização) e elementos constitutivos convite à ação, cores, imagens, fontes etc)

Vocabulário relacionado à amizade (friendship, count on, etc)
Será colocada no quadro a palavra friendship (amizade) e perguntado aos alunos “quais as ações que um amigo pode fazer para demonstrar amizade? Em que situações podem-se usar a expressão count on?” Enquanto os alunos dizem as respostas em português, o professor colocará para o quadro as ações em inglês.
No segundo momento, será utilizada duas imagens, uma com um amigos se comunicando nas redes sociais e outra imagem com dois amigos passando tempo juntos, a partir disso serão lançada as seguintes questões: “Qual o tipo de amizade é mais vista atualmente? Qual delas é mais prazerosa, divertida? Por quê? O que podemos fazer para mostrarmos às pessoas o valor de uma amizade presencial e as ações que a fazem especial?”
Depois da discussão sobre o valor de uma amizade, os alunos usarão as palavras do quadro juntamente com imagens que representem os valores da amizade para eles, para assim produzirem campanha que serão expostas tanto nas escolas, como nas redes sociais. 
Quadro, pincel atômico, recortes de imagens, cartolina.
Campanhas publicitárias para análise
Identificação do que seria e não seria uma campanha publicitária com o intuito de incentivar ações que constituem  amizade.

Escolha lexical e definição das ações para produção da campanha publicitária




Anexo: Imagens para a discussão.










Plano de aula para parte III

Bolsistas: Mariane e Thaís

Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos


Recursos didáticos
Avaliação
Engajar-se num jogo de tabuleiro, seguindo comandos em L1 e identificação de características em LE

Perceber que traços negativos de personalidade não são impeditivos de amizade

Montar perfil de um potencial amigo imaginário

Jogo de tabuleiro, regras, estrutural composicional

Comandos

Adjetivos

perfil


O professor dará a explicação sobre as regras e procedimentos do jogo, fará distribuição de tabuleiros
Em seguida, o jogo será iniciado.
Os alunos deverão jogar os dados e mover suas peças, seguindo as instruções recebidas no cartão relativo ao número da casa em que caírem. Ao final, depois que houver um vencedor,  os alunos deverão fazer a descrição de suas  características pessoais ou de um amigo fictício.
Os alunos também deverão informar se aceitam ou não fazer amizade com perfil construído ao longo do jogo

Jogo de tabuleiro (objeto educacional), cartões com características positivas e negativas
compreensão dos comandos desempenho no jogo


Friendship Game rules and procedures

1.       In the beginning of the game the players will receive a fictitious name.
2.       The players will roll the dice to begin the game and the number they get is the number of houses they move ahead.
3.       If the player falls in a “Characteristic” house, he will get a card that may contain a good or bad characteristic to build
his imaginary friend.
4.       In the card it will be given instructions regarding the next movement.
5.       If the player falls in a “X” house he will need to choose one of the other players’ imaginary friends and say what
 he thinks of the characteristics so far. By doing that the player moves one house.
6.       The player who gets to the end first is the winner.
7.       At the end of the game players must talk about theirs or another player’s character and say if they would
 be friends to the imaginary friend.



Personal features (characteristics):

Jealous: Seu amigo comprou um novo tênis incrível e agora você fica a aula inteira olhando para ele e querendo um igual. Você foi jealous, volte uma casa.
Generous: Ontem foi o aniversário da sua avó e sobraram muitos salgadinhos que você trouxe para o lanche hoje e dividiu com a turma. Parabéns, você foi generous, ande duas casas.

Moody: Você tem oscilado entre felicidade, tristeza e raiva e isso está afetando os seus amigos. Você está sendo muito moody, fique onde está.

Helpful: A sua amiga faltou aula justamente no dia que a professor explicou sobre o trabalho para a terceira nota, mas você a colocou no seu grupo e explicou a ela tudo sobre o trabalho no dia seguinte. Muito bem, você foi helpful, ande três casas.

Kind: Você vê que a sua professora está andando em direção à sala de aula com inúmeros livros nas mãos e você decide ajudá-la a carregar os livros. Você foi bastante kind. Avance duas casas.

Patient: Você esperou que seu amigo copiasse a matéria de matemática depois da aula, mesmo ele demorando meia hora para escrever uma página. Você foi muito patient, ande três casas.

Pushover: A professora passou um trabalho e você tem apenas um dia para fazer. Seus amigos chamam para sair, mas você explica que tem que fazer o trabalho. Seus colegas conseguem te convencer a ir e você perde a nota porque não consegue entregar o trabalho no dia. Você foi pushover. Volte uma casa.

Determined: O seu amigo está um pouco para baixo essa semana e apesar de tudo que você faz para animá-lo ele continua triste. Mesmo assim você não desiste e está sempre ao lado dele tentando fazê-lo rir. Muito bem, você está sendo determined, ande uma casa.

Cruel: Você achou o brinco que a sua amiga perdeu mas não falou para ninguém porque queria que ela se desesperasse um pouco mais. Você foi cruel, volte duas casas.

Grumpy: Você anda reclamando de tudo para os seus amigos e não importa o que eles fazem, eles não conseguem te fazer ver o lado bom das coisas. Você está sendo grumpy, fique onde está.

Energetic: A gincana sobre o meio ambiente foi ontem e você deu um show de entusiasmo e conseguiu marcar vários pontos para a sua equipe. Parabéns, você foi energetic, ande duas casa.

Annoying: Você passou a aula inteira cutucando o seu amigo e jogando bolinhas de papel tentando chamar a atenção dele apesar de ele te dizer que queria prestar atenção. Você foi muito annoying, volte uma casa.

Reliable: Sua amiga te contou um super segredo e não importa o quanto as outras meninas pedem você não o diz a ninguém. Muito bem, você é reliable, ande duas casas.
Selfish: Você tem várias canetas coloridas, mas não quis emprestar nenhuma para a sua amiga quando ela pediu. Eu sinto muito mas você foi selfish, volte duas casas.

Aggressive: Últimamente você vem explodindo por qualquer coisa, e quando isso acontece você empurra e xinga os seus amigos. Sinto muito, mas você está sendo muito aggressive, volte duas casas.

Adorable: Você é uma pessoa fácil de amar, você é adorable. Avance duas casas.

Lazy: Seus amigos se reuniram para fazer o trabalho de geografia, mas além de chegar uma hora atrasado você só quer ficar no whatsapp e conversar. Você está sendo lazy, volte uma casa.

  
PIBID – Letras Inglês.
Friendship
Answer the following questions about your friendships.
1.     Do you like to make friends?
___________________________________________________________________
2.     Think of your best friend. How did you strike up your friendship? Do you have mutual friends?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3.     How do you think you can cement a friendship? And how can you spoil a friendship?
___________________________________________________________________
4.     Do you have good relationship with everyone?
___________________________________________________________________
5.     Do you have a friend who lives far from you? Do you keep in touch? Did you lose contact?
___________________________________________________________________


Fonte das collocations: McCarthy, M. O’Dell, Felicity. English collocations in use. Cambridge:  Cambridge University Press, 2005.

0 comentários :

Postar um comentário