segunda-feira, 29 de junho de 2015

Advice Letter


Escola: _________________________________________
Ano: ___ Turma: _____ Turno: ______________________
Professor(es) regente(s): ___________________________

Plano de aula: Advice letter, por: Antônio Fernandes e Brenda Pontes;
Destinado à turma de 8ºano, da Escola Municipal Chico Xavier, localizada em João Pessoa – PB,
integrada ao subprojeto PIBID – Letras Inglês.

OBJETIVO GERAL: Conscientizar o aluno sobre o (seu) poder de decisão, trabalhando os gêneros textuais.


Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
Conhecer as estruturas lingüísticas usadas para dar conselho e alguns gêneros em que essas estruturas aparecem
• Comparar o conselho na modalidade oral, cotidiana, com o conselho na modalidade escrita;
• Compreender a função social do conselho.
• Advice letter;
• Vocabulário referente à advice letter;
• Verbo modal “should”.
• Aula 1: O professor dará início à aula falando de uma situação hipotética (a seu critério), a fim de perguntar: “O que vocês fariam em meu lugar?”. Logo após, perguntará aos alunos sobre cartas (“Vocês já enviaram cartas?”, “Como vocês pedem conselho aos outros?”, ou outras perguntas afins/ e perguntas que abordem os meios de comunicação mais atuais).
Num segundo momento, explicará aos alunos o tema da aula (“Como vocês devem ter imaginado, a gente vai falar de...”). Abordando a situação comunicativa da carta  perguntando Onde essas cartas podem ser encontradas? Quem as  escreve? Respondendo  a quem? Que tipo de informação pode ser encontrado nessas cartas? Quem lê essas cartas? Onde? Que escreve para revistas/sites pedindo conselhos? E na modalidade oral? Você pede conselhos? A quem? Por quê? E você dá conselhos? Usando que estruturas lingüísticas? E por que você dá/ não conselhos? (destinatário e remetente, local, data).
Para tornar mais claro o tema “advice letter”, entregará a cada um dos alunos um pequeno texto do gênero advice letter (anexo 1).
Primeiramente, pedirá uma leitura silenciosa; Depois, acontecerá a leitura em voz alta pelo professor, que, ao fim, perguntará aos alunos o que eles entenderam do texto, Quem está escrevendo para pedir conselhos? Que conselho é pedido? Quem dá conselhos? Que conselho é dado? Você cocorda com o que é aconselhado? Onde você acha que esse texto aparece? Você pararia para ler? Por quê?.
Partindo, então, para a apresentação das imagens do anexo 2, sempre perguntando aos alunos o que eles diriam à/ao personagem da imagem apresentada – escrevendo em inglês no quadro. “Ele deveria... – He should...”. Finalizando a aula com a apresentação  do modal “should” e suas funções, assim, explicando também a estrutura mais comum em uma “advice letter” com a utilização do texto já utilizado (o anexo 1). O professor dividirá a turma em duplas ou trios e pedirá que um será o conselheiro e o(s) outro(s) o que pedirá o conelho ambos devem se basear nos exemplos já apresentados.
Aula 2 o professor continuará a atividade proposta na aula anterior dos grupos.
Aula 3: Continuando o que foi iniciado na aula anterior, o professor perguntará aos alunos se eles lembram da conselheira do anexo 1, Clarissa. Caso a resposta seja “sim”, o professor explicará aos alunos que, na atividade a seguir, eles farão o papel de conselheiro. Para tal atividade, o professor entregará os cartões do anexo 3. (Esta atividade poderá ser feita individualmente, ou em duplas). A atividade será uma imagem que represente um ou dois personagens e um determinado problema, ao qual o aluno terá de propor uma solução.
Logo após o término desta atividade, o professor poderá fazer perguntas como “Vocês acham que a pessoa que pede conselho sempre faz o que foi aconselhada?”, “O que diferencia um conselho de uma ordem?”, “Quando vocês estão com dúvida, pedem conselho a quem?”, “Todo conselho é bom?”, e assim por diante.
4 aula E então, para finalizar a sequência didática, o professor aplicará a última atividade: conselho no WhatsApp, que exigirá que a sala seja dividida em grupos de 4 pessoas. Dois grupos de 4 pessoas integrarão um grupo maior, responsável por um mesmo tema a ser aconselhado. Os alunos terão dois cartões de “janela de conversa” do WhatsApp. Na atividade do subgrupo de 4 pessoas, responderão a um cartão com tema pré-selecionado. Na atividade com outro grupo, em conjunto, os alunos terão um cartão de “janela do WhatsApp” novamente. Desta vez, escolherão o tema da situação-problema (o professor fornecerá cinco temas), elaborando o problema e a possível solução. Para encerrar o planejamento, o professor perguntará em quais situações uma pessoa pede conselho à outra, se o conselho realmente ajuda. No último momento, reforçará que aquele que pede o conselho é quem tem o poder de decisão, é quem pode agir. Sem esquecer-se de elucidar a situação de diálogo necessária a um conselho e agradecer aos alunos caso o trabalho tenha ocorrido satisfatoriamente.
• Pequeno texto de advice letter (anexo 1);
• Cartões com imagens de personagens fictícios (anexo 2);
• Cartões com imagens de situações de possível aconselhamento (anexo 3);
• Situação de conselho no aplicativo WhatsApp (anexo 4);

• Respostas ao texto do anexo 1;
• Participação nas respostas aos cartões do anexo 3;
• Participação na(s) atividade(s) em grupo referente(s) ao tema da aula: produção dos conselhos;
• Colaboração com as atividades propostas.





Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4




  

0 comentários :

Postar um comentário