PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
BULLYING
1ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas:
Felipe A. R. Novaes e Joyce Brito
1.
Escola: E. E. E.
F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data:
08/10/2015
Série:
1º ano T05
Duração:
45 minutos
|
|
II. Tema:
-
Bullying
|
|
III. Objetivos:
Objetivo
Geral:
-
Refletir sobre o bullying na escola.
Objetivo
Especifico:
-
Informar-se sobre o bullying.
-
Pensar no tema a partir da perspectiva de quem testemunha o bullying.
-
Ampliar vocabulário relacionado a temas da atualidade
|
|
IV. Conteúdo:
- If clauses
- Vocabulário relacionado ao tema (types of bullying)
|
|
V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula
apresentando o tema de maneira mais ampla, exibindo slides retratando
práticas históricas promovidas pela sociedade que eram consideradas normais,
apesar de tratarem-se (em sua maioria) de ações opressoras (Terra plana,
pessoas queimadas em praça pública pela igreja, escravidão, segregação
racial). Questionar se a turma se lembra de mais alguma prática que passou
pelo mesmo processo de depreciação (mulheres não podiam votar, estudar,
trabalhar; futebol só para brancos); E o bullying, vocês acham que é algo
considerado normal? De uma maneira geral, é aceita por nós? Já sofreram/
presenciaram/ praticaram? Acham que esta prática deve ser abolida? (05 min)
- Leitura:
Entregar o texto ‘’Bullying -
Topic Overview’’ aos alunos, em seguida, perguntar onde podemos encontrar
textos como esse (internet.. sites que tratem de saúde), como perceberam que
se trata de uma informação retirada da internet (link do site abaixo do
texto), costumam utilizar a internet buscando informações desse tipo?. 3 minutos para a turma ler o texto.
Perguntas seguindo a estrutura do texto (What is bullying?, Why is it important to stop bullying?, What can we
do to stop bullying?) e os 04 tipos pelos quais este ocorre (physical bullying, psychological
bullying, cyberbullying e verbal
bullying)
. (15 min)- Pós-leitura: Exercícios pós-leitura:Exercício 01: imagens contendo os 04 tipos de bullying (Which types of bullying are these?) – Realizar oralmente com os estudantes.Exercício 02: atividade tratando do bullying a partir da perspectiva de quem o presencia. Utilizando papeizinhos contendo situações envolvendo bullyings relacionados ao cotidiano da turma. – Dividir em grupos e entregar os papéis, dando tempo para a discussão, em seguida conferir as respostas, discutindo se trata-se de uma ação assertiva. Caso não seja, especular com a turma qual seria a ação mais apropriada.(20 min)- Conclusão da aula: Perguntar a turma: Why is it important to stop bullying?, What can you do to stop bullying. Nos próximos encontros continuaremos a discutir sobre este tema, procurando mudar nosso comportamento em relação ao bullying (05 mim) |
|
VI. Recursos didáticos:
-
Laptop, televisão, folha contendo o texto, papéis contendo os exercícios,
imagens.
|
|
VII. Avaliação:
-
Participação durante a aula.
- Respostas orais às
perguntas feitas durante toda a aula.
-
Atividades propostas.
|
|
VIII. Referências:
|
TEXTO:
E.E.E.F.M. PROFESSOR LUIZ GONZAGA DE
A. BURITY - PIBID – LÍNGUA INGLESA
Bullying - Topic
Overview
Bullying is acting
in ways that scare or harm another person and can take many forms:
·
Physical bullying
·
Psychological bullying
·
Cyberbullying
·
Verbal bullying
Bullying is a serious
problem for all people involved. The ones who are bullied are more likely to be depressed. Sometimes they take extreme measures: They may carry weapons or
use violence to get revenge.
What can we do to stop
bullying?
Bullying can be stopped if people pay attention and take action:
·
Speak up when you see
someone else suffering bullying. It can help
to say something like, "Cut it out.
That's not funny."
·
If someone sends you a media containing offensive information about
another person, don't forward. Print
it out and denounce the bullying.
EXERCÍCIO 01:
* Ver slide
EXERCÍCIO 02:
1 -What would you do if you saw students from Maria
Geny hitting your best friend?.
2- What
would you do if during a soccer match you saw three students pushing
______________________________?
3- What
would you do if you saw a group of students humiliating
______________________________________
in front of you?
4 - Carol
posted a photo yesterday on Facebook
and people commented offensive words on her post. What can you do to combat
this situation?
5 - Since
last week, you are receiving threats via Whatsapp
messages. How do you deal to this situation?
6 -
________________________________ are spreading rumors about your best friend.
How do you react to protect your friend?
7 -
Students of your classroom start to sing a music cursing a boy who is gay. What
attitude do you take in this case?
8 - A girl
who is overweight gets in the classroom and some students start to say mean
words against her. What attitude would you take in this situation?
0 comentários :
Postar um comentário