quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bullying - aula 01



PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BULLYING

1ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e Joyce Brito
1.     Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 08/10/2015
Série: 1º ano T05
Duração: 45 minutos

II. Tema:
- Bullying

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Refletir sobre o bullying na escola.
Objetivo Especifico:
- Informar-se sobre o bullying.
- Pensar no tema a partir da perspectiva de quem testemunha o bullying.
- Ampliar vocabulário relacionado a temas da atualidade

IV. Conteúdo:
- If clauses
- Vocabulário relacionado ao tema (types of bullying)

V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula apresentando o tema de maneira mais ampla, exibindo slides retratando práticas históricas promovidas pela sociedade que eram consideradas normais, apesar de tratarem-se (em sua maioria) de ações opressoras (Terra plana, pessoas queimadas em praça pública pela igreja, escravidão, segregação racial). Questionar se a turma se lembra de mais alguma prática que passou pelo mesmo processo de depreciação (mulheres não podiam votar, estudar, trabalhar; futebol só para brancos); E o bullying, vocês acham que é algo considerado normal? De uma maneira geral, é aceita por nós? Já sofreram/ presenciaram/ praticaram? Acham que esta prática deve ser abolida?  (05 min)
- Leitura: Entregar o texto ‘’Bullying - Topic Overview’’ aos alunos, em seguida, perguntar onde podemos encontrar textos como esse (internet.. sites que tratem de saúde), como perceberam que se trata de uma informação retirada da internet (link do site abaixo do texto), costumam utilizar a internet buscando informações desse tipo?. 3 minutos para a turma ler o texto.  
Perguntas seguindo a estrutura do texto (What is bullying?, Why is it important to stop bullying?, What can we do to stop bullying?) e os 04 tipos pelos quais este ocorre (physical bullying, psychological bullying, cyberbullying e verbal bullying)

. (15 min)

- Pós-leitura: Exercícios pós-leitura:

Exercício 01: imagens contendo os 04 tipos de bullying (Which types of bullying are these?) – Realizar oralmente com os estudantes.

 Exercício 02: atividade tratando do bullying a partir da perspectiva de quem o presencia. Utilizando papeizinhos contendo situações envolvendo bullyings relacionados ao cotidiano da turma. – Dividir em grupos e entregar os papéis, dando tempo para a discussão, em seguida conferir as respostas, discutindo se trata-se de uma ação assertiva. Caso não seja, especular com a turma qual seria a ação mais apropriada.  

(20 min)

- Conclusão da aula: Perguntar a turma: Why is it important to stop bullying?, What can you do to stop bullying. Nos próximos encontros continuaremos a discutir sobre este tema, procurando mudar nosso comportamento em relação ao bullying (05 mim)


VI. Recursos didáticos:
- Laptop, televisão, folha contendo o texto, papéis contendo os exercícios, imagens.

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividades propostas.

VIII. Referências:
- Texto: Bullying - Topic Overview - http://www.webmd.com/parenting/tc/bullying-topic-overview




TEXTO:

E.E.E.F.M. PROFESSOR LUIZ GONZAGA DE A. BURITY -  PIBID – LÍNGUA INGLESA

Bullying - Topic Overview

What is bullying?  
Bullying is acting in ways that scare or harm another person and can take many forms:
·                     Physical bullying 
·                     Psychological bullying
·                     Cyberbullying
·                     Verbal bullying

Why is it important to stop bullying?
Bullying is a serious problem for all people involved. The ones who are bullied are more likely to be depressed. Sometimes they take extreme measures: They may carry weapons or use violence to get revenge.

What can we do to stop bullying?
Bullying can be stopped if people pay attention and take action:
·                     Speak up when you see someone else suffering bullying. It can  help to say something like, "Cut it out. That's not funny."
·                     If someone sends you a media containing offensive information about another person, don't forward. Print it out and denounce the bullying.

EXERCÍCIO 01:

* Ver slide

EXERCÍCIO 02:

1 -What would you do if you saw students from Maria Geny hitting your best friend?.

2- What would you do if during a soccer match you saw three students pushing ______________________________?

3- What would you do if you saw a group of students humiliating ______________________________________  in front of you?
 
4 - Carol posted a photo yesterday on Facebook and people commented offensive words on her post. What can you do to combat this situation?

5 - Since last week, you are receiving threats via Whatsapp messages. How do you deal to this situation?

6 - ________________________________ are spreading rumors about your best friend. How do you react to protect your friend?

7 - Students of your classroom start to sing a music cursing a boy who is gay. What attitude do you take in this case?

8 - A girl who is overweight gets in the classroom and some students start to say mean words against her. What attitude would you take in this situation?


0 comentários :

Postar um comentário