Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Plano de Aula
E.E.E.M Escritor José Lins do Rêgo
Turmas: 1º A, B, C, D
Tema: Reduce, Reuse and Recycle.
Duração: 45 minutos
Turma: 1º ano do Ensino Médio (1ºA, 1ºC, 1ºD, 1ºB do
JLR)
Objetivo geral: Mobilizar ações para: Reduzir (consumo e lixo
eletrônico), Reutilizar e Reciclar.
Objetivos Específicos
·
Aprender e fazer
uso do modo imperativo na função de sugerir algo para alguém;
·
Reconhecer,
armazenar e produzir (usar) vocabulário
acerca do tema ‘Reduce, Reuse, Recycle’;
Conteúdos
·
Gênero
canção;
·
Imperativo:
uso (collocations) e função.
·
Reconhecimento
e uso de palavras e expressões sobre o tema (save energy, throw away, turn the
faucet off, turn the lights off, etc)
Procedimentos Metodológicos
Pré-leitura:
·
Escrever ‘Reduce, Reuse, Recycle’ no quadro e perguntar o que significa.
·
Fazer perguntas do tipo:
What do you do to save
energy and water at home?
What is e-waste?
Where do you throw away
old eletronics?
Why is dangerous to throw
away eletronics?
Leitura:
·
Entregar
os papéis com a música e passá-la uma vez, pedindo para que eles fiquem atentos
às expressões em negrito. (Turn the faucet off,
turn the lights off, reduce, reuse, recycle).
·
Perguntar
o que eles compreenderam da música.
·
Escrever as
expressões “I turn the lights off” e “I turn the faucet off”. Então
dizer “I turn the faucet off when I’m
brushing my teeth, but ‘outro bolsista’ doesn’t’”. Então perguntar a
eles, ‘Como a gente pode pedir para
que o ‘outro bolsista’ faça isso de agora em diante?” Então
virar para ‘outro bolsista’ e dizer no imperativo “Turn the faucet off when you’re brushing your teeth”. Escrever no
quadro as frases ditas e explicar que quando queremos dizer para alguém fazer
alguma coisa, dar uma dica ou ‘ordem’, sugerir um
comportamento, utilizamos o imperativo.
·
Fazer uma pequena tabela no quadro com algumas palavras tais como
“water, energy, pet bottle, tin can, etc” e colocar três colunas ‘Reduce, Reuse
e Recycle’, pedindo para que eles digam em qual as coisas do quadro se encaixam.
Pós-leitura:
Falar sobre o programa conta cidadã
da Energisa.
Perguntar o que eles podem fazer, de agora em diante, para economizar energia.
Avaliação
Respostas no exercício das colunas ‘Reuse, Reduce, Recycle’.
0 comentários :
Postar um comentário