TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA ALUNOS
COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Angélica Maia (UFPB)
Maria Aparecida da Silva Avelino
(UFPB)
Rafael Cabral Paulino (UFPB)
RESUMO: A
partir dos anos 90, para efetivar os compromissos assumidos na Declaração de
Salamanca (1994) em relação à inclusão de pessoas com necessidades educacionais
especiais, o Brasil passa a estabelecer políticas e leis voltadas para a
inclusão desses alunos na escola regular. Entretanto, essa inclusão representa
um grande desafio para a maioria das escolas nos dias atuais. Nesse sentido, os
bolsistas do subprojeto PIBID Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba
constataram, a partir das observações na escola de ensino fundamental onde
atuam, a necessidade de criar estratégias de ensino de língua inglesa que atendessem
às dificuldades específicas dos alunos com autismo, Síndrome de Down e
deficiência mental leve que estavam presentes nas salas de aula atendidas pelo
subprojeto. Essa comunicação apresenta uma pesquisa que buscou verificar, a
partir de fragmentos dos relatos de experiência em sala de aula dos bolsistas
PIBID que atuaram em uma escola pública municipal de nível fundamental na
cidade de João Pessoa/PB, aspectos positivos e negativos da transposição
didática realizada nos anos de 2015 e 2016 na disciplina de língua inglesa
voltada para os alunos com deficiência. Essa pesquisa se apoia nos PCN (BRASIL,
1998), onde se afirma que para promover a inclusão real de alunos com
deficiência é preciso adaptar o currículo escolar, as metodologias, as
atividades e até a forma de contextualizar o conteúdo em sala através de
recursos didáticos (COSTOLDI E POLINARSKI, 2009), como também é preciso
desenvolver processos de mediação adequados (VIGOSTKY, 1997). Esperamos que os
resultados da pesquisa apresentada possam contribuir para a ampliação da
discussão e de estratégias pedagógicas a serem utilizadas na inclusão de
pessoas com deficiência nas aulas de língua inglesa, de forma que elas possam
participar de forma igualitária das atividades desenvolvidas em sala de aula e
no espaço escolar.
Palavras
Chaves: Transposição didática; Inclusão; Língua Inglesa; Pibid.
0 comentários :
Postar um comentário