quarta-feira, 6 de julho de 2016

TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA .





TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Angélica Maia (UFPB)
Maria Aparecida da Silva Avelino (UFPB)
Rafael Cabral Paulino (UFPB)

RESUMO: A partir dos anos 90, para efetivar os compromissos assumidos na Declaração de Salamanca (1994) em relação à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, o Brasil passa a estabelecer políticas e leis voltadas para a inclusão desses alunos na escola regular. Entretanto, essa inclusão representa um grande desafio para a maioria das escolas nos dias atuais. Nesse sentido, os bolsistas do subprojeto PIBID Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba constataram, a partir das observações na escola de ensino fundamental onde atuam, a necessidade de criar estratégias de ensino de língua inglesa que atendessem às dificuldades específicas dos alunos com autismo, Síndrome de Down e deficiência mental leve que estavam presentes nas salas de aula atendidas pelo subprojeto. Essa comunicação apresenta uma pesquisa que buscou verificar, a partir de fragmentos dos relatos de experiência em sala de aula dos bolsistas PIBID que atuaram em uma escola pública municipal de nível fundamental na cidade de João Pessoa/PB, aspectos positivos e negativos da transposição didática realizada nos anos de 2015 e 2016 na disciplina de língua inglesa voltada para os alunos com deficiência. Essa pesquisa se apoia nos PCN (BRASIL, 1998), onde se afirma que para promover a inclusão real de alunos com deficiência é preciso adaptar o currículo escolar, as metodologias, as atividades e até a forma de contextualizar o conteúdo em sala através de recursos didáticos (COSTOLDI E POLINARSKI, 2009), como também é preciso desenvolver processos de mediação adequados (VIGOSTKY, 1997). Esperamos que os resultados da pesquisa apresentada possam contribuir para a ampliação da discussão e de estratégias pedagógicas a serem utilizadas na inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de língua inglesa, de forma que elas possam participar de forma igualitária das atividades desenvolvidas em sala de aula e no espaço escolar.

Palavras Chaves: Transposição didática; Inclusão; Língua Inglesa; Pibid.

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