Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência
Plano de Aula
E.E.E.M Escritor José Lins do Rêgo
Tema: Requisitos profissionais
Bolsistas: Eduardo Oliveira, Francisca
Raquel, Jose Eric, Lorena Barros
Duração: 45 minutos
Turmas: 1ºano
Objetivo geral: Perceber a as diferentes disciplinas necessárias para cursos superiores
de diferentes áreas de conhecimento.
Objetivos específicos:
- · Compreender os requisitos necessários para cada curso superior.
- · Ampliar vocabulário relativo às disciplinas do ensino médio e alguns cursos superiores.
- · Aprender os verbos modais: “can, should, must. ”
Conteúdos:
- · Vocabulário relativo a disciplinas e profissões.
- · Verbos modais “can, must, should”.
Recursos utilizados: Lousa e caneta.
Procedimentos Metodológicos:
- · Escrever uma lista com as disciplinas do Ensino Médio no quadro.
- · Perguntar apontando para a disciplina no quadro, quantos deles têm aquela como sua preferida. E então o professor conta o número de alunos que votaram naquela disciplina e coloca o número de votos ao lado do nome da mesma.
Ex.: “If your favorite subject is Mathematics,
please, raise your hand.”
- · Perguntar quais deles já sabem o que querem cursar na faculdade.
What do you want to study at University? Why?
- Escrever os nomes dos cursos/profissões no quadro, em linha à direita da coluna em que as disciplinas foram escritas no começo da aula.
- · Explicar que cada curso tem uma grade curricular diferente e algumas disciplinas são mais relevantes que outras (ou até mesmo completamente irrelevantes) para o curso em questão.
- · Dar exemplos com diferentes profissões explicando o uso e a função dos modais “can, should e must”.
I want to study English teaching at University, so
I must study English and Portuguese.
I want to study Law at University, so I can study
English, but I must study Portuguese.
I want to study Biology at University, so I should
study English and I must study biology.
I want to study Electrical Engineering, so I can
study Portuguese and I must study Physics.
Avaliação
Montar um quadro (em grande grupo) com as
disciplinas e profissões já escritas na lousa e, com a ajuda dos alunos,
classificar o que deve ser estudado para cada curso utilizando os modais.
|
Lawyer
|
Biologist
|
|
Portuguese
|
Must
|
Should
|
|
Mathematics
|
Can
|
Should
|
|
History
|
Should
|
Can
|
|
Geography
|
Should
|
Should
|
|
Biology
|
Can
|
Must
|
|
Physics
|
Can
|
Should
|
|
Chemistry
|
Can
|
Must
|
|
Foreign
Languages
|
Should
|
Should
|
|
Physical
Education
|
Can
|
Can
|
|
Philosophy
|
Should
|
Can
|
|
Sociology
|
Must
|
Can
|
|
0 comentários :
Postar um comentário