terça-feira, 8 de setembro de 2015

Preparatório ENEM



Autor: João Francisco da Silva Neto
Público -alvo: alunos do 3º ano do ensino médio
Duração:  4 aulas de 30 minutos
Objetivo: Orientar os estudantes sobre a importância de e torná-los aptos a utilizar estratégias de leitura como ferramentas de compreensão de textos presentes nas questões do ENEM
Aula 1
Tema: Estratégias de leitura: Topic sentences & key words
Objetivo: Orientar sobre o que significam competência leitora, estratégias de leitura, topic sentence e key words e como utilizá-los como facilitador de compreensão textual.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O professor inicia a aula explicando aos alunos que esta aula será a primeira de várias com o objetivo de orientá-los sobre abordagens que servirão de suporte para que os mesmos tenham uma boa performance com relação as questões de língua inglesa presentes no ENEM. Em seguida, ele escreve no quadro a palavra competência e questiona os alunos sobre o que seria isto. Independente das respostas é importante deixar claro que competência é sinônimo de domínio de uma habilidade para em seguida esclarecer que a habilidade cobrada por eles no exame é a de leitura em língua inglesa. O professor explica que independente de o aluno ser fluente ou não na língua inglesa ele pode ser bem sucedido ao adotar algumas estratégias e que estas estratégias serão trabalhadas durante as próximas semanas.(12")
- O professor entrega aos alunos os primeiros dois capítulos da cartilha elaborada para a sequência didática  e pede que eles vão direto ao capítulo II e que dois voluntários leiam os dois primeiros parágrafos. Sendo o primeiro dando a definição de topic sentence e o segundo a de key words. Após a leitura e verificação de que os alunos compreenderam  as definições o professor convida os alunos  a analisarem a questão 93 do Enem 2010 presente no capítulo a partir do que é pedido na questão e em seguida retornando ao texto e pedindo que eles identifiquem a topic sentence e as key words. Para reforçar  o professor pede que os alunos façam o mesmo processo com as questões 92 e 93 do ENEM 2012, mas dessa vez os mesmos tentariam explicar como a identificação da topic sentence e das key words facilitaram  na busca pela resposta certa.(12")
- O tempo restante da aula fica  para discussão das questões e dúvidas. (6")

Aula 2
Tema: Predictions
Objetivo: Orientar  sobre a importância do resgate do conhecimento prévio  como agente facilitador da compreensão textual e como utilizá-lo para isto.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O professor escreve no quadro as seguintes palavras: article, news, poster, website, comics, lyrics, postcard, strip, poem, quotation e cartoon e pede que os alunos identifiquem o que seriam estas palavras para em seguida perguntar o que elas tem em comum de modo que tome pouco tempo. Então ele explica que todas elas se referem a gêneros textuais, que cada um tem características próprias, as quais o professor irá pedir que características os alunos percebem em cada gênero, que quando conhecidas facilitam a localização de informações requeridas em questões do ENEM.(10")
-  Em seguida entrega aos alunos o terceiro capítulo da cartilha elaborada para a sequência didática destacando que os alunos observem quais as perguntas essenciais que o candidato deve estar apto a responder antes de ler o texto, e explicá-las aos estudantes.(5")
- O professor discute com os alunos as questões  95 do ENEM 2010, 92 e 95 do ENEM 2011 e a relevância do conhecimento prévio para a identificação das informações necessárias.(10")
- O tempo restante da aula fica  para discussão das questões e dúvidas. (5")

Aula 3
Tema: Skimming & Scanning
Objetivo: Orientar  sobre a importância do uso das estratégias de skimming e scanning como agente facilitador da compreensão textual e como utilizá-las para isto.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O  professor se dirige aos alunos e lhes mostra um cartaz com  a ilustração abaixo e pede aos alunos que interpretem as informações contidas na figura. Em seguida pede aos alunos que através das informações contidas no cartaz busquem decifrar o que significaria a palavra skim. Após o esclarecimento, o professor explica que da mesma forma que um processo permite que um produto se torne menos "pesado" para ser consumido, um texto também pode ser compreendido sem que toda a informação extra tenha que ser digerida por quem lê e relembra aos alunos que na primeira aula ao entrarem em contato com as definições de topic sentence e key word eles estavam experimentado este processo.(8")
-  
Disponível em : http://www.buzzle.com/articles/skim-milk-vs-whole-milk.html
- Em seguida, o professor entrega aos alunos o capítulo IV da cartilha elaborada para a sequência didática  e pede que um voluntário leia o primeiro parágrafo do capítulo. Em seguida convida aos alunos para analisarem a questão 95 do ENEM 2012 baseado na prática do skimming. (7")
- O professor pede que outro voluntário leia o primeiro parágrafo da página seguinte. Em seguida convida aos alunos para analisarem as questões 94 do ENEM 2010 e 95 do ENEM 2014 baseado na prática de scanning. (7")
- O tempo restante da aula fica  para discussão das questões e dúvidas. (8")

Aula  4
Tema: A música no ENEM
Objetivo: Orientar sobre as características  do gênero letra de música e a forma como este gênero é explorado nos exames do ENEM
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O professor entrega aos alunos um handout sobre a música Am I wrong? dos artistas Nico & Vinz e em seguida os convida a assistir o videoclipe da musica. Após assistirem o vídeo pede aos alunos expressem sua opnião sobre as impressões que eles tinham sobre a música e se sua opinião mudou após ver o vídeo. Então pede que observem o handout e circulem as palavras que eles identificarem presentes na música. Após os alunos circularem  as palavras ele pergunta aos alunos o que estas palavras tem em comum. Ao  ficar claro que o tema da música é buscar mudanças, ele pede que os alunos tentem responder as outras questões sobre o texto fazendo uso das estratégias de leitura. O professor explica aos alunos que ao longo dos anos em que a língua inglesa  participou do conteúdo das questões do ENEM, sempre que uma música era incluída como gênero textual, sempre trazia consigo um tema de relevância mundial como poder e guerra. Então ele cita Viva la vida do Coldplay (que fala sobre poder), War de Bob Marley e Masters of War de Bob Dylan.(10")
- O professor entrega aos alunos os capítulos V e VI da cartilha elaborada para a sequência didática  e pede a dois voluntários que leiam para a turma os dois primeiros paragráfos do capítulo.(5")
- O professor relembra aos alunos a importância de reconhecer a diversidade dos gêneros textuais e estar familiarizado com elas apontando na cartilha os gêneros que já apareceram e descrevendo as características de cada um.(10")
- O tempo restante da aula fica  para discussão das questões e dúvidas sobre as estratégias vistas ao longo das aulas desta sequência. (5")















0 comentários :

Postar um comentário