Autor: João Francisco da Silva Neto
Público -alvo:
alunos do 3º ano do ensino médio
Duração: 4 aulas de 30 minutos
Objetivo: Orientar os estudantes sobre a importância de e torná-los aptos
a utilizar estratégias de leitura como ferramentas de compreensão de textos
presentes nas questões do ENEM
Aula 1
Tema: Estratégias de leitura:
Topic sentences & key words
Objetivo: Orientar
sobre o que significam competência leitora, estratégias de leitura, topic
sentence e key words e como utilizá-los como facilitador de compreensão
textual.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O
professor inicia a aula explicando aos alunos que esta aula será a primeira de
várias com o objetivo de orientá-los sobre abordagens que servirão de suporte
para que os mesmos tenham uma boa performance com relação as questões de língua
inglesa presentes no ENEM. Em seguida, ele escreve no quadro a palavra
competência e questiona os alunos sobre o que seria isto. Independente das
respostas é importante deixar claro que competência é sinônimo de domínio de
uma habilidade para em seguida esclarecer que a habilidade cobrada por eles no
exame é a de leitura em língua inglesa. O professor explica que independente de
o aluno ser fluente ou não na língua inglesa ele pode ser bem sucedido ao
adotar algumas estratégias e que estas estratégias serão trabalhadas durante as
próximas semanas.(12")
- O
professor entrega aos alunos os primeiros dois capítulos da cartilha elaborada
para a sequência didática e pede que
eles vão direto ao capítulo II e que dois voluntários leiam os dois primeiros
parágrafos. Sendo o primeiro dando a definição de topic sentence e o segundo a de key
words. Após a leitura e verificação de que os alunos compreenderam as definições o professor convida os
alunos a analisarem a questão 93 do Enem
2010 presente no capítulo a partir do que é pedido na questão e em seguida
retornando ao texto e pedindo que eles identifiquem a topic sentence e as key
words. Para reforçar o professor pede
que os alunos façam o mesmo processo com as questões 92 e 93 do ENEM 2012, mas
dessa vez os mesmos tentariam explicar como a identificação da topic sentence e das key words facilitaram na busca pela resposta certa.(12")
- O tempo restante da aula fica para discussão das questões e dúvidas. (6")
Aula 2
Tema: Predictions
Objetivo: Orientar sobre a importância do resgate do
conhecimento prévio como agente
facilitador da compreensão textual e como utilizá-lo para isto.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O
professor escreve no quadro as seguintes palavras: article, news, poster, website, comics, lyrics, postcard, strip, poem,
quotation e cartoon e pede que os
alunos identifiquem o que seriam estas palavras para em seguida perguntar o que
elas tem em comum de modo que tome pouco tempo. Então ele explica que todas
elas se referem a gêneros textuais, que cada um tem características próprias,
as quais o professor irá pedir que características os alunos percebem em cada
gênero, que quando conhecidas facilitam a localização de informações requeridas
em questões do ENEM.(10")
- Em seguida entrega aos alunos o terceiro
capítulo da cartilha elaborada para a sequência didática destacando que os alunos
observem quais as perguntas essenciais que o candidato deve estar apto a
responder antes de ler o texto, e explicá-las aos estudantes.(5")
- O
professor discute com os alunos as questões
95 do ENEM 2010, 92 e 95 do ENEM 2011 e a relevância do conhecimento
prévio para a identificação das informações necessárias.(10")
- O tempo restante da aula fica para discussão das questões e dúvidas.
(5")
Aula 3
Tema: Skimming & Scanning
Objetivo: Orientar sobre a importância do uso das estratégias de
skimming e scanning como agente facilitador da compreensão textual e como
utilizá-las para isto.
Materiais: tutorial impresso e exercício impresso.
Procedimento:
- O professor se dirige aos alunos e lhes mostra
um cartaz com a ilustração abaixo e pede
aos alunos que interpretem as informações contidas na figura. Em seguida pede
aos alunos que através das informações contidas no cartaz busquem decifrar o
que significaria a palavra skim. Após
o esclarecimento, o professor explica que da mesma forma que um processo
permite que um produto se torne menos "pesado" para ser consumido, um
texto também pode ser compreendido sem que toda a informação extra tenha que
ser digerida por quem lê e relembra aos alunos que na primeira aula ao entrarem
em contato com as definições de topic sentence e key word eles estavam
experimentado este processo.(8")
-
Disponível em : http://www.buzzle.com/articles/skim-milk-vs-whole-milk.html
- Em
seguida, o professor entrega aos alunos o capítulo IV da cartilha elaborada
para a sequência didática e pede que um
voluntário leia o primeiro parágrafo do capítulo. Em seguida convida aos alunos
para analisarem a questão 95 do ENEM 2012 baseado na prática do skimming. (7")
- O professor
pede que outro voluntário leia o primeiro parágrafo da página seguinte. Em
seguida convida aos alunos para analisarem as questões 94 do ENEM 2010 e 95 do
ENEM 2014 baseado na prática de scanning.
(7")
- O tempo restante da aula fica para discussão das questões e dúvidas. (8")
Aula 4
Tema: A música no ENEM
Objetivo: Orientar sobre as características do gênero letra de música e a forma como este
gênero é explorado nos exames do ENEM
Materiais: tutorial impresso e
exercício impresso.
Procedimento:
- O
professor entrega aos alunos um handout sobre a música Am I wrong? dos artistas Nico & Vinz e em seguida os convida a
assistir o videoclipe da musica. Após assistirem o vídeo pede aos alunos expressem
sua opnião sobre as impressões que eles tinham sobre a música e se sua opinião
mudou após ver o vídeo. Então pede que observem o handout e circulem as
palavras que eles identificarem presentes na música. Após os alunos
circularem as palavras ele pergunta aos
alunos o que estas palavras tem em comum. Ao
ficar claro que o tema da música é buscar mudanças, ele pede que os
alunos tentem responder as outras questões sobre o texto fazendo uso das
estratégias de leitura. O professor explica aos alunos que ao longo dos anos em
que a língua inglesa participou do
conteúdo das questões do ENEM, sempre que uma música era incluída como gênero
textual, sempre trazia consigo um tema de relevância mundial como poder e
guerra. Então ele cita Viva la vida do Coldplay (que fala sobre poder), War de
Bob Marley e Masters of War de Bob Dylan.(10")
- O
professor entrega aos alunos os capítulos V e VI da cartilha elaborada para a
sequência didática e pede a dois
voluntários que leiam para a turma os dois primeiros paragráfos do
capítulo.(5")
- O
professor relembra aos alunos a importância de reconhecer a diversidade dos
gêneros textuais e estar familiarizado com elas apontando na cartilha os
gêneros que já apareceram e descrevendo as características de cada
um.(10")
- O tempo restante da
aula fica para discussão das questões e
dúvidas sobre as estratégias vistas ao longo das aulas desta sequência.
(5")
0 comentários :
Postar um comentário