• ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    2014

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Choosing a career - 2ºano - JLR


PLANO DE AULA
Escola: EEEM Escritor José Lins do Rêgo.
Data: 13 de julho de 2015
Bolsistas:  Rayssa Pê.
Duração: 45 minutos (1hora aula)
Tema: Escolhendo uma carreira (Choosing a career).
Série: 2º ano E.
Objetivo Geral: Refletir sobre a importância na escolha profissional adequada a gostos e habilidades.


Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação
Identificar possíveis profissões de acordo com gostos pessoais;

Refletir sobre os processos que envolvem a escolha de uma carreira e sobre as diferenças culturais no auxílio dessa escolha;

Compreender o texto através de diferentes formas de sentido entre conexões, inferências e verbos modais dentro de um texto;

Opinar sobre escolha de profissão x amor à profissão.








Importância de escolha profissional consciente em consonância a gostos pessoais.

Texto retirado de um site de aconselhamento: “Young teen fearful of future ha slots of time on her side”: estrutura composicional, função de conselho (Tópico geral: Como encontrar uma carreira profissional que desperte paixão; 2º plano: consultoria vocacional através de uma especialista );

Verbo modais should, may, must: uso, forma e reflexão.

Pré-leitura
Introdução e conscientização do tema com discussão norteada por algumas perguntas: “Por que é importante ter uma profissão que gostemos? Vocês já sabem qual a profissão que querem seguir? Se sim, o que fez vocês escolherem essa profissão? Quais os meios que vocês usarão/usam para conseguir exercer essa profissão (Ex: cursar um ensino técnico ou fazer universidade, cursos profissionalizantes)? Por qual meio descobrimos que profissão gostaríamos de fazer? (ex: interesses, habilidades, hobbies, testes vocacionais, aconselhamento vocacional)?” E para aqueles que não tem certeza do que gostam: “Se vocês tivessem a chance de falar com um orientador vocacional? O que perguntariam a ele?” Explicando a diferença entre EUA e o Brasil, no qual o primeiro proporciona consultores profissionais, fazendo assim uma ponte da discussão com o texto.

Leitura
A compreensão do texto será feita a partir de indicações do professor das diferentes falas no texto e as quem a pertence, como também através dos diferentes usos dos verbos modais have/ may/must e seus efeitos de sentido dentro do texto.

Pós-leitura
Pedir aos alunos outros possíveis conselhos que eles dariam para alguém que está à procura de sua vocação profissional, utilizando o que foi discutido na pré-leitura. Discutir com os alunos a importância de conhecer o curso antes de fazer e de ter amor pela profissão que deseja seguir e por último Informar sobre sites vocacionais na internet
Quadro, pincel atômico e material impresso.
Discussão sobre as possíveis profissões a seguir como a importância de trabalhar com o que gosta.

Participação na leitura e compreensão de texto.







Links para testes vocacionais:

Água




Escola Estadual José Lins do Rego
Professor regente: Ana Maria Alves
Bolsistas:Giselle Fernandes e Eduardo Oliveira
Ano: 3º B

PLANO DE AULA

Objetivo Geral: Familiarizar-se com métodos utilizados no processo de reutilização de água.

Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
·         Desenvolver a habilidade da escuta (listening), através do vídeo
·         Responder as perguntas que aparecem no decorrer do vídeo
·         Reconhecer o gênero textual notícia que aparece durante o vídeo
·         ‘Perceber’ vocabulário
·         ler e entender informações básicas de uma notícia

·         Notícia: uso e função
·         Simple present: uso e função

·         Fazer um brainstorming sobre água e esgoto;
·         Informar sobre o que o vídeo trata para contextualização ;
·         Após assistir, pedir aos alunos que façam duplas ou trios para assistir novamente respondendo o exercício abaixo
·         Depois, socializar as respostas (e esclarecer dúvidas)
·         produzir cartazes com  soluções para os problemas noticiados

·         Folhas de ofício;
·         Marcador para quadro branco, ou giz, se for o caso
·         data show
·         cartolinas, canetas piloto, ...
·         Compreender as perguntas e vocabulário do vídeo
·         Responder  oralmente as perguntas sobre vídeo





 
Exercício
Pre-listening
1) Leia o título do vídeo e identifique o tema.
2) O que você entende sobre esgoto?
3) De onde a água suja vem?
4) Você conhece alguém que trabalha no tratamento da água?
5) Qual sua opinião sobre tratamento da água na sua cidade? Você acha que são eficientes? Se não, o que poderia torná-lo eficiente?

Listening
1) Qual o objetivo do vídeo?
2) A quem ele se dirige?
3) Em quais partes da casa as pessoas usam mais água?
4) Por quais razões as pessoas ‘sujam’ a água?
5) Qual o nome que a água recebe no vídeo após ser utilizada? E o que ela significa?
6) O texto atende a que necessidades?(saúde, conforto, segurança,  alimentação,...)
7) Considerando as informações abordadas pelo texto, qual seu ponto de vista a respeito da finalidade do texto?


Post-listening
1) Que tipo de informações você identificou na notícia?
2) What? When? Who? How? Why?
1) Quais atitudes mostradas no vídeo você acredita que possam ser trazidas para sua realidade?
2) Você acredita que tais atitudes melhorariam sua qualidade de vida? Justifique.
3) Caso você tivesse de tomar iniciativa, com que dica mostrada no vídeo você iniciaria?