Escola: EEEM Escritor José Lins do Rêgo.
Data: 13 de julho de 2015
Bolsistas: Rayssa Pê.
Duração: 45 minutos (1hora aula)
Tema: Escolhendo uma carreira (Choosing a career).
Série: 2º ano E.
Objetivo Geral: Refletir sobre a importância na escolha profissional adequada a gostos e habilidades.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Identificar
possíveis profissões de acordo com gostos pessoais;
Refletir
sobre os processos que envolvem a escolha de uma carreira e sobre
as diferenças culturais no auxílio dessa escolha;
Compreender
o texto através de diferentes formas de sentido entre conexões,
inferências e verbos modais dentro de um texto;
Opinar
sobre escolha de profissão x amor à profissão.
|
Importância
de escolha profissional consciente em consonância a gostos
pessoais.
Texto
retirado de um site de aconselhamento: “Young teen fearful of
future ha slots of time on her side”: estrutura
composicional, função de conselho (Tópico geral: Como encontrar
uma carreira profissional que desperte paixão; 2º plano:
consultoria vocacional através de uma especialista );
Verbo
modais should,
may, must:
uso, forma e reflexão.
|
Pré-leitura
Introdução
e conscientização do tema com discussão norteada por algumas
perguntas: “Por que é importante ter uma profissão que
gostemos? Vocês já sabem qual a profissão que querem seguir? Se
sim, o que fez vocês escolherem essa profissão? Quais os meios
que vocês usarão/usam para conseguir exercer essa profissão
(Ex: cursar um ensino técnico ou fazer universidade, cursos
profissionalizantes)? Por qual meio descobrimos que profissão
gostaríamos de fazer? (ex: interesses, habilidades, hobbies,
testes vocacionais, aconselhamento vocacional)?” E para aqueles
que não tem certeza do que gostam: “Se vocês tivessem a chance
de falar com um orientador vocacional? O que perguntariam a ele?”
Explicando a diferença entre EUA e o Brasil, no qual o primeiro
proporciona consultores profissionais, fazendo assim uma ponte da
discussão com o texto.
Leitura
A
compreensão do texto será feita a partir de indicações do
professor das diferentes falas no texto e as quem a pertence, como
também através dos diferentes usos dos verbos modais have/
may/must e seus efeitos de sentido dentro do texto.
Pós-leitura
Pedir
aos alunos outros possíveis conselhos que eles dariam para alguém
que está à procura de sua vocação profissional, utilizando o
que foi discutido na pré-leitura. Discutir com os alunos a
importância de conhecer o curso antes de fazer e de ter amor pela
profissão que deseja seguir e por último Informar sobre sites
vocacionais na internet
|
Quadro,
pincel atômico e material impresso.
|
Discussão
sobre as possíveis profissões a seguir como a importância de
trabalhar com o que gosta.
Participação
na leitura e compreensão de texto.
|
Links para testes vocacionais:
0 comentários :
Postar um comentário