segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Choosing a career - 2ºano - JLR


PLANO DE AULA
Escola: EEEM Escritor José Lins do Rêgo.
Data: 13 de julho de 2015
Bolsistas:  Rayssa Pê.
Duração: 45 minutos (1hora aula)
Tema: Escolhendo uma carreira (Choosing a career).
Série: 2º ano E.
Objetivo Geral: Refletir sobre a importância na escolha profissional adequada a gostos e habilidades.


Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação
Identificar possíveis profissões de acordo com gostos pessoais;

Refletir sobre os processos que envolvem a escolha de uma carreira e sobre as diferenças culturais no auxílio dessa escolha;

Compreender o texto através de diferentes formas de sentido entre conexões, inferências e verbos modais dentro de um texto;

Opinar sobre escolha de profissão x amor à profissão.








Importância de escolha profissional consciente em consonância a gostos pessoais.

Texto retirado de um site de aconselhamento: “Young teen fearful of future ha slots of time on her side”: estrutura composicional, função de conselho (Tópico geral: Como encontrar uma carreira profissional que desperte paixão; 2º plano: consultoria vocacional através de uma especialista );

Verbo modais should, may, must: uso, forma e reflexão.

Pré-leitura
Introdução e conscientização do tema com discussão norteada por algumas perguntas: “Por que é importante ter uma profissão que gostemos? Vocês já sabem qual a profissão que querem seguir? Se sim, o que fez vocês escolherem essa profissão? Quais os meios que vocês usarão/usam para conseguir exercer essa profissão (Ex: cursar um ensino técnico ou fazer universidade, cursos profissionalizantes)? Por qual meio descobrimos que profissão gostaríamos de fazer? (ex: interesses, habilidades, hobbies, testes vocacionais, aconselhamento vocacional)?” E para aqueles que não tem certeza do que gostam: “Se vocês tivessem a chance de falar com um orientador vocacional? O que perguntariam a ele?” Explicando a diferença entre EUA e o Brasil, no qual o primeiro proporciona consultores profissionais, fazendo assim uma ponte da discussão com o texto.

Leitura
A compreensão do texto será feita a partir de indicações do professor das diferentes falas no texto e as quem a pertence, como também através dos diferentes usos dos verbos modais have/ may/must e seus efeitos de sentido dentro do texto.

Pós-leitura
Pedir aos alunos outros possíveis conselhos que eles dariam para alguém que está à procura de sua vocação profissional, utilizando o que foi discutido na pré-leitura. Discutir com os alunos a importância de conhecer o curso antes de fazer e de ter amor pela profissão que deseja seguir e por último Informar sobre sites vocacionais na internet
Quadro, pincel atômico e material impresso.
Discussão sobre as possíveis profissões a seguir como a importância de trabalhar com o que gosta.

Participação na leitura e compreensão de texto.







Links para testes vocacionais:

0 comentários :

Postar um comentário