Escola Estadual José
Lins do Rego
Professor regente: Ana
Maria Alves
Bolsistas:Giselle Fernandes
e Eduardo Oliveira
Ano: 3º B
PLANO DE AULA
Objetivo
Geral: Familiarizar-se com métodos utilizados no processo de reutilização de
água.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
·
Desenvolver a habilidade da escuta
(listening), através do vídeo
·
Responder as perguntas que aparecem no
decorrer do vídeo
·
Reconhecer o gênero textual notícia que
aparece durante o vídeo
·
‘Perceber’ vocabulário
·
ler e entender informações básicas de uma
notícia
|
·
Notícia: uso e função
·
Simple present: uso e função
|
·
Fazer um brainstorming sobre água e esgoto;
·
Informar sobre o que o vídeo trata para
contextualização ;
·
Após assistir, pedir aos alunos que façam
duplas ou trios para assistir novamente respondendo o exercício abaixo
·
Depois, socializar as respostas (e
esclarecer dúvidas)
·
produzir cartazes com soluções para os problemas noticiados
|
·
Folhas
de ofício;
·
Marcador
para quadro branco, ou giz, se for o caso
·
data show
·
cartolinas, canetas piloto, ...
|
·
Compreender as perguntas e vocabulário do
vídeo
·
Responder
oralmente as perguntas sobre vídeo
|
|
|
|
|
Exercício
Pre-listening
1) Leia o
título do vídeo e identifique o tema.
2) O que você
entende sobre esgoto?
3) De onde a
água suja vem?
4) Você
conhece alguém que trabalha no tratamento da água?
5) Qual sua
opinião sobre tratamento da água na sua cidade? Você acha que são eficientes?
Se não, o que poderia torná-lo eficiente?
Listening
1) Qual o
objetivo do vídeo?
2) A quem ele
se dirige?
3) Em quais
partes da casa as pessoas usam mais água?
4) Por quais
razões as pessoas ‘sujam’ a água?
5) Qual o
nome que a água recebe no vídeo após ser utilizada? E o que ela significa?
6) O texto
atende a que necessidades?(saúde, conforto, segurança, alimentação,...)
7)
Considerando as informações abordadas pelo texto, qual seu ponto de vista a
respeito da finalidade do texto?
Post-listening
1) Que tipo
de informações você identificou na notícia?
2) What? When? Who? How? Why?
1) Quais
atitudes mostradas no vídeo você acredita que possam ser trazidas para sua
realidade?
2) Você
acredita que tais atitudes melhorariam sua qualidade de vida? Justifique.
3) Caso você
tivesse de tomar iniciativa, com que dica mostrada no vídeo você iniciaria?
0 comentários :
Postar um comentário