sábado, 11 de junho de 2016

Plano de aula Museu


Escola:
Ano/ Turma:           Turno:
Professor regente:
Bolsista/estagiário:
Tema:
Objetivo geral: Ter a experiência de visita virtual a um museu; Conscientizar-se acerca da sensação da visita; Despertar gosto por objetos artísticos.
Flexibilização: Imagens ampliadas / Um dos bolsistas junto do deficiente e seu mediador /Usar letras coloridas

Objetivos específicos
ü  Fazer um tour virtual num museu de brinquedos
ü  Conhecer a função de um museu
ü  Construir museu próprio em grupo
ü  Apresentar museu criado em maquete

Conteúdos
ü  Simple Future
ü  Vocabulário relacionado a Museu;
ü  Present Simple

Procedimentos Metodológicos

Primeira Aula:
ü  Perguntar aos alunos se eles sabem o que é um MUSEUM e se eles já foram alguma vez. Se não... Perguntar se já viu em alguma foto.
ü  Explicar que vai mostrar imagens de um TOY MUSEUM museu de brinquedos (slides no computador)
ü  Depois vai para os steps da aula:

 1 - First view just for pleasure (o professor explica que nessa first view os alunos devem observar as imagens por prazer. Enquanto as imagens vão passando, o professor vai explicando o que cada sala representa.


Perguntar,: What has called your attention? (o q achou bonito, legal? O que gostou? Que brinquedo vc gostou?) e depois passar as imagens mais uma vez.

Atividade no computador, após os slides das imagens:
- No computador cada atividade vai aparecer assim que alunos passarem a tela para a imagem seguinte.
-  No caso de ser apensa com um projetor e as imagens impressas, o professor deve dividir a turma em 4 grupos.
- A cada etapa do jogo do computador, o professor pode pedir que cada grupo (em turnos) procure o objeto no papel e um representante do grupo vem ao projetor e “testa” se aquele objeto é o correto. Se for, o grupo ganha um ponto para cada acerto.
Para o aluno especial, o professor pode utilizar letras coloridas para ajudá-lo a formar as palavras das imagens em seu caderno, depois só é colar abaixo da figura. E levar o exercício em papel impresso.
If time: Os alunos fazem o exercício extra em duplas.

Segunda Aula: (Produção após tour virtual) Ex:

ü  Construir museu de brinquedo de massa de modelar em isopor ou papelão (tipo maquete);
O professor pode perguntar aos alunos se existe algum museu em sua cidade e pede para que eles imaginem ser donos de museu e criem o seu próprio. (se você pudesse construir seu próprio museu, sobre o que ele seria? O que teria nele? Seria um museu de quê?).
P.S.: Nessa etapa da aula, é importante o momento de relação com a língua inglesa, então o professor deve pedir que os alunos elaborem legendas em inglês para:
-Dar nome ao museu
Dar nome a alguns objetos desenhados/construídos  do museu
Terceira Aula:
ü  Apresentar museu construído para pessoas (Como se sentiu mostrando? O que aprendeu com o museu dos colegas? Viu algo de novo? Como se sentiu conhecendo outros museus além do seu?) Essa parte é para conscientizar sobre o papel do museu na sociedade;

Passeio:
ü  Visita ao museu da Energisa (ônibus da energisa);
Filme: Toy story, Uma noite no museu.


Recursos didáticos
ü  Data show;
ü  Folha de papel impressa com as imagens;
ü  Massa de modelar;
ü  Isopor;
ü  Papelão;
ü  Brinquedos
ü  Letras Coloridas.
ü  Computer

Avaliação
ü  Respostas às perguntas sobre museu;
ü   Reconhecimento dos objetos das imagens na tela (o nome dos objetos serão falados ou escritos em inglês no quadro).
ü  Resolução do exercício proposto

Link do material usado: 


0 comentários :

Postar um comentário