Escola:
Ano/ Turma: Turno:
Professor regente:
Bolsista/estagiário:
Tema:
Objetivo geral: Ter a
experiência de visita virtual a um museu; Conscientizar-se acerca da sensação
da visita; Despertar gosto por objetos artísticos.
Flexibilização: Imagens
ampliadas / Um dos bolsistas junto do deficiente e seu mediador /Usar letras
coloridas
Objetivos específicos
ü Fazer
um tour virtual num museu de brinquedos
ü Conhecer
a função de um museu
ü Construir
museu próprio em grupo
ü Apresentar
museu criado em maquete
Conteúdos
ü Simple Future
ü Vocabulário relacionado a Museu;
ü Present Simple
Procedimentos
Metodológicos
Primeira
Aula:
ü Perguntar aos alunos se
eles sabem o que é um MUSEUM e se eles já foram alguma vez. Se não... Perguntar
se já viu em alguma foto.
ü Explicar que vai mostrar imagens
de um TOY MUSEUM museu de
brinquedos (slides no computador)
ü Depois vai para os steps da aula:
1 -
First view just for pleasure (o professor explica que nessa first view os alunos devem observar as
imagens por prazer. Enquanto as imagens vão passando, o professor vai
explicando o que cada sala representa.
Perguntar,: What has called your
attention? (o q achou bonito, legal? O que gostou? Que
brinquedo vc gostou?) e depois passar as imagens mais uma vez.
Atividade no computador, após os slides das
imagens:
- No computador cada atividade vai aparecer
assim que alunos passarem a tela para a imagem seguinte.
- No caso de ser
apensa com um projetor e as imagens impressas, o professor deve dividir a turma
em 4 grupos.
-
A cada etapa do jogo do computador, o professor pode pedir que cada grupo (em
turnos) procure o objeto no papel e um representante do grupo vem ao projetor e
“testa” se aquele objeto é o correto. Se for, o grupo ganha um ponto para cada
acerto.
Para o aluno especial, o professor pode utilizar letras coloridas para
ajudá-lo a formar as palavras das imagens em seu caderno, depois só é colar
abaixo da figura. E levar o exercício em papel impresso.
Segunda Aula: (Produção
após tour virtual) Ex:
ü Construir
museu de brinquedo de massa de modelar em isopor ou papelão (tipo maquete);
O professor pode
perguntar aos alunos se existe algum museu em sua cidade e pede para que eles
imaginem ser donos de museu e criem o seu próprio. (se você pudesse construir
seu próprio museu, sobre o que ele seria? O que teria nele? Seria um museu de
quê?).
P.S.: Nessa etapa da aula, é importante
o momento de relação com a língua inglesa, então o professor deve pedir que os
alunos elaborem legendas em inglês para:
-Dar nome ao museu
Dar nome a alguns
objetos desenhados/construídos do museu
Terceira Aula:
ü Apresentar
museu construído para pessoas (Como se sentiu mostrando? O que aprendeu com o
museu dos colegas? Viu algo de novo? Como se sentiu conhecendo outros museus
além do seu?) Essa parte é para conscientizar sobre o papel do museu na
sociedade;
Passeio:
ü Visita
ao museu da Energisa (ônibus da energisa);
Filme:
Toy story, Uma noite no museu.
Recursos didáticos
ü Data
show;
ü Folha
de papel impressa com as imagens;
ü Massa
de modelar;
ü Isopor;
ü Papelão;
ü Brinquedos
ü Letras
Coloridas.
ü Computer
Avaliação
ü Respostas
às perguntas sobre museu;
ü Reconhecimento dos objetos das imagens na tela
(o nome dos objetos serão falados ou escritos em inglês no quadro).
ü Resolução
do exercício proposto
Link do material usado:
0 comentários :
Postar um comentário