terça-feira, 14 de junho de 2016

Zika and the brain


Escola: E.E.E.F.M. Escritor José Lins do Rêgo
Turmas: 1º, 2º e 3º ano
Turno: Noite
Bolsistas: Mariane Maia e Thaís Alves
Dia da ministração: 12 de Abril de 2016

Tema:  Zika virus and its implications.
Objetivo geral: Ler e entender notícia sobre microcefalia e Zika vírus.
Objetivos específicos:
v     Inteirar-se e reconhecer alguns sintomas e formas de transmissão do vírus;
v     Identificar informações específicas sobre microcefalia;
v     Perceber relação entre Zika e microcefalia;
v     Familiarizar-se com questões estilo ENEM.

Conteúdos:
v     Notícia (Condições de produção);
v     Vocabulário relacionado a sintomas da microcefalia (Fever, rash, pain, conjunctivitis, etc);
v     Wh-questions (What, which, how, etc)
v     Sintagmas nominais relacionados ao campo semântico (DNA-based vírus etc).
Metodologia:
O professor começará a aula contextualizando sobre a questão do Zika vírus na cidade de João Pessoa, perguntando aos alunos se eles já tiveram ou se conhecem alguém que teve a doença. A partir das respostas dos alunos, o professor guiará uma discussão sobre os sintomas da doença, a forma de transmissão e prevenção. A discussão acontecerá oralmente.
Após esse primeiro momento, o professor partirá para o texto explicando o contexto de produção, por quem foi escrito e quando. Depois, iniciará a leitura do texto pelo título “Zika and the brain”, oportunizando e observando se os alunos irão associar o título com a microcefalia.
Para guiar a leitura do texto e dinamizar o processo, o professor levará as perguntas da atividade para serem colocadas no quadro, para que assim alunos possam encontrar as respostas das mesmas no próprio texto. As perguntas serão:
v     What is Zika virus?
v     How is it transmitted?
v     What are the symptoms?
v     In a pregnante woman, how can Zika virus be transmitted to the baby?
v     In which gestation period can Zika virus cause microcephaly? Why?
v     What happens to newborns with microcephaly?
v     What new information can we notice about Microcephaly in lines 5 and 6?
Após responder as perguntas, o professor pedirá para que os alunos preencham os quadrinhos da atividade com informações do texto. No final da discussão acerca do texto, serão trabalhadas três questões no estilo ENEM, que se encontram nos anexos desse plano de aula.

Anexos em: 

0 comentários :

Postar um comentário