Escola: E.E.E.F.M. Escritor José Lins do Rêgo
Turmas: 1º, 2º e 3º ano
Turno: Noite
Bolsistas: Mariane Maia e Thaís Alves
Dia da ministração: 12 de Abril de 2016
Tema: Zika virus and its implications.
Objetivo geral: Ler
e entender notícia sobre microcefalia e Zika vírus.
Objetivos específicos:
v Inteirar-se e
reconhecer alguns sintomas e formas de transmissão do vírus;
v Identificar informações específicas sobre
microcefalia;
v Perceber relação
entre Zika e microcefalia;
v Familiarizar-se
com questões estilo ENEM.
Conteúdos:
v Notícia
(Condições de produção);
v Vocabulário
relacionado a sintomas da microcefalia (Fever,
rash, pain, conjunctivitis, etc);
v Wh-questions
(What, which, how, etc)
v Sintagmas
nominais relacionados ao campo semântico (DNA-based
vírus etc).
Metodologia:
O
professor começará a aula contextualizando sobre a questão do Zika vírus na
cidade de João Pessoa, perguntando aos alunos se eles já tiveram ou se conhecem
alguém que teve a doença. A partir das respostas dos alunos, o professor guiará
uma discussão sobre os sintomas da doença, a forma de transmissão e prevenção.
A discussão acontecerá oralmente.
Após
esse primeiro momento, o professor partirá para o texto explicando o contexto
de produção, por quem foi escrito e quando. Depois, iniciará a leitura do texto
pelo título “Zika and the brain”, oportunizando e observando se os alunos irão
associar o título com a microcefalia.
Para
guiar a leitura do texto e dinamizar o processo, o professor levará as
perguntas da atividade para serem colocadas no quadro, para que assim alunos
possam encontrar as respostas das mesmas no próprio texto. As perguntas serão:
v What
is Zika virus?
v How
is it transmitted?
v What
are the symptoms?
v In
a pregnante woman, how can Zika virus be transmitted to the baby?
v In
which gestation period can Zika virus cause microcephaly? Why?
v What
happens to newborns with microcephaly?
v What
new information can we notice about Microcephaly in lines 5 and 6?
Após
responder as perguntas, o professor pedirá para que os alunos preencham os
quadrinhos da atividade com informações do texto. No final da discussão acerca
do texto, serão trabalhadas três questões no estilo ENEM, que se encontram nos
anexos desse plano de aula.
0 comentários :
Postar um comentário