-
Reconhecer função social da manchete e estrutura composicional;
-
Predizer o que manchetes de jornais do exterior reportam sobre o impeachment
de Dilma Rouseff;
-
Verificar se manchetes são tendenciosas;
-
Identificar elementos linguísticos (não) neutros nas manchetes;
-
Construir sentido a partir das escolhas lexicais (verbos, adjetivos);
-
Diferenciar o uso e sentido do –ing.;
-
Dois pontos ‘:’ : uso e função
[função: introduzir palavras,
expressões ou frases que servem para esclarecer ou
explicar uma passagem anterior].
|
-
Gênero textual manchetes de notícias jornalísticas: função social, estrutura
composicional e linguístico-discursivo;
-
Identificação de agentes das ações nas manchetes (quem faz?);
-
Ações
realizadas (seleção de verbos) – quem faz o quê?
-
Sintagmas nominais;
-
Função do ‘but’ e do ‘–ing’ (após preposição; com sentido de gerúndio).
|
Pré-leitura
-
Chamar a atenção para a função social de manchetes (captar a atenção do
leitor, sintetizar um acontecimento) e estrutura composicional (palavras de
impacto: verbos [let down, fight for...);
-
Convidar alunos para predizer o que manchetes de jornais dos EUA, Nova
Zelândia, Reino Unido, entre outros, devem estar colocando como manchete
sobre o impeachment;
-
Encorajar aluno a pensar, em geral, se manchetes ‘espelham’ ou ‘criam’ uma
situação. Se elas podem ser tendenciosas? Confrontá-los com exemplos;
Leitura
-
[Iniciar com manchetes mais
acessíveis];
- Ler manchete por manchete, que
estarão agrupadas por construção com: sintagma nominal com ‘s, sintagma
nominal sem ‘s ;
- Fazer com alunos quadro com
as seguintes informações (fazer em inglês). Aqui cada aluno vai segurar um
elemento das headlines e, na medida
em que as perguntas forem sendo feitas [Quem? Faz? O quê?], os alunos poderão
ir até o quadro e agrupá-los dentro do quadro de informações. As fotos dos
elementos estão em anexo.
Who? [Quem]
|
Does? [Faz]
|
What? [O quê]
|
Brazil’s congress
|
votes (in favour of)
|
impeaching President Dilma Rousseff
|
Brazil’s Lower
House of congress (Câmara)
|
Votes (for)
|
Impeachment of
Dilma Rousseff
|
A divided country
|
weighs
|
the future of Dilma Rousseff
|
Impeachment Process
|
Has
|
‘All the Features of a
Coup’
|
Dilma Rousseff
|
Fights for
|
Political Survival
|
Dilma Rousseff
|
has let down
|
(her country)
|
Pós-leitura
-
Imagem de Dilma criada na e pela língua inglesa nas manchetes: positiva ou
negativa?
-
Produção de headlines – Escrevendo
a headline como jornalistas: o que
escreveriam? Já antecipando a votação no senado no mesmo dia da aula.
|
RECURSOS
Folhas de papel ofício;
Lápis de quadro.
AVALIAÇÃO
Elaboração de Headlines;
Questões estilo ENEM sobre as manchetes lidas.
|
|
0 comentários :
Postar um comentário