sexta-feira, 10 de junho de 2016

Impeachment de Dilma Rouseff - Ensino Médio




Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________

PLANO DE AULA

TEMA: Impeachment de Dilma Rouseff

OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidade crítica de leitura e produção de manchete de notícia.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
&
Avaliação

- Reconhecer função social da manchete e estrutura composicional;

- Predizer o que manchetes de jornais do exterior reportam sobre o impeachment de Dilma Rouseff;

- Verificar se manchetes são tendenciosas;

- Identificar elementos linguísticos (não) neutros nas manchetes;

- Construir sentido a partir das escolhas lexicais (verbos, adjetivos);
- Diferenciar o uso e sentido do –ing.;

- Dois pontos ‘:’ : uso e função [função: introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior].


- Gênero textual manchetes de notícias jornalísticas: função social, estrutura composicional e linguístico-discursivo;

- Identificação de agentes das ações nas manchetes (quem faz?);

-
Ações realizadas (seleção de verbos) – quem faz o quê?

- Sintagmas nominais;

- Função do ‘but’ e do ‘–ing’ (após preposição; com sentido de gerúndio).
Pré-leitura

- Chamar a atenção para a função social de manchetes (captar a atenção do leitor, sintetizar um acontecimento) e estrutura composicional (palavras de impacto: verbos [let down, fight for...);

- Convidar alunos para predizer o que manchetes de jornais dos EUA, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros, devem estar colocando como manchete sobre o impeachment;

- Encorajar aluno a pensar, em geral, se manchetes ‘espelham’ ou ‘criam’ uma situação. Se elas podem ser tendenciosas? Confrontá-los com exemplos;

Leitura

- [Iniciar com manchetes mais acessíveis];

- Ler manchete por manchete, que estarão agrupadas por construção com: sintagma nominal com ‘s, sintagma nominal sem ‘s ;

- Fazer com alunos quadro com as seguintes informações (fazer em inglês). Aqui cada aluno vai segurar um elemento das headlines e, na medida em que as perguntas forem sendo feitas [Quem? Faz? O quê?], os alunos poderão ir até o quadro e agrupá-los dentro do quadro de informações. As fotos dos elementos estão em anexo.

Who? [Quem]
Does? [Faz]
What? [O quê]
Brazil’s congress
votes (in favour of)
impeaching President Dilma Rousseff
Brazil’s Lower House of congress (Câmara)
Votes (for)
Impeachment of Dilma Rousseff
A divided country
weighs
the future of Dilma Rousseff
Impeachment Process

Has
‘All the Features of a Coup’
Dilma Rousseff
Fights for
Political Survival
Dilma Rousseff
has let down
(her country)


Pós-leitura

- Imagem de Dilma criada na e pela língua inglesa nas manchetes: positiva ou negativa?

- Produção de headlines – Escrevendo a headline como jornalistas: o que escreveriam? Já antecipando a votação no senado no mesmo dia da aula.



RECURSOS

Folhas de papel ofício;

Lápis de quadro.

AVALIAÇÃO

Elaboração de Headlines;

Questões estilo ENEM sobre as manchetes lidas.






















0 comentários :

Postar um comentário