C.E.E.E.A.
Sesquicentenário
Bolsistas: Alyne,
Janaíne, Raianne
Turma: 9º ano
Turma: 9º ano
Duração: 2 aulas
Objetivo
geral: Pensar
soluções para situações de desrespeito à diversidade
Objetivos específicos
- Refletir sobre a diversidade
- Compreender diálogo na língua inglesa
- Conhecer a estrutura e função social do gênero
textual plot summary.
Conteúdos
- Plot summary: função social e estrutura
composicional.
- Feelings e
emotions
- has/have +
past participle
Procedimentos
Metodológicos
AULA
1
·
Começar a aula perguntando se os alunos
já ouviram falar em Glee? O que é? Se assistem? Onde passa? Etc.
·
Como os alunos podem não conhecer a
série, pode ser apresentado um trailer da série.
·
Mostrar o texto da página 35 (plot
summary sobre a série televisiva Glee) e chamar a atenção para a estrutura
composicional e perguntar para que este tipo de texto serve.
·
Demonstrada estrutura macro do texto, fazer
a leitura do texto (que estará projetado) focando nas informações principais e
sublinhando as partes principais à medida que formos lendo.
·
Feita a leitura, focar na parte do texto
“description” e focar na diversidade existente entre os alunos como mencionado
nessa parte do texto. Relacionar isso com a imagem do texto demonstrando a
diversidade entre os personagens.
·
Criar frases com as estruturas da pg. 30
sobre as informações do texto de glee e a questão da diversidade (has/have +
past participle).
AULA
2
·
Primeiro, retomaremos o assunto da aula
anterior.
·
Em seguida, os bolsistas farão uma
encenação de casos de desrespeito partindo de nossos próprios exemplos (altura,
gordura, cor da pele etc).
·
Partindo da encenação, focaremos nas
emoções e sentimentos das pessoas da situação encenada devido ao desrespeito.
Nessa parte, fotos dos bolsistas serão exibidas no slide em que demonstram o
sentimento (ex.: na cena a pessoa está triste, então tiraremos uma foto da
pessoa triste).
·
Feito isso, será discutido o que
acontece nas cenas, como a pessoa se sente e a razão disso, o que pode ser
feito diferente, o que você faria diferente, como etc.
·
Na sequência, em grupo, os alunos
pensarão em soluções para as situações apresentadas e encenarão suas soluções.
·
Flexibilização:
·
Surdez:
entregar o script traduzido antecipadamente para os intérpretes.
·
Síndrome de down:
dá opções. (Ex.: Fulano está triste ou feliz? Outro bolsista ou Carol poderia
ficar próximo dele para mediar). Será feito com toda a turma através das fotos.
Recursos didáticos
- Notebook
- Projetor
- Texto
Avaliação
- Compreensão oral.
- Encenação de uma
situação de respeito à diversidade.
Link dos materiais utilizados na aula:
0 comentários :
Postar um comentário