sábado, 18 de junho de 2016

TV e diversidade


C.E.E.E.A. Sesquicentenário
Bolsistas: Alyne, Janaíne, Raianne
Turma: 9º ano                       
Duração: 2 aulas
Tema: TV e diversidade

Objetivo geral: Pensar soluções para situações de desrespeito à diversidade 

Objetivos específicos 

- Refletir sobre a diversidade 
- Compreender diálogo na língua inglesa 
- Conhecer a estrutura e função social do gênero textual plot summary

Conteúdos
- Plot summary: função social e estrutura composicional.
 - Feelings e emotions
 - has/have + past participle 

Procedimentos Metodológicos

 AULA 1
·         Começar a aula perguntando se os alunos já ouviram falar em Glee? O que é? Se assistem? Onde passa? Etc.
·         Como os alunos podem não conhecer a série, pode ser apresentado um trailer da série.
·         Mostrar o texto da página 35 (plot summary sobre a série televisiva Glee) e chamar a atenção para a estrutura composicional e perguntar para que este tipo de texto serve.
·         Demonstrada estrutura macro do texto, fazer a leitura do texto (que estará projetado) focando nas informações principais e sublinhando as partes principais à medida que formos lendo. 
·         Feita a leitura, focar na parte do texto “description” e focar na diversidade existente entre os alunos como mencionado nessa parte do texto. Relacionar isso com a imagem do texto demonstrando a diversidade entre os personagens.
·         Criar frases com as estruturas da pg. 30 sobre as informações do texto de glee e a questão da diversidade (has/have + past participle). 

AULA 2

·         Primeiro, retomaremos o assunto da aula anterior.
·         Em seguida, os bolsistas farão uma encenação de casos de desrespeito partindo de nossos próprios exemplos (altura, gordura, cor da pele etc). 
·         Partindo da encenação, focaremos nas emoções e sentimentos das pessoas da situação encenada devido ao desrespeito. Nessa parte, fotos dos bolsistas serão exibidas no slide em que demonstram o sentimento (ex.: na cena a pessoa está triste, então tiraremos uma foto da pessoa triste).
·         Feito isso, será discutido o que acontece nas cenas, como a pessoa se sente e a razão disso, o que pode ser feito diferente, o que você faria diferente, como etc.
·         Na sequência, em grupo, os alunos pensarão em soluções para as situações apresentadas e encenarão suas soluções.  

·         Flexibilização:
·         Surdez: entregar o script traduzido antecipadamente para os intérpretes.
·         Síndrome de down: dá opções. (Ex.: Fulano está triste ou feliz? Outro bolsista ou Carol poderia ficar próximo dele para mediar). Será feito com toda a turma através das fotos.  

Recursos didáticos
- Notebook
- Projetor
- Texto 

Avaliação 
- Compreensão oral. 
- Encenação de uma situação de respeito à diversidade. 

Link dos materiais utilizados na aula: 

0 comentários :

Postar um comentário