PLANO
DE AULA
TEMA:
Professions
OBJETIVO
GERAL: Discutir acerca da hierarquia das profissões levando em consideração o
que os alunos deveriam levar em consideração ou não ao escolher uma profissão.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Atividade de warm up para os alunos dizerem as profissões que conhecem em
inglês; Respostas as perguntas do professor; Diferenciar elementos da rede
social Likedin de acordo com o que conhecem de outras redes sociais; Explicar o
que leram nos slips sobre o que eles ‘should do’ e ‘shouldn’t do’ ao escolher
uma profissão; Definir a purpose de ‘choosing
a career’ e estabelecer um significado para o sucesso da profissão.
CONTEÚDOS: Linguagem
(não) verbal; Modal should (not): ‘Should do’.
·
Procedimentos metodológicos: Iniciar a
aula perguntando se os alunos lembram das profissões que eles estudaram em
inglês. Enquanto eles vão dizendo, o professor pode ir escrevendo no quadro.
·
Mostrar a pergunta no slide (Which one of these professions are the most prestigious for you?)
das profissões que eles disseram e que estão no quadro.
·
Abrir o slide da PYRAMID
e explicar o que ela representa na sociedade. What a pyramid represents in
our society?
·
Explicar o que as cinco profissões estão fazendo ao
lado da pyramid, e pedir para que os
alunos ajudem a colocar o número de cada profissão nela, da menos prestigiada
para a mais prestigiada.
·
Depois disso, o
professor apresenta o slide do linkedin (uma rede social para profissionais).
Perguntar se eles conhecem aquela rede social, o que ela tem de diferente das
outras (What is the difference of this
social network to the other?) (What is this
social network? It is directed to whom?)
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Ir para o slide do profile do linkedin perguntar aos alunos se eles conseguem ver algo parecido
que essa rede social tem em vista das outras que eles usam. E explicar os
detalhes que vão estar circulados no slide, sempre pedindo para que os alunos
comentem o que eles estão vendo e comparar as diferenças.
·
Após isso, o
professor vai para o slide do texto (16 things you should know in choosing a
career). O professor explica que aquele lugar de onde ele tirou aquele texto
está no profile da conta de linkedin daquele usuário. Perguntar: Se
o texto está naquele profile, que tipo de texto os alunos acham que terá ali?
Na medida em que os alunos forem respondendo, o professor pode ir explicando
para quem aqueles textos são direcionados.
·
Na leitura do tópico
do texto, o professor pode chamar atenção para o YOU e dizer que esses alunos
são o público escolhido daquele texto. E que o texto trata sobre (16 things You SHOULD KNOW in choosing a
career) é porque eles estão vivendo esse momento de escolha de uma
profissão.
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O professor pode
fazer a pré-leitura do texto pedindo para que os alunos peguem uma folha de
papel e: de um lado escreva things you
should do e do outro things you
shouldn’t do in choosing a career. Essa parte da aula seria pra que eles
‘adivinhassem’ o que poderia aparecer no texto no momento em que eles começarem
a ler.
·
Após isso, o professor começa o game da leitura (de
acordo com o slide) os alunos podem escolher o número que vai dar em cada parte
do texto (assim a leitura pode ficar mais divertida). O professor pode fazer a
leitura com base na resposta dos alunos (sobre as expectativas deles antes de
ler o texto) Ex: Vocês concordam com que o texto diz? Você mudaria o que o
texto traz?
·
Após a leitura, o professor vai para o slide dos
conjuntos (pergunta se os alunos reconhecem aquilo de alguma outra disciplina e
perde para que eles expliquem o que um conjunto significa). Depois o professor
explica que para chegar a PURPOSE que
é choosing a career, eles terão que
reunir palavras em cada conjunto. Mas essas palavras (em inglês) tem que ser
relacionadas ao SHOULD DO in choosing a career. Ex (love, passion, wisdom, etc)
·
Para terminar, o professor pode pedir para que os
alunos digam o que é mais importante ao escolher uma profissão. Caso os alunos
falem em alguma hora a palavra SUCCESS,
o professor pode aproveitar para perguntar o que seria ter sucesso em uma
carreira.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Slide; Computador; Lápis de quadro; Quadro.
AVALIAÇÃO:
Resposta dos alunos.
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