quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Plano de aula - Consumerism


Escola Municipal ____________________________________________
Ano: ___________ Turno: _________________ Turma: _____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/Estagiário: __________________________________________

PLANO DE AULA
TEMA: Consumerism (consumo)


OBJETIVO GERAL: Conscientizar os alunos a ler criticamente anúncios em diferentes contextos sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO
1.      Reconhecer e produzir (usar) vocabulário acerca dos elementos de persuasão em anúncios;

2.      Identificar elementos de persuasão em anúncios na língua inglesa;

3.      Desenvolver pensamento crítico acerca da leitura de anúncios.
Gênero anúncios;
Vocabulário relacionado a elementos de persuasão em anúncios;
- Free;
- Save 14%;
- On sale;
- Buy now;
- Special buy;
- Last 3 days;
- Discount;
- Below $100;
- Low Prices Guarantee;
- Free Gifts;
- Mega Savings;
- Prizes;
- Hoy Buy;
- Pay Later;
- 25% Off;
- Cash.


O professor começa a aula apresentando aos alunos imagens relacionadas ao tema “Consumerism”. Estas imagens podem ser impressas ou vir apresentadas em slide.

O objetivo do seu uso é criar com os alunos um link para o tema que será trabalhado logo em seguida. Perguntas que podem ser levantadas: “What do these pictures represent?”, “Do you know what Consumerism is?”.

Após os alunos terem relacionado as imagens com o tema “Consumerism”, criar um link com outra palavra similar a palavra do tema e chamar atenção dos alunos para o seu significado. Por exemplo, “There’s another word that is similar to Consumerism, but its meaning is different. Which word is that?  [Consumption]. What is this?”.

Esclarecer suas diferenças (pode-se usar slides com suas respectivas definições) e, em seguida, mostrar duas figuras, sendo uma delas relacionada a “Consumerism” e a outra relacionada a “consumption”. Lançar aos alunos a pergunta “Which image represents Consumption and which one represents Consumerism? Why?”.

Depois disso, propor aos alunos um momento de interação. Distribuir entre eles folhas de papel ofício em branco com o objetivo de adquirir algumas informações. O que perguntar? Faça aos alunos a seguinte pergunta:” When was the last time you bought something? [ask them to do a list of things they bought recently]”. 

Quando todos os alunos estiverem com as listas prontas, o professor pode fazer perguntas como: “What made/motivated you to buy that?”, “How did you feel after buying?”. Refletir com os alunos sobre a diferença entre “want x need”.

Logo após, apresentar a imagem de um “advertisement”, explicar sobre sua função e apresentar algumas de suas características (title, images, body text, brand). Perguntar aos alunos em quais meios “advertisements” são encontrados (television, movies, newspapers, magazines, cars or buses, and so on). Para trabalhar o ad, fazer perguntas como:  What can you see in this ad? What do the boxes represent? Where is the brand? What is big or small? What does it mean? What is this related with? The size? What does the size has to do with FeDex? Near? Far? Early? Late? So what? What does it mean? Who are “we” in the text?.

Depois disso, peça aos alunos para darem exemplos (pode ser na língua materna) de elementos que chamam nossa atenção em anúncios. Apresente estes elementos na língua inglesa (for free, sale, 25% off, and so on).

Depois, dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 (dependendo do número de alunos em sala de aula) e entregar para cada grupo um advertisement diferente para que aos alunos possam observar e encontrar os elementos trabalhados anteriormente. Assim que os alunos terminarem, checar as repostas e propor um game. Para cada grupo será feita uma pergunta em português relacionada a um determinado elemento encontrado em anúncios. Em seguida, o grupo, o qual a pergunta foi direcionada, deve dar a resposta correta, caso contrário, a vez será passada para o outro grupo. Este game se chama “memory game”. As perguntas serão neste modelo: “Como se fala garantia de preços baixos em inglês? Como a palavra pechincha aparece na língua inglesa?”.

If Time: apresentar aos alunos um pequeno vídeo sobre a Black Friday.
Projetor, quadro, lápis de quadro, folha em branco, computador, caixinhas de som.







1.      Reconhecimento do vocabulário acerca  dos elementos de persuasão em anúncios;

2.      Participação durante a aula;

3.      Participação em grupo;







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