Escola
Municipal ____________________________________________
Ano:
___________ Turno: _________________ Turma: _____________
Professor
regente: __________________________________________
Bolsista/Estagiário:
__________________________________________
PLANO
DE AULA
TEMA: Consumerism
(consumo)
OBJETIVO GERAL: Conscientizar
os alunos a ler criticamente anúncios em diferentes contextos sociais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
1.
Reconhecer e produzir (usar) vocabulário acerca
dos elementos de persuasão em anúncios;
2.
Identificar elementos de persuasão em anúncios na
língua inglesa;
3.
Desenvolver pensamento crítico acerca da leitura
de anúncios.
|
Gênero anúncios;
Vocabulário relacionado a elementos de persuasão em
anúncios;
- Free;
- Save 14%;
- On sale;
- Buy now;
- Special buy;
- Last 3 days;
- Discount;
- Below $100;
- Low Prices
Guarantee;
- Free Gifts;
- Mega Savings;
- Prizes;
- Hoy Buy;
- Pay Later;
- 25% Off;
- Cash.
|
O
professor começa a aula apresentando aos alunos imagens relacionadas ao tema
“Consumerism”. Estas imagens podem
ser impressas ou vir apresentadas em slide.
O objetivo do seu uso é criar com
os alunos um link para o tema que será trabalhado logo em seguida. Perguntas
que podem ser levantadas: “What do
these pictures represent?”, “Do you
know what Consumerism is?”.
Após
os alunos terem relacionado as imagens com o tema “Consumerism”, criar um link com outra palavra similar a palavra
do tema e chamar atenção dos alunos para o seu significado. Por exemplo, “There’s
another word that is similar to Consumerism, but its meaning is different. Which word is that? [Consumption]. What is this?”.
Esclarecer
suas diferenças (pode-se usar slides com suas respectivas definições) e, em
seguida, mostrar duas figuras, sendo uma delas relacionada a “Consumerism” e a outra relacionada a “consumption”. Lançar aos alunos a pergunta “Which image represents Consumption and which one represents Consumerism?
Why?”.
Depois
disso, propor aos alunos um momento de interação. Distribuir entre eles
folhas de papel ofício em branco com o objetivo de adquirir algumas
informações. O que
perguntar? Faça aos alunos a seguinte pergunta:” When was the last time you
bought something? [ask them to do a list of things they bought recently]”.
Quando
todos os alunos estiverem com as listas prontas, o professor pode fazer
perguntas como: “What made/motivated
you to buy that?”, “How did you
feel after buying?”. Refletir com os alunos sobre a diferença entre “want x need”.
Logo após,
apresentar a imagem de um “advertisement”, explicar sobre sua função e
apresentar algumas de suas características (title, images, body text, brand). Perguntar aos alunos em quais
meios “advertisements” são
encontrados (television, movies,
newspapers, magazines, cars or buses, and so on). Para trabalhar o ad,
fazer perguntas como: What can you see in this ad? What do the
boxes represent? Where is the brand? What is big or small? What does it mean?
What is this related with? The size? What does the size has to do with FeDex?
Near? Far? Early? Late? So what? What does it mean? Who are “we” in the text?.
Depois disso,
peça aos alunos para darem exemplos (pode ser na língua materna) de elementos
que chamam nossa atenção em anúncios. Apresente estes elementos na língua
inglesa (for free, sale, 25% off, and
so on).
Depois,
dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 (dependendo do número de alunos em sala
de aula) e entregar para cada grupo um advertisement
diferente para que aos alunos possam observar e encontrar os elementos
trabalhados anteriormente. Assim que os alunos terminarem, checar as repostas
e propor um game. Para cada grupo será feita uma pergunta em português
relacionada a um determinado elemento encontrado em anúncios. Em seguida, o
grupo, o qual a pergunta foi direcionada, deve dar a resposta correta, caso
contrário, a vez será passada para o outro grupo. Este game se chama “memory
game”. As perguntas serão neste modelo: “Como se fala garantia de preços baixos em inglês? Como a palavra pechincha
aparece na língua inglesa?”.
If Time:
apresentar aos alunos um pequeno vídeo sobre a Black Friday.
|
Projetor,
quadro, lápis de quadro, folha em branco, computador, caixinhas de som.
|
1.
Reconhecimento do vocabulário acerca dos elementos de persuasão em anúncios;
2.
Participação durante a aula;
3.
Participação em grupo;
|
0 comentários :
Postar um comentário