Escola
Estadual ____________________________________________
Ano:
___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor
regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________
PLANO
DE AULA
TEMA: Sexismo (Sexism)
OBJETIVO GERAL: Refletir
sobre os frequentes casos de sexismo na sociedade e conscientizar-se sobre os
impactos que tal atitude provoca na vida das pessoas.
Objetivos específicos
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Conteúdos
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Procedimentos metodológicos
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Recursos didáticos
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Avaliação
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Refletir sobre atitudes sexistas recorrentes no
dia-a-dia das pessoas;
Identificar elementos de denúncia nos depoimentos
de experiências sexistas divulgados pelo projeto “The everyday Sexism Project”;
Reconhecimento e uso de expressões sobre o tema.
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Gênero depoimento;
Reconhecimento e uso de palavras e expressões
acerca do tema ((Find a rich husband, Sit with
your knees crossed together, Boys don’t cry, Women don’t know how to drive…)
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Iniciar a aula colocando no quadro o nome Gender (Gênero) e pedir aos alunos
para que eles tragam palavras relacionadas ao termo. Depois disso, formular
uma simples definição para Gender;
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Após essa primeira parte, explicar aos alunos que a
aula será construída a partir do termo Sexism,
que também é está inserido no amplo campo de discussão a respeito do Gênero. [“Have you heard about sexism before?”,
“What is it?”]. Propor uma
definição retirada de um
dicionário [“It is prejudice or
discrimination based on sex; especially, discrimination against women”];
·
Após explicar o termo sexism, pedir para que os alunos se levantem (de forma educada),
e leiam as frases em inglês quem estão nas paredes (5 minutos para os alunos
lerem). Time’s up!! Perguntar aos alunos o que eles acharam das frases [“Has anyone heard any of those phrases
before?”, “How did you feel?”,
“Do you think those phrases have to do
with sexism?”, “Why?”]. Depois o professor poderá trazer algumas
daquelas frases para o quadro e discutir com os alunos, mas o importante aqui
é dar autonomia para que os alunos possam ler as frases sozinhos ou com a
ajuda dos alunos, propondo um momento de primeiro impacto. Depois o professor
poderá ajudá-los com as dúvidas sobre vocabulário e/ou expressões na língua
inglesa. (As frases que deverão ser colocadas nas paredes da sala de aula
podem ser encontradas em Anexo I)
·
Depois disso, apresentar aos alunos uma página
criada a partir do projeto “The
Everyday Sexism Project” que tem como objetivo catalogar e divulgar
experiências de sexism no dia-a-dia
das pessoas. Trabalhar com os alunos dois depoimentos
e fazer com que os alunos reflitam a partir de prováveis experiências
que eles já tenham vivido ou escutado em algum lugar, a fim de desconstruir
determinadas atitudes.
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Aproveitar para abordar o contexto no qual os
exemplos são relatados e fazer uma relação com o Brasil. (O slide com os
links da página e seus respectivos depoimentos encontram-se em anexo II)
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“Add your story” – O professor deverá situar
os alunos no espaço onde deverá ser redigido os seus depoimentos. Eles
escreverem o que querem denunciar primeiro com Frase curta. Ex: a boy being beated at school. E aí Logo após, fazer uma escrita coletiva,
não depoimento pessoal. O indicarão o gap
onde eles vão denunciar o que viveram ou viram.
·
Caso o aluno não se sinta confortável em trazer sua
própria experiência, trazer alguma já vivida por algum conhecido ou que tenha
visto em algum lugar. Pedir para que os alunos fiquem em duplas e informá-los
da necessidade de trazer esses depoimentos para a língua inglesa (Pedir ajuda
ao professor ou colegas). (O Template se encontra em Anexo III).
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“Time to draw”
– (isso será um cartaz ou
desenho de protesto)
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Unir os passos.
1. First: Draw the image of you
(or create a character) on a sheet of paper;
2. Second: In English (if you
do not know, ask the teacher for a hand), write things people have said to
you or you have heard that represent women limitation;
ü
P.S.: If you are a boy, write things that represent women limitation
or write things people have said to you that represent men limitation.
3. Third: After drawing, make a
ball of your drawing and give it to the teacher so that s/he can burn those
limitations in a safe place.
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Para terminar a aula, mostrar aos alunos o vídeo “Like a Girl – Unstoppable” (Pensar no mundo que
historicamente cerceou as mulheres).
Antes de passar o
vídeo, pedir para que os alunos prestem atenção no que estão tendo
desconstruir no vídeo [What can we reflect on in the vídeo?]. Pedir para que
os alunos reflitam sobre “Do we limit
girls?”. Assim que passar o vídeo, chamar atenção dos alunos para a
pergunta feita às garotas [Have you
ever been told, because you're girl, that you should not do something?”].
Perguntar se os alunos se lembram de alguma das respostas dadas pelas garotas
no vídeo e, se necessário, voltar o vídeo exatamente nessa parte e confrontar
os alunos com as respostas [It's a
Constant; Don't do something too challenging; It's always the boys who rescue
the girls in the stories]. (O link do vídeo está na em Anexo IV)
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Por último, voltar na definição dada ao termo “Gender” e perguntar qual a visão dos
alunos depois dessa aula.
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Quadro, projetor, computador, lápis de quadro, papel, som.
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Participação durante a aula;
Respostas das atividades.
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Anexo I:
“Sit
with your knees crossed together.”
“Wait
for him to ask you out.”
“This
isn’t ladylike."
“You drink a
lot for a girl.”
“Oh, you drive like a woman.”
“Don’t you want kids?”
“Your biological clock is ticking.”
“Are you not taking your husband’s last name?”
“Does your husband mind that you make more money than
him?”
“Are you dating a young man?”
“Are you planning on working after the baby is born?”
Anexo
II:
Link
para o slide:
Anexo
III:
Anexo
IV:
Link
para o vídeo:
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