quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Plano de aula - Sexism


Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________

PLANO DE AULA
TEMA: Sexismo (Sexism)

OBJETIVO GERAL: Refletir sobre os frequentes casos de sexismo na sociedade e conscientizar-se sobre os impactos que tal atitude provoca na vida das pessoas.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação

Refletir sobre atitudes sexistas recorrentes no dia-a-dia das pessoas;


Identificar elementos de denúncia nos depoimentos de experiências sexistas divulgados pelo projeto “The everyday Sexism Project”;

Reconhecimento e uso de expressões sobre o tema.


Gênero depoimento;


Reconhecimento e uso de palavras e expressões acerca do tema ((Find a rich husband, Sit with your knees crossed together, Boys don’t cry, Women don’t know how to drive…)
·         Iniciar a aula colocando no quadro o nome Gender (Gênero) e pedir aos alunos para que eles tragam palavras relacionadas ao termo. Depois disso, formular uma simples definição para Gender;

·         Após essa primeira parte, explicar aos alunos que a aula será construída a partir do termo Sexism, que também é está inserido no amplo campo de discussão a respeito do Gênero. [“Have you heard about sexism before?”, “What is it?”]. Propor uma definição retirada de um dicionário [“It is prejudice or discrimination based on sex; especially, discrimination against women”];

·          Após explicar o termo sexism, pedir para que os alunos se levantem (de forma educada), e leiam as frases em inglês quem estão nas paredes (5 minutos para os alunos lerem). Time’s up!! Perguntar aos alunos o que eles acharam das frases [“Has anyone heard any of those phrases before?”, “How did you feel?”, “Do you think those phrases have to do with sexism?”, “Why?”]. Depois o professor poderá trazer algumas daquelas frases para o quadro e discutir com os alunos, mas o importante aqui é dar autonomia para que os alunos possam ler as frases sozinhos ou com a ajuda dos alunos, propondo um momento de primeiro impacto. Depois o professor poderá ajudá-los com as dúvidas sobre vocabulário e/ou expressões na língua inglesa. (As frases que deverão ser colocadas nas paredes da sala de aula podem ser encontradas em Anexo I)

·         Depois disso, apresentar aos alunos uma página criada a partir do projeto “The Everyday Sexism Project” que tem como objetivo catalogar e divulgar experiências de sexism no dia-a-dia das pessoas. Trabalhar com os alunos dois depoimentos e fazer com que os alunos reflitam a partir de prováveis experiências que eles já tenham vivido ou escutado em algum lugar, a fim de desconstruir determinadas atitudes.

·         Aproveitar para abordar o contexto no qual os exemplos são relatados e fazer uma relação com o Brasil. (O slide com os links da página e seus respectivos depoimentos encontram-se em anexo II)

·         Add your story” – O professor deverá situar os alunos no espaço onde deverá ser redigido os seus depoimentos. Eles escreverem o que querem denunciar primeiro com Frase curta. Ex: a boy being beated at school.  E aí Logo após, fazer uma escrita coletiva, não depoimento pessoal. O indicarão o gap onde eles vão denunciar o que viveram ou viram.
·         Caso o aluno não se sinta confortável em trazer sua própria experiência, trazer alguma já vivida por algum conhecido ou que tenha visto em algum lugar. Pedir para que os alunos fiquem em duplas e informá-los da necessidade de trazer esses depoimentos para a língua inglesa (Pedir ajuda ao professor ou colegas). (O Template se encontra em Anexo III).

·         Time to draw” – (isso será um cartaz ou desenho de protesto)

·         Unir os passos.
1.      First: Draw the image of you (or create a character) on a sheet of paper;
2.      Second: In English (if you do not know, ask the teacher for a hand), write things people have said to you or you have heard that represent women limitation;
ü  P.S.: If you are a boy, write things that represent women limitation or write things people have said to you that represent men limitation.
3.      Third: After drawing, make a ball of your drawing and give it to the teacher so that s/he can burn those limitations in a safe place.

·         Para terminar a aula, mostrar aos alunos o vídeo “Like a Girl – Unstoppable(Pensar no mundo que historicamente cerceou as mulheres). Antes de passar o vídeo, pedir para que os alunos prestem atenção no que estão tendo desconstruir no vídeo [What can we reflect on in the vídeo?]. Pedir para que os alunos reflitam sobre “Do we limit girls?”. Assim que passar o vídeo, chamar atenção dos alunos para a pergunta feita às garotas [Have you ever been told, because you're girl, that you should not do something?”]. Perguntar se os alunos se lembram de alguma das respostas dadas pelas garotas no vídeo e, se necessário, voltar o vídeo exatamente nessa parte e confrontar os alunos com as respostas [It's a Constant; Don't do something too challenging; It's always the boys who rescue the girls in the stories]. (O link do vídeo está na em Anexo IV)

·         Por último, voltar na definição dada ao termo “Gender” e perguntar qual a visão dos alunos depois dessa aula.





Quadro, projetor, computador, lápis de quadro, papel, som.

Participação durante a aula;

Respostas das atividades.




Anexo I:

“Sit with your knees crossed together.”
“Wait for him to ask you out.”
“This isn’t ladylike."
 “You drink a lot for a girl.”
“Oh, you drive like a woman.”
“Don’t you want kids?”
“Your biological clock is ticking.”
“Are you not taking your husband’s last name?”
“Does your husband mind that you make more money than him?”
“Are you dating a young man?”
“Are you planning on working after the baby is born?”

Anexo II:

Link para o slide:

Anexo III:



Anexo IV:

Link para o vídeo:


0 comentários :

Postar um comentário