A importância da água
Bolsistas: João Francisco da Silva
Neto; Maria do Socorro Rocha
Duração: 90 minutos (3 a 4 aulas)
Público-alvo: Alunos do ensino médio
Objetivo geral:Refletir sobre a manutenção
de recursos hídricos através dos
trabalhos com os seguintes gêneros textuais: notícia e charge.
Objetivo específico:identificar funções do gênero textual, reconhecer palavras-chave relacionadas ao tema, ampliar vocabulário em
língua estrangeira relacionado ao tema, e desenvolver uma visão crítica sobre
uso de uso de recursos hídricos.
Conteúdos:notícia, charge, vocabulário em inglês relacionado a água e saneamento
básico
Material:lousa e pincel atômico
Procedimento:
-
Pré-leitura
O professor inicia a aula perguntando de forma generalizada como está indo
o fornecimento de água nas comunidades a que os alunos pertencem:
"Vocês tem tido problema com falta de água?"
" Quais as atitudes que vocês tomam quando isto acontece?"
"Vocês acham que acontece com mais frequência em que época do ano?"
"Quem vocês acham que é o principal responsável por isso?"
Leitura:
O
professor distribui para os alunos o seguinte texto, pede que eles dêem uma
olhada rápida e digam sobre o que eles acham que trata o texto, as ideias
centrais de cada parágrafo e do título, sublinhando as palavras que eles não
entenderem. Após 5 minutos O professor pede que trabalhem em duplas ou trios
para um sirva de suporte ao outro. Depois da leitura as questões devem ser
abordadas oralmente pelo professor aos alunos.
Texto 1
Brazil drought pours cold water on Carnival
By Joe
Leahy and Aline Rocha in São Paulo
For many Brazilians it might seem like sacrilege. But a historic drought in the country’s southeastern agricultural heartland is forcing some small towns to make that toughest of decisions — to cancel their 2015 carnival celebrations.
In Orlândia, a city of about 40,000
people in the soya belt nearly 400 kilometres from São Paulo, the municipality is redirecting R$300,000 it would have
spent on carnival celebrations to the construction of a new water storage
facility.
The annual nationwide festival,
which is best known abroad for the colourful parades and floats in Rio de
Janeiro, kicked off on Friday and ends on Wednesday afternoon.
“To withhold the investment in
carnival was a difficult decision, but due to the water crisis the construction
of a water reserve is the best path for all,” said Orlândia mayor Flávia Mendes
Gomes.
The water shortage facing Orlândia,
which is switching off supply for 13
hours a day, is part of a record dry patch that is threatening to force large swaths of two of Brazil’s economic powerhouse states, São Paulo and Minas Gerais,
to undertake rationing.
In
the city of São Paulo, South America’s biggest metropolis, one of the most
important reservoirs is operating at
less than 7 per cent capacity with this year’s rainy season already more than
half finished.
...
http://www.ft.com/cms/s/0/940eb090-b3be-11e4-a6c1-00144feab7de.html#slide0
a) Onde costumamos encontrar textos como este?
b) Quem é provável leitor de textos como este?
c) Que tipo de informação o texto deve conter?
d) Leia o texto e encontre:
e) Procure por quatro palavras no texto que você não entende mas você acha que são palavras chave?f) qual
a função comunicativa do texto?
Questões sobre o conteúdo do texto:
1. Qual
o tema do texto?
2. Marque os Estados que estão mais atingidos pela
falta d’água, de acordo com o texto.
3. Como podemos prevenir a crise da água? Marque X
nas respostas corretas.
a) Economizar água evitando o
desperdício;
b) Tratamento dos poluentes líquidos
industriais para que possam ser reutilizados;
c) Proteção dos mananciais das regiões de
nascentes dos rios;
d) Deixando a torneira aberta sem
observar o desperdício de água;
e) Lavar a calçada todos os dias.
4.Em sua opinião à escassez da água é um problema
simples que pode ser resolvido ?
Estendendo
este texto para uma segunda aula o professor poderia questionar os alunos sobre
a forma como expressamos a transição entre? situações e que recursos
linguísticos são necessários para estabelecer estas conexões.
O professor
pode trazer o texto dividido em parágrafos e com os verbos do texto que estão
em negrito recortados à parte na forma como aparecem no texto e na forma do
Simple present para que os alunos os encaixem nos parágrafos e a partir daí
reflitam no que a forma de apresentação dos verbos remete, se uma situação de
rotina, fato, verdade universal ou algo que está acontecendo na atualidade.
Obs:
Linguístico-discursivo a ser exploradas - Present continuous
Texto 2
https://www.wsp.org/content/2014-cartoon-calendar
Para complementar a
aula se houver tempo o professor pode mostrar esta charge e perguntar aos alunos
qual a relação entre ela e o texto anterior e por que.
Obs:
Linguístico discursivo a ser explorado - Simple present para expressar verdade
absoluta.
Atividade
O professor começa a
aula citando algumas expressões como se estivesse tentando expressar alguma
opinião pessoal sobre algo. Essas expressões representam concepções comuns à
maioria das pessoas, então o professor pergunta aos alunos o que eles acham
dessas expressões e se conhecem algumas no mesmo estilo.
Uma pergunta de
compreensão geral da charge:
- Analise a charge
acima (texto escrito e imagem) e identifique qual parece ser a preocupação do
garoto e como os adultos se sentem em relação a esse comportamento.
1) Ele
explica que este tipo frase busca expressar uma verdade, então lhes apresenta a
seguinte charge e escreve as seguintes perguntas: Na frase Every drop counts,
a palavra grifada é um
( )adjetivo (
)verbo ( ) substantivo
2) A palavra counts se refere ao ( )
passado ( ) presente (
)futuro
3) Como você percebeu isso na charge ?
4) O menino
utiliza a expressão “Every drop counts” para se referir a:
( ) algo que
aconteceu ontem
( ) algo que
está acontecendo no momento
( ) uma
verdade absoluta.
5) qual a função comunicativa da charge?
6) Onde costumamos encontrar textos como este?
7) Quem é provável leitor de textos como este?
8)A ONG wrp lança anualmente um calendário que tem como tema a escassez
de recursos naturais. O cartoon acima, retirado desse calendário, busca:
a) Ensinar técnicas para economizar água.
b) Ressaltar a necessidade de contabilizar o consumo da água.
c) Conscientizar sobre a necessidade de economizar cada gota d’água.
d) Alertar sobre o custo da água para a população.
e) Destacar o papel das crianças no desperdício da água.
Pós-leitura:
O professor retoma as
perguntas do início da aula pedindo aos alunos que reflitam e expressem sua
opinião sobre a crise da água no sudeste do Brasil e o quanto estamos próximos
ou distantes desta realidade em nossa região.
Em seguida o professor inicia um jogo de associação, ele escreve no
quadro um conjunto de palavras à direita e outro conjunto a esquerda conforme
esquema abaixo:
leaky faucet
timed faucet
hosing
watering can
manual toilet
automatic toilet
sewage sewage
treatment
water shortage
desalination
long bath
quick shower
Algumas das palavras acima são fatores que comprometem o fornecimento de
água e outras abrangem possíveis soluções. O professor deve estimular a prática
de inferência por parte dos alunos para que os mesmos identifiquem o que seria
problema e o que seria solução.
Avaliação:
Os alunos serão capazes de expressar sua opinião
sobre a crise de recursos hídricos e fazer uso de vocabulário específico em
língua inglesa
0 comentários :
Postar um comentário