quarta-feira, 24 de junho de 2015

A importância da água


 A importância da água                         
Bolsistas: João Francisco da Silva Neto; Maria do Socorro Rocha
Duração: 90 minutos (3 a 4 aulas)
Público-alvo: Alunos do ensino médio
Objetivo geral:Refletir sobre a manutenção de recursos hídricos  através dos trabalhos com os seguintes gêneros textuais: notícia e charge.
Objetivo específico:identificar funções do gênero textual, reconhecer palavras-chave  relacionadas ao tema, ampliar vocabulário em língua estrangeira relacionado ao tema, e desenvolver uma visão crítica sobre uso de uso de recursos hídricos.
Conteúdos:notícia, charge, vocabulário em inglês relacionado a água e saneamento básico
Material:lousa e pincel atômico
Procedimento:
- Pré-leitura
O professor inicia a aula perguntando de forma generalizada como está indo o fornecimento de água nas comunidades a que os alunos pertencem:
"Vocês tem tido problema com falta de água?"
" Quais as atitudes que vocês tomam quando isto acontece?"
"Vocês acham que acontece com mais frequência em que época do ano?"
"Quem vocês acham que é o principal responsável por isso?"

Leitura:
O professor distribui para os alunos o seguinte texto, pede que eles dêem uma olhada rápida e digam sobre o que eles acham que trata o texto, as ideias centrais de cada parágrafo e do título, sublinhando as palavras que eles não entenderem. Após 5 minutos O professor pede que trabalhem em duplas ou trios para um sirva de suporte ao outro. Depois da leitura as questões devem ser abordadas oralmente pelo professor aos alunos.
Texto 1
Brazil drought pours cold water on Carnival
By Joe Leahy and Aline Rocha in São Paulo

            For many Brazilians it might seem like sacrilege. But a historic drought in the country’s southeastern 
agricultural heartland is forcing some small towns to make that toughest of decisions — to cancel their 2015 carnival celebrations.
            In Orlândia, a city of about 40,000 people in the soya belt nearly 400 kilometres from São Paulo, the municipality is redirecting R$300,000 it would have spent on carnival celebrations to the construction of a new water storage facility.
            The annual nationwide festival, which is best known abroad for the colourful parades and floats in Rio de Janeiro, kicked off on Friday and ends on Wednesday afternoon.
            “To withhold the investment in carnival was a difficult decision, but due to the water crisis the construction of a water reserve is the best path for all,” said Orlândia mayor Flávia Mendes Gomes.
            The water shortage facing Orlândia, which is switching off supply for 13 hours a day, is part of a record dry patch that is threatening to force large swaths of two of Brazil’s economic powerhouse states, São Paulo and Minas Gerais, to undertake rationing.
In the city of São Paulo, South America’s biggest metropolis, one of the most important reservoirs is operating at less than 7 per cent capacity with this year’s rainy season already more than half finished.
...

 http://www.ft.com/cms/s/0/940eb090-b3be-11e4-a6c1-00144feab7de.html#slide0

a) Onde costumamos encontrar textos como este?
b) Quem é provável leitor de textos como este?
c) Que tipo de informação o texto deve conter?
d) Leia o texto e encontre:
e) Procure por quatro palavras no texto que você não entende  mas você acha que são palavras chave?f) qual a função comunicativa do texto?
Questões sobre o conteúdo do texto:
1. Qual o tema do texto?
2. Marque os Estados que estão mais atingidos pela falta d’água, de acordo com  o texto.
3. Como podemos prevenir a crise da água? Marque X nas respostas corretas.
a)      Economizar água evitando o desperdício;
b)      Tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
c)       Proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios;
d)      Deixando a torneira aberta sem observar o desperdício de água;
e)       Lavar a calçada todos os dias.
4.Em sua opinião à escassez da água é um problema simples que pode ser resolvido ?
Estendendo este texto para uma segunda aula o professor poderia questionar os alunos sobre a forma como expressamos a transição entre? situações e que recursos linguísticos são necessários para estabelecer estas conexões.
O professor pode trazer o texto dividido em parágrafos e com os verbos do texto que estão em negrito recortados à parte na forma como aparecem no texto e na forma do Simple present para que os alunos os encaixem nos parágrafos e a partir daí reflitam no que a forma de apresentação dos verbos remete, se uma situação de rotina, fato, verdade universal ou algo que está acontecendo na atualidade.
Obs: Linguístico-discursivo a ser exploradas - Present continuous



Texto 2
    https://www.wsp.org/content/2014-cartoon-calendar
Para complementar a aula se houver tempo o professor pode mostrar esta charge e perguntar aos alunos qual a relação entre ela e o texto anterior e por que.
Obs: Linguístico discursivo a ser explorado - Simple present para expressar verdade absoluta.
Atividade
O professor começa a aula citando algumas expressões como se estivesse tentando expressar alguma opinião pessoal sobre algo. Essas expressões representam concepções comuns à maioria das pessoas, então o professor pergunta aos alunos o que eles acham dessas expressões e se conhecem algumas no mesmo estilo.
Uma pergunta de compreensão geral da charge:
- Analise a charge acima (texto escrito e imagem) e identifique qual parece ser a preocupação do garoto e como os adultos se sentem em relação a esse comportamento.
1)      Ele explica que este tipo frase busca expressar uma verdade, então lhes apresenta a seguinte charge e escreve as seguintes perguntas: Na frase Every drop counts, a palavra grifada é um
(    )adjetivo            (    )verbo         (     ) substantivo
2) A palavra counts se refere ao  (   ) passado   (    ) presente      (    )futuro 
3) Como você percebeu isso na charge ?
 4) O menino utiliza a expressão “Every drop counts” para se referir a:
(   ) algo que aconteceu ontem
(   ) algo que está acontecendo no momento
(   ) uma verdade absoluta.
5) qual a função comunicativa da charge?

6) Onde costumamos encontrar textos como este?

7) Quem é provável leitor de textos como este?

8)A ONG wrp lança anualmente um calendário que tem como tema a escassez de recursos naturais. O cartoon acima, retirado desse calendário, busca:
a) Ensinar técnicas para economizar água.
b) Ressaltar a necessidade de contabilizar o consumo da água.
c) Conscientizar sobre a necessidade de economizar cada gota d’água.
d) Alertar sobre o custo da água para a população.
e) Destacar o papel das crianças no desperdício da água.


Pós-leitura:
O professor retoma as perguntas do início da aula pedindo aos alunos que reflitam e expressem sua opinião sobre a crise da água no sudeste do Brasil e o quanto estamos próximos ou distantes desta realidade em nossa região.
Em seguida o professor inicia um jogo de associação, ele escreve no quadro um conjunto de palavras à direita e outro conjunto a esquerda conforme esquema abaixo:
leaky faucet                                                                                  timed faucet
hosing                                                                                          watering can
manual toilet                                                                           automatic toilet
sewage                                                                                 sewage treatment
water shortage                                                                              desalination
long bath                                                                                    quick shower   
Algumas das palavras acima são fatores que comprometem o fornecimento de água e outras abrangem possíveis soluções. O professor deve estimular a prática de inferência por parte dos alunos para que os mesmos identifiquem o que seria problema e o que seria solução.

Avaliação:
Os alunos serão capazes de expressar sua opinião sobre a crise de recursos hídricos e fazer uso de vocabulário específico em língua inglesa










0 comentários :

Postar um comentário