Como economizar água no cotidiano
Bolsistas: Ana Beatriz de Albuquerque e Moacir Rodrigues
Turma: 1º ano
Duração: 30 minutos (1 aula)
Objetivo geral:
Sensibilizar os alunos quanto à realidade de pessoas que vivem sem água.
Objetivos específicos: Identificar as práticas de
uso/desperdício/economia dos alunos em relação à água; conscientizar-se quanto à importância de economia
da água; instruir práticas de economia de água; dar conselhos e sugestões utilizando o imperativo.
Conteúdos: Gênero
textual: dicas; vocabulário
relacionado à água: waste; reuse; recicle; use; save; tip; fresh; conserve;
tap; sink; etc.; modo imperativo
“Stop”,“start” e “keep”: uso e função;
–ing na posição de
sujeito (referindo-se aos verbos “stop”,“start” e “keep”).
Procedimentos metodológicos:
Pré
leitura:
1. Introduzir
o tema a ser trabalhado na sequência didática (água: uso, desperdício e
economia).
2.
Ativar o conhecimento prévio dos
alunos quanto ao assunto (projetos, campanhas e dicas de economia de água que
conhecem) e fazer um brainstorm com o tema: What
do you know about waterwaste?
Leitura:
3. Dividir
a turma em duplas e distribuir fragmentos do texto “Saving water at home”
(Anexo 1) sobre o qual eles discutirão por 2 minutos e escolherão uma ou duas
palavras do texto. Em seguida cada dupla explicará o seu fragmento para a turma,
assim como o vocabulário escolhido. Durante a discussão em dupla os alunos
terão ajuda do professor para tirar dúvidas.
Pós leitura:
4. Colocar imagens do texto e montar uma tabela no quadro com as maneiras adequadas e inadequadas de utilizar a água. A tabela terá colunas indicando: Start doing; stop doing e keep doing, ilustradas por imagens. Cada aluno terá uma tabela (Anexo 2) própria para preencher individualmente, enquanto a tabela do quadro será preenchida com o número de alunos que irá parar, continuar e começar a fazer cada ação. Durante essa atividade o professor irá explicar, através dos exemplos, o modo imperativo.
Pós leitura:
4. Colocar imagens do texto e montar uma tabela no quadro com as maneiras adequadas e inadequadas de utilizar a água. A tabela terá colunas indicando: Start doing; stop doing e keep doing, ilustradas por imagens. Cada aluno terá uma tabela (Anexo 2) própria para preencher individualmente, enquanto a tabela do quadro será preenchida com o número de alunos que irá parar, continuar e começar a fazer cada ação. Durante essa atividade o professor irá explicar, através dos exemplos, o modo imperativo.
5. Em
seguida os alunos deverão responder, em dupla, o exercício (Anexo 3) proposto
que será entregue junto à tabela.
Anexos:
Anexo 1:
Saving water at home
The most obvious place to
start saving water is at home. Here are simple tips to conserve fresh water by
only changing your habits a little.
1.
Turn off the tap while
brushing teeth, soaping hands or shaving.
2. Take short showers instead of baths.
3. Water plants with the same water used for washing fruits and vegetables.
2. Take short showers instead of baths.
3. Water plants with the same water used for washing fruits and vegetables.
4. Use a watering can and not a hose.
5. Fix dripping taps.
6. Teach kids that water is not for games.
7. Control the flow from the tap, do not always turn it to the maximum.
8.
Wash cars with a bucket of
water and not a hose. This can save 60L (liters) of water.
9.
Don’t
flush unnecessarily.
Anexo
2:
Stop doing
|
Start doing
|
Keep doing
|
|
1.Turn off the tap while
brushing teeth, soaping hands or shaving.
|
|||
2.Take short showers
instead of baths.
|
|||
3.Water plants with the
same water used for washing fruits and vegetables.
|
|||
4.Use a watering can and
not a hose.
|
|||
5.Fix dripping taps.
|
|||
6.Teach kids that water
is not for games.
|
|||
7.Control the flow from
the tap, do not always turn it to the maximum.
|
|||
8.Wash cars with a bucket
of water and not a hose. This can save 60L (liters) of water.
|
|||
9.Don’t flush
unnecesserily
|
Anexo
3:
Exercise:
1.
Imagine
you are giving advice to a friend about saving water. Give him some tips using
the imperative if possible:
a)
_____________________________________________________________________
b)
_____________________________________________________________________
c)
_____________________________________________________________________
0 comentários :
Postar um comentário