quarta-feira, 24 de junho de 2015

Como economizar água no cotidiano


Como economizar água no cotidiano
Bolsistas: Ana Beatriz de Albuquerque e Moacir Rodrigues

Turma: 1º ano
Duração: 30 minutos (1 aula)
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos quanto à realidade de pessoas que vivem sem água.
Objetivos específicos: Identificar as práticas de uso/desperdício/economia dos alunos em relação à água; conscientizar-se quanto à importância de economia da água; instruir práticas de economia de água; dar conselhos e sugestões utilizando o imperativo.
Conteúdos: Gênero textual: dicas; vocabulário relacionado à água: waste; reuse; recicle; use; save; tip; fresh; conserve; tap; sink; etc.; modo imperativo “Stop”,“start” e “keep”: uso e função;
–ing na posição de sujeito (referindo-se aos verbos “stop”,“start” e “keep”).
Recursos didáticos: Giz/lápis de quadro; anexos1 à 3;
Procedimentos metodológicos: 
Pré leitura:
1.      Introduzir o tema a ser trabalhado na sequência didática (água: uso, desperdício e economia).
2.      Ativar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao assunto (projetos, campanhas e dicas de economia de água que conhecem) e fazer um brainstorm com o tema: What do you know about waterwaste?
Leitura:
3.      Dividir a turma em duplas e distribuir fragmentos do texto “Saving water at home” (Anexo 1) sobre o qual eles discutirão por 2 minutos e escolherão uma ou duas palavras do texto. Em seguida cada dupla explicará o seu fragmento para a turma, assim como o vocabulário escolhido. Durante a discussão em dupla os alunos terão ajuda do professor para tirar dúvidas.
Pós leitura:
4.      Colocar imagens do texto e montar uma tabela no quadro com as maneiras adequadas e inadequadas de utilizar a água. A tabela terá colunas indicando: Start doing; stop doing e keep doing, ilustradas por imagens. Cada aluno terá uma tabela (Anexo 2)  própria para preencher individualmente, enquanto a tabela do quadro será preenchida com o número de alunos que irá parar, continuar e começar a fazer cada ação. Durante essa atividade o professor irá explicar, através dos exemplos, o modo imperativo.
5.      Em seguida os alunos deverão responder, em dupla, o exercício (Anexo 3) proposto que será entregue junto à tabela.

Anexos:
Anexo 1:

Saving water at home
The most obvious place to start saving water is at home. Here are simple tips to conserve fresh water by only changing your habits a little.
1.       Turn off the tap while brushing teeth, soaping hands or shaving.

2. Take short showers instead of baths.

3. Water plants with the same water used for washing fruits and vegetables.

4.      Use a watering can and not a hose.

5. Fix dripping taps.

6. Teach kids that water is not for games.













7.       Control the flow from the tap, do not always turn it to the maximum.

8.       Wash cars with a bucket of water and not a hose. This can save 60L (liters) of water.
9.       Don’t flush unnecessarily.


Anexo 2:

Stop doing

Start doing
Keep doing

1.Turn off the tap while brushing teeth, soaping hands or shaving.



2.Take short showers instead of baths.



3.Water plants with the same water used for washing fruits and vegetables.



4.Use a watering can and not a hose.



5.Fix dripping taps.



6.Teach kids that water is not for games.



7.Control the flow from the tap, do not always turn it to the maximum.



8.Wash cars with a bucket of water and not a hose. This can save 60L (liters) of water.



9.Don’t flush unnecesserily




Anexo 3:
Exercise:
1.       Imagine you are giving advice to a friend about saving water. Give him some tips using the imperative if possible:
a)      _____________________________________________________________________
b)      _____________________________________________________________________
c)      _____________________________________________________________________

Postagens Relacionadas:

  • Be Healthy class plan Escola Municipal ____________________________________________ Ano: ___7º________ Turno:________________ Turma:________ Professore regente: Ademar Dias. PLANO DE AULA TEMA: Be healthy OBJETIVO GERAL: Adquirir voca… Leia Mais
  • Plano de Aula Superheroes' Occupations Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Plano de Aula E.E.E.M Escritor José Lins do Rêgo Turmas: 1º A, B, C, D Tema: Super Heroes’ Occupations Tempo: 45 minutos Objetivo Geral Aprender sobre as ocupações p… Leia Mais
  • Preparatório ENEMPIBID LETRAS-INGLÊS - PLANO DE AULA PREPARATÓRIO ENEM I. Identificação: Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e Mariane Maia 1. Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity Data: 24/08/2015 Série: 3º ano Duração: 45 m… Leia Mais
  • Diagnóstico Avaliativo Final Para alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública atendida.  Subprojeto Pibid – Letras-Inglês – UFPB Let's talk... Este é um questionário sobre o PIBID em sua escola neste ano de 2015. Responda com … Leia Mais
  • Fruit salad class plan    Escola Municipal ____________________________________________ Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________ Professor regente: __________________________________________ Bolsista/es… Leia Mais

0 comentários :

Postar um comentário