Discovering lyric songs
Autor:
João francisco da Silva Neto (Bolsista - PIBID Letras - Inglês)
Público-alvo:
Alunos do 3º ano do ensino médio
Objetivo:
Compreensão de texto, discutir
arrependimentos e como nos expressamos em inglês através do condicional
possível: (I should have done...) através da músicaWhen I was your man do cantor Bruno Mars
Duração:
30 minutos
Organização:
trabalho individual ou em grupos
Material
:
video de animação com a música de trabalho da aula disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=acMdWaTS-0w, exercícios impressos
Preparação:
fazer cópias do exercício a ser distribuído para a turma
Procedimento:
Pergunta-se aos alunos se eles conhecem ou
já ouviram falar de um cantor chamado Bruno Mars e que tipo de música ele
costuma cantar ou ficou conhecido. Caso os alunos o identifiquem como cantor
romântico, há aí um gancho para iniciar
uma discussão sobre relacionamentos e porque eles não dão certo. Neste momento
compete ao professor listar na lousa as justificativas fornecidas pelos alunos.
Caso seja possível o
professor convida os alunos a assistir o vídeo curto que ilustra a canção de
trabalho deste plano e apresenta uma lista de afirmações a respeito da música que após ouvida os alunos identificariam como verdadeiro ou
falso em relação ao que é lamentado. Posteriormente
discutir se as justificativas apontadas na canção coincidem com as sugeridas pela turma. Após essa
verificação o professor escreve no
quadro a frase "I should have bought you flowers." e questiona os
alunos sobre o que o autor expressa:
alegria, medo, arrependimento, se fala de algo que pretende fazer, está fazendo
ou deveria ter feito e não fez. O professor busca resgatar o conhecimento
prévio do aluno questionando a possível forma de expressar essa mensagem em
língua portuguesa e através desta frase e de outra semelhante que haja no texto
montar a estrutura da frase com os alunos. Então se retorna as motivações
listadas na lousa e convida os alunos a encaixarem as motivações listadas na
estrutura utilizada pela canção para as justificativas. Caso não seja possível fazer
uso de recurso de vídeo, o professor
pode levar o áudio e a letra impressa da canção para conduzir as discussões.
Referência:
http://www.songfacts.com/
https://www.youtube.com/watch?v=acMdWaTS-0w
0 comentários :
Postar um comentário