quarta-feira, 24 de junho de 2015

Discovering lyric songs


Discovering  lyric songs
Autor: João francisco da Silva Neto (Bolsista - PIBID Letras - Inglês)
Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio
Objetivo: Compreensão  de texto, discutir arrependimentos e como nos expressamos em inglês através do condicional possível: (I should have done...) através da músicaWhen I was your man   do cantor Bruno Mars
Duração: 30 minutos
Organização: trabalho individual ou em grupos
Material : video de animação com a música de trabalho da aula disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=acMdWaTS-0w, exercícios impressos
Preparação: fazer cópias do exercício a ser distribuído para a turma
Procedimento:
Pergunta-se  aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar de um cantor chamado Bruno Mars e que tipo de música ele costuma cantar ou ficou conhecido. Caso os alunos o identifiquem como cantor romântico,  há aí um gancho para iniciar uma discussão sobre relacionamentos e porque eles não dão certo. Neste momento compete ao professor listar na lousa as justificativas fornecidas pelos alunos.
Caso seja possível o professor convida os alunos a assistir o vídeo curto que ilustra a canção de trabalho deste plano e apresenta uma lista de afirmações  a respeito da música que após ouvida  os alunos identificariam como verdadeiro ou falso  em relação ao que é lamentado. Posteriormente discutir se as justificativas apontadas na canção coincidem  com as sugeridas pela turma. Após essa verificação  o professor escreve no quadro a frase "I should have bought you flowers." e questiona os alunos sobre  o que o autor expressa: alegria, medo, arrependimento, se fala de algo que pretende fazer, está fazendo ou deveria ter feito e não fez. O professor busca resgatar o conhecimento prévio do aluno questionando a possível forma de expressar essa mensagem em língua portuguesa e através desta frase e de outra semelhante que haja no texto montar a estrutura da frase com os alunos. Então se retorna as motivações listadas na lousa e convida os alunos a encaixarem as motivações listadas na estrutura utilizada pela canção para as justificativas. Caso não seja possível fazer uso de recurso  de vídeo, o professor pode levar o áudio e a letra impressa da canção para conduzir as discussões.
Referência:
http://www.songfacts.com/
 https://www.youtube.com/watch?v=acMdWaTS-0w




 





0 comentários :

Postar um comentário