PLANO
DE AULA
OBJETIVO GERAL: Discutir a opinião dos alunos sobre
os estereótipos existentes na sociedade através da história de Bob Esponja,
utilizando exemplos do gênero Plot summary.
Objetivos específicos:
1. Promover a leitura e interpretação de textos em
Língua Inglesa do gênero plot summary.
2. Identificar o conceito de estereótipo e
adquirir vocabulário de adjetivos para
descrever estereótipos ligados a personagens de desenho animado
3.
Construir um texto que resgate a vivência relacionada a algum tipo de estereótipo.
4. Refletir sobre as repercussões negativas dos
estereótipos para as pessoas em geral.
Conteúdos :
Exemplos de Plot Summary,
Adjetivos.
Recursos didáticos:
Quadro, piloto, caderno e caneta, textos e
exercícios do livro didático.
Avaliação:
Acontecerá com a realização dos exercícios
propostos.
Procedimentos metodológicos:
Primeiro o professor
argumenta com os alunos o que é um Plot Sumary (Resumo de enredo) e pergunta
quais as características deste e vai colocando as respostas no quadro em
Inglês.
Em seguida o professor
pratica as palavras chaves com os alunos e apresenta o enredo da série do Bob
esponja e pergunta o que eles já sabem sobre a estória, perguntando também quais
as características dos personagens.
Em seguida o professor
entrega os textos da página 32 do livro Alive
do 9º ano. Do texto o professor pede
para os alunos identificarem as características dos personagens, observando se
estas características combinam com as palavras previamente colocadas no quadro,
trabalhando a pronúncia, então segue para o exercício da página 33, para que os
alunos respondam os exercícios do 2 ao 4.
Depois de respondido o
exercício em conjunto com a classe, o professor discute com os alunos se os
personagens apresentam frequentemente tais características para então
introduzir o tema ‘estereótipo’.
Após
as respostas dos alunos (se eles apresentam e em quais situações) o professor apresenta o
verbete da palavra ‘estereótipo’, explica e pergunta se os alunos já sofreram
por terem sido taxados com algum estereótipo. Em seguida pede para eles
relatarem por escrito em um parágrafo no próprio caderno (pode ser em
português) algum tipo de experiência própria ou de um conhecido com relação ao
tema.
Finalmente, o professor
pergunta aos alunos qual é o problema com os estereótipos e porque eles devem
ser evitados.
0 comentários :
Postar um comentário