quarta-feira, 1 de julho de 2015

STEREOTYPE



PLANO DE AULA

OBJETIVO GERAL: Discutir a opinião dos alunos sobre os estereótipos existentes na sociedade através da história de Bob Esponja, utilizando exemplos do gênero Plot summary.

Objetivos específicos:
1. Promover a leitura e interpretação de textos em Língua Inglesa do gênero plot summary.

2. Identificar o conceito de estereótipo e adquirir  vocabulário de adjetivos para descrever estereótipos ligados a personagens de desenho animado

3. Construir um texto que resgate a vivência relacionada a algum tipo de estereótipo.

4. Refletir sobre as repercussões negativas dos estereótipos para as pessoas em geral.

Conteúdos :
Exemplos de Plot Summary,
Adjetivos.

Recursos didáticos:
Quadro, piloto, caderno e caneta, textos e exercícios do livro didático. 

Avaliação:
Acontecerá com a realização dos exercícios propostos. 

Procedimentos metodológicos:
Primeiro o professor argumenta com os alunos o que é um Plot Sumary (Resumo de enredo) e pergunta quais as características deste e vai colocando as respostas no quadro em Inglês.
Em seguida o professor pratica as palavras chaves com os alunos e apresenta o enredo da série do Bob esponja e pergunta o que eles já sabem sobre a estória, perguntando também quais as características dos personagens.
Em seguida o professor entrega os textos da página 32 do livro Alive do 9º ano.  Do texto o professor pede para os alunos identificarem as características dos personagens, observando se estas características combinam com as palavras previamente colocadas no quadro, trabalhando a pronúncia, então segue para o exercício da página 33, para que os alunos respondam os exercícios do 2 ao 4.
Depois de respondido o exercício em conjunto com a classe, o professor discute com os alunos se os personagens apresentam frequentemente tais características para então introduzir o tema ‘estereótipo’. Após as respostas dos alunos (se eles apresentam e em quais situações) o professor apresenta o verbete da palavra ‘estereótipo’, explica e pergunta se os alunos já sofreram por terem sido taxados com algum estereótipo. Em seguida pede para eles relatarem por escrito em um parágrafo no próprio caderno (pode ser em português) algum tipo de experiência própria ou de um conhecido com relação ao tema.
Finalmente, o professor pergunta aos alunos qual é o problema com os estereótipos e porque eles devem ser evitados.
 

0 comentários :

Postar um comentário