Escola:
José Lins do Rego
Ano/
Turma: 1º B Turno: Tarde
Professor
regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário:
Juliana Silveira e Mariane
Tema: Atividades de rotina de adolescentes
Objetivo
geral: Tornar-se consciente do que é
rotina e obter um olhar crítico sobre a própria prática de atividades
rotineiras
Objetivos Específicos
Refletir o uso de frequências (expressas em advérbios) em
atividades rotineiras;
Ler e interpretar gráfico da rotina diária de adolescentes
americanos entre 13 a 17 anos;
Refletir e confrontar rotinas, conscientizando-se do
cotidiano de alunos de outros países após a escola e confrontando os próprios
hábitos com os de alguém de outro país.
Conteúdos
Advérbios de frequência (uso e função);
Vocabulário sobre rotinas;
Gráficos com porcentagem;
How often do you...? (uso e função).
Metodologia
Pré leitura: Perguntas a serem feitas aos alunos:
O que é rotina para vocês?
Vocês acham que a rotina de adolescentes como vocês é a mesma
em todos os lugares? O que vocês acham que é diferente? Perguntar o que os
alunos fazem após a escola? O professor anota algumas coisas que os alunos
acham que é diferente para confirmar ao final da leitura do texto.
Leitura:
O professor levará gráficos * e irá mediar a leitura e
interpretação com os alunos (vale chamar atenção para que os alunos percebam
que os gráficos são importantes para representação visual, que eles nos cercam
e estão em todos os lugares). À medida que o professor vai explicando o que são
as palavras (ações) no gráfico, ele vai correlacionando a pergunta how often do
you... watch TV, read, hang out with friends e já vai relacionando com os
advérbios de frequência.
O professor irá conduzir os alunos numa reflexão sobre a
realidade encontrada no gráfico e a realidade que temos aqui no Brasil. Eles
acham que a realidade é a mesma? Difere em algo? (What is different, what is the same?) Perguntas
a serem feitas para reflexão: O que é diferente na rotina( what is different?),
quais atividades são mais similares e quais são fortemente diferentes,
perguntar se eles gostam da rotina que tem (do you like your own routine?) ou
mudaria alguma coisa (would you change anything?), o que eles acham que na
rotina de alguém dos EUA é mais interessante (In this routine, what is
interesting?) ou não (What is not?).
Meninos e meninas são diferentes nesse contexto? (Are boys and girls
different in this context?)
Pós-leitura:
Após essa discussão o professor questiona os alunos se as
respostas que eles deram no início da aula confirmam o que eles leram e
observaram nos gráficos. Com base nisso eles irão criar o perfil da turma com
gráficos, baseando-se no gráfico estudado e se for preciso criando novas
atividades, se eles preferirem podem usar os advérbios de frequência. O
professor divide a turma em dois grupos e cada grupo fará no quadro um gráfico
sobre as atividades que fazem após a escola. (caso os alunos não queiram fazer
no quadro, podem fazer nas folhas de papel).
*Os gráficos são parte de um texto presente no link
http://www.gallup.com/poll/15943/what-teens-doing-after-school.aspx, está
presente também nos anexos deste plano de aula.
Avaliação
Usar conhecimentos construídos na aula para elaborar um
gráfico de atividades que eles fazem após a escola.
Anexos:
PIBID-INGLÊS / ESCOLA
JOSÉ LINS DO RÊGO
What Are Teens
Doing After School?
0 comentários :
Postar um comentário