segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plano de Aula - Rotina


Escola: José Lins do Rego
Ano/ Turma: 1º B          Turno: Tarde
Professor regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário: Juliana Silveira e Mariane

Tema: Atividades de rotina de adolescentes
Objetivo geral: Tornar-se consciente do que é rotina e obter um olhar crítico sobre a própria prática de atividades rotineiras

Objetivos Específicos  
Refletir o uso de frequências (expressas em advérbios) em atividades rotineiras;
Ler e interpretar gráfico da rotina diária de adolescentes americanos entre 13 a 17 anos;
Refletir e confrontar rotinas, conscientizando-se do cotidiano de alunos de outros países após a escola e confrontando os próprios hábitos com os de alguém de outro país.

Conteúdos        
Advérbios de frequência (uso e função);
Vocabulário sobre rotinas;
Gráficos com porcentagem;
How often do you...? (uso e função).

Metodologia    
Pré leitura: Perguntas a serem feitas aos alunos:
O que é rotina para vocês?
Vocês acham que a rotina de adolescentes como vocês é a mesma em todos os lugares? O que vocês acham que é diferente? Perguntar o que os alunos fazem após a escola? O professor anota algumas coisas que os alunos acham que é diferente para confirmar ao final da leitura do texto.
Leitura:
O professor levará gráficos * e irá mediar a leitura e interpretação com os alunos (vale chamar atenção para que os alunos percebam que os gráficos são importantes para representação visual, que eles nos cercam e estão em todos os lugares). À medida que o professor vai explicando o que são as palavras (ações) no gráfico, ele vai correlacionando a pergunta how often do you... watch TV, read, hang out with friends e já vai relacionando com os advérbios de frequência.
O professor irá conduzir os alunos numa reflexão sobre a realidade encontrada no gráfico e a realidade que temos aqui no Brasil. Eles acham que a realidade é a mesma? Difere em algo? (What is different, what is the same?) Perguntas a serem feitas para reflexão: O que é diferente na rotina( what is different?), quais atividades são mais similares e quais são fortemente diferentes, perguntar se eles gostam da rotina que tem (do you like your own routine?) ou mudaria alguma coisa (would you change anything?), o que eles acham que na rotina de alguém dos EUA é mais interessante (In this routine, what is interesting?) ou não (What is not?).  Meninos e meninas são diferentes nesse contexto? (Are boys and girls different in this context?)
Pós-leitura:
Após essa discussão o professor questiona os alunos se as respostas que eles deram no início da aula confirmam o que eles leram e observaram nos gráficos. Com base nisso eles irão criar o perfil da turma com gráficos, baseando-se no gráfico estudado e se for preciso criando novas atividades, se eles preferirem podem usar os advérbios de frequência. O professor divide a turma em dois grupos e cada grupo fará no quadro um gráfico sobre as atividades que fazem após a escola. (caso os alunos não queiram fazer no quadro, podem fazer nas folhas de papel).
*Os gráficos são parte de um texto presente no link http://www.gallup.com/poll/15943/what-teens-doing-after-school.aspx, está presente também nos anexos deste plano de aula.

Avaliação
Usar conhecimentos construídos na aula para elaborar um gráfico de atividades que eles fazem após a escola.

Anexos:
PIBID-INGLÊS  / ESCOLA JOSÉ LINS DO RÊGO

What Are Teens Doing After School?




0 comentários :

Postar um comentário