€EE EEEEFM Prof. Luiz Gonzaga de
Albuquerque Burity
Bolsistas: Alyne Gomes e Raianne Diniz
Turma: 2º ano T8 Data: 26/10/15
Turma: 2º ano T8 Data: 26/10/15
Duração:
45 minutos
Número
de alunos: 23 alunos
Tema:
Mudanças climáticas
Objetivo geral:
Sugerir soluções para as ações
humanas prejudiciais ao meio ambiente
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos Metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
-
Fazer leitura de linguagem não verbal presente no videoclipe “Earth song”.
-
Fazer a leitura e interpretação da letra da música
-Discutir
questões ambientais contidas na música
-
Deslocar-se e refletir sobre suas próprias ações e o efeito destas para o
meio ambiente e as mudanças climáticas.
-Sugerir
soluções para as ações humanas prejudiciais
ao meio ambiente.
|
-
videoclipe Earth Song (Michel Jackson): função e estrutura composicional
vocabulário
relacionado ao tema
|
-
Primeiramente, sem adiantar o tema, passaremos o videoclipe da música Earth
Song de Michael Jackson visando inferência e compreensão geral do tema por
parte dos alunos.
-
Depois, questionaremos o que chamou a atenção dos alunos no videoclipe, quais
as causas de tais efeitos no meio ambiente (ação humana), o que podemos fazer
para reverter a situação...
-
Em seguida, passaremos novamente o vídeo. Desta vez, focando na letra da
música que será entregue a cada dupla onde estes terão que sublinhas as
palavras relacionadas com “Earth”.
No
primeiro momento, puxaremos dos alunos as palavras relacionadas com ‘Earth’ e
faremos um esquema no quadro.
Depois,
faremos a leitura de partes específicas da letra que guiarão discussão,
interpretação e reflexão sobre as ações humanas e suas próprias ações e o
efeito disso para o meio ambiente e para as mudanças climáticas. Começaremos
por “Crying Earth” e perguntaremos o que significa dizer isso e
qual seria a razão. Feito isso,
leremos “What have we done to the world
Look what we've done”/ “Where did we go wrong, Someone tell me why”; e puxaremos as bad things mencionadas na música e outras que os alunos mencionarem.
Feito
isso, chamaremos atenção para a parte “What about us?” e perguntaremos o que
podemos fazer para termos uma “Happy”
Earth? (anotaremos as sugestões dos alunos no quadro).
-
Por fim, chamaremos a atenção para a importância do cuidar do meio ambiente
enfatizando que a mudança começa na gente, com foco numa frase de outra
canção de Michael Jackson que diz "If you wanna make the world a better
place, take a look at yourself and then make a change" e pediremos para
cada aluno fazer um commitment com
o meio ambiente, seja escrito ou por meio de desenho.
|
-
Tv
-
notebook
-
papel com letra de música
|
-
Elencar soluções para as ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
Reflexão
sobre suas ações e de que forma podemos assumir uma ação positiva para
contribuir com o meio ambiente
Produção
final em que o aluno expressa por desenho ou escrita o que poderia fazer para
contribuir para o meio ambiente.
|
Links da música Earth Song:
Vídeo com lyrics: https://www.youtube.com/watch?v=OstvvP8QuxQ
Lyrics: http://www.vagalume.com.br/michael-jackson/earth-song.html
0 comentários :
Postar um comentário