Escola
Estadual José Lins do Rego
Ano:
2015 Turno: tarde Turma:
1 A e 1 B
Professor
regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário:
Janaíne Rolim, Janine Rolim,
Juliana Silveira e Mariane Maia
PLANO
DE AULA
TEMA:
Amizade
Objetivo Geral: Construir
valores na língua inglesa relacionados à amizade de modo a criar uma relação de
respeito ao próximo e as suas diferenças.
Objetivos específicos
Construir sentido para a expressão ‘count on me’
Discutir o papel da amizade na vida das pessoas
Conteúdos
Flash animation:
função social, estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º plano)
Linguagem (não)
verbal
Modal can:
‘Supposed to
Valor e
djetivação
Procedimentos
metodológicos
Pré-escuta: explicar
e contextualizar acerca de um flash animationda música “Count on me” do Bruno
Mars. Contextualizar a flash animation, sensibilizar para o tema,
identificando-o a partir de perguntas dos professores.
Escuta e
pós-escuta: Após o vídeo, identificar o tema da aula com os alunos e mostrar a
frase (You can count on me) retirada da letra da música.
Observar a
articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento, cores, objetos,
expressões faciais) para construção de sentido
Encorajar alunos
a construírem sentido para ‘count on me’ (língua(gem) é situada.
Refletir sobre
contextos em que eles usam-usariam expressão ‘count on me’
Chamar a
atenção, fazer com que notem (notice) o on e não with por meio de análise
contrastiva entre o inglês e o português.
Perguntar aos
alunos “What makes a good friend?”. Deixar com que os alunos respondam
oralmente. Perguntá-los : What friends are suppposed to do in
your opinion?
Colocar as
respostas dos alunos num quadro
Distribuir a
folha com os tipos de amigos e seus significados: “Acquaintances, Friends, Good
Friends, and Very close friends”. O foco é como identificamos os conhecimentos
que temos? Que os alunos possam listar pessoas conhecidas (na sala e-ou na
vida) e classifiquem a relação em graus
de amizade –conhecimento.
Após a leitura
dos diferentes tipos de amigos, o professor reflete com os alunos sobre: O que
seria necessário para que algunsconhecidos tornassem-se amigos?
Depois da
reflexão, o professor pede para que os alunos retirem uma folha de papel dos
seus cadernos e explica que eles deverão colocar o nome de um amigo que eles
considerem “a very close friend” e, através do enunciado (you’re my close
friend because...) dizer quais caracterizam seu amigo(a).
Recursos didáticos:
Projetor;
Laptop;
Lápis piloto.
Avaliação
Respostas orais às perguntas propostas durante a aula
0 comentários :
Postar um comentário