segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plano de Aula - Amizade


Escola Estadual José Lins do Rego
Ano: 2015  Turno: tarde   Turma: 1 A e 1 B
Professor regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário: Janaíne Rolim, Janine Rolim, Juliana Silveira e Mariane Maia

PLANO DE AULA
TEMA: Amizade
Objetivo Geral: Construir valores na língua inglesa relacionados à amizade de modo a criar uma relação de respeito ao próximo e as suas diferenças.

Objetivos específicos
Construir sentido para a expressão ‘count on me’
Discutir o papel da amizade na vida das pessoas

Conteúdos
Flash animation: função social, estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º plano)
Linguagem (não) verbal
Modal can:
‘Supposed to
Valor e djetivação

Procedimentos metodológicos
Pré-escuta: explicar e contextualizar acerca de um flash animationda música “Count on me” do Bruno Mars. Contextualizar a flash animation, sensibilizar para o tema, identificando-o a partir de perguntas dos professores.
Escuta e pós-escuta: Após o vídeo, identificar o tema da aula com os alunos e mostrar a frase (You can count on me) retirada da letra da música.
Observar a articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento, cores, objetos, expressões faciais) para construção de sentido
Encorajar alunos a construírem sentido para ‘count on me’ (língua(gem) é situada.
Refletir sobre contextos em que eles usam-usariam expressão ‘count on me’
Chamar a atenção, fazer com que notem (notice) o on e não with por meio de análise contrastiva entre o inglês e o português.

Perguntar aos alunos “What makes a good friend?”. Deixar com que os alunos respondam oralmente. Perguntá-los : What friends are suppposed to do in your opinion?
Colocar as respostas dos alunos num quadro
Distribuir a folha com os tipos de amigos e seus significados: “Acquaintances, Friends, Good Friends, and Very close friends”. O foco é como identificamos os conhecimentos que temos?  Que os alunos possam  listar pessoas conhecidas (na sala e-ou na vida)  e classifiquem a relação em graus de amizade –conhecimento.
Após a leitura dos diferentes tipos de amigos, o professor reflete com os alunos sobre: O que seria necessário para que algunsconhecidos tornassem-se amigos?
Depois da reflexão, o professor pede para que os alunos retirem uma folha de papel dos seus cadernos e explica que eles deverão colocar o nome de um amigo que eles considerem “a very close friend” e, através do enunciado (you’re my close friend because...) dizer quais caracterizam seu amigo(a).

Recursos didáticos:
Projetor;
Laptop;
Lápis piloto.

Avaliação
Respostas orais às perguntas propostas durante a aula






0 comentários :

Postar um comentário