segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plano de Aula- War


Escola: José Lins do Rego
Ano/ Turma: 1º B          Turno: Tarde
Professor regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário: Janaine e Janine

Tema: War
Objetivo geral: Desenvolver olhar crítico sobre guerras e suas consequências.

Objetivos Específicos          
Refletir a respeito do significado imposto da palavra War;
Refletir sobre as consequências causadas pela bomba nuclear que atingiu a cidade de Hiroshima através do poema “Rose of Hiroshima”;
Interpretar o  poema “Rose of Hiroshima”
Aprender vocabulário relacionado ao tema War e seus sinônimos;
Criar um Tsuru a partir de um desejo próprio.

Conteúdos    
Vocabulário relacionado à guerra (War);
Adjetivação vítimas da guerra e da rosa; Sintagma nominal ; rosa vs. anti-rosa
IF TIME: Trabalhar a história do Tsuru e confeccionar um em sala de aula.          

Metodologia
Pré leitura: Perguntas a serem feitas aos alunos:
What’s War? (Sinônimos)
Probabilidade do alunos dizerem:
-Conflict
-confront
-Battle
-Struggle
-Fight
-Combat
Vamos montar o nosso significado para Guerra? O que é guerra? (A partir da resposta dos alunos, deveremos escrever no quadro a resposta em inglês)
 A partir do conhecimento de mundo dos alunos, contextualizar através de exemplos o uso dos sinônimos de “war” associando com eventos aqui no Brasil.
 O que nós usamos nas guerras? (What do we use in wars?)
Weapon
Bomb (granade)
Missile
Tank
Bullteproof Vest
Arsenal
Nuclear Weapon
Lethal Weapon
Chemical Weapon
 What does war mean to you? What is it good for?
Utilizar as perguntas como gancho para uma discussão mais individual do que vem a ser “war”. Mostrar a música “21 guns” do Green Day para fazer com que os alunos reflitam sobre a necessidade de fazer guerra e qual a finalidade delas para um povo.
AULA 2:
Pré-leitura: Retomar o tema guerra relembrando algumas palavras trabalhadas na aula anterior através de uma “cloud”. Na “cloud” colocaríamos vocabulário sobre “War” e um outro vocabulário relacionado a outros temas, proporcionando aos alunos um momento de reconhecimento do vocabulário relacionado ao tema “War”.
Após a “cloud”, proporcionar uma pequena discussão a partir das perguntas:
- “What Do you think about war?”;
- “What Do you think of when you hear the word war?”.
 Essas perguntas serão fundamentais para podermos trabalhar o uso do “think about” e do “think of”, pois eles podem parecer semelhantes, mas há um pequena diferença de sentido quando contextualizados.
Distribuir entre os alunos o poema “Rose of Hiroshima”. Assim que entregar o poema, relacionar brevemente o significado de uma “rose” e o de um “anti-rose” para os alunos.
Depois disso, contextualizar brevemente a segunda guerra mundial e assim relacioná-la com a queda da bomba nuclear na cidade de Hiroshima, Japão. Esta breve contextualização servirá de “background” para a leitura e interpretação do poema.
If time, passar o vídeo com o Ney Matogrosso cantando o poema em português, mas legendado na língua inglesa, assim os alunos poderão confrontar o poema na língua portuguesa e inglesa (o professor pode fazer um momento de leitura em conjunto ou coral a partir da música para os alunos se sentirem mais confortados ao lerem/cantarem o poema na língua inglesa).
Interpretar  o poema “Rose of Hiroshima” - Na interpretação do poema é importante chamar a atenção dos alunos para os dois significados presentes no poema, principalmente no final dele quando o autor quis enfatizar a “anti-rose”.
Após o trabalho com o poema, aplicar o game do “Hangman” e do “Unscramble words”. Estes dois games serão importantes para sabermos se está havendo a assimilação do conteúdo trabalhado durante as aulas.
P.S.: Se os alunos não conseguirem responder, o professor ajuda a responder juntamente com todos eles.
IF TIME: Propor a confecção do Tsuru a partir da história contada pelo professor. Caso sobre tempo, passar um vídeo de aproximadamente 2 minutos que resume a história da Sadako Sasaki para depois o professor completar e ajudar os alunos em sua compreensão, pois o vídeo está com áudio e legenda na língua inglesa.

Recursos didáticos
Quadro;
Música da banda estadunidense Green Day: 21
Folha de caderno;
Caixa de papelão;
Confeccionada pelo professor para sortear as perguntas do game. 

Avaliação
Respostas às perguntas do game.
 Game de perguntas e respostas a cerca do que foi trabalhado em sala de aula

Anexos
CAPES/PIBID – Letras Inglês
Rose of Hiroshima
-       Vinicius de Moraes

1             Think of those children
2             Mute, telepathic
3             Think of those girls
4             Blind, inexact
5             Think of those women
                 Altered routs
7             Think of those wounds
8             As fiery roses
-------
9             But, oh, do not forget
10           The rose, the rose
11           The rose of Hiroshima
12           The hereditary rose
13           The radioactive rose
14           Stupid and useless
15           The cirrhosis rose
16           The atomic anti-rose
17           With no color, no perfume
18           No rose, no nothing
CAPES/PIBID – Letras Inglês

Imagine – By: John Lennon
Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky

Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too

Imagine all the people
Living life in peace

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man

Imagine all the people
Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

Link: 
http://www.vagalume.com.br/john-lennon/imagine.html#ixzz3lEv64bQ5


0 comentários :

Postar um comentário