Escola:
José Lins do Rego
Ano/
Turma: 1º B Turno: Tarde
Professor
regente: Ana Maria
Bolsista/estagiário:
Janaine e Janine
Tema: War
Objetivo geral: Desenvolver
olhar crítico sobre guerras e suas consequências.
Objetivos
Específicos
Refletir a respeito do significado
imposto da palavra War;
Refletir sobre as consequências causadas
pela bomba nuclear que atingiu a cidade de Hiroshima através do poema “Rose of
Hiroshima”;
Interpretar o poema “Rose of Hiroshima”
Aprender vocabulário relacionado ao tema
War e seus sinônimos;
Criar um Tsuru a partir de um desejo
próprio.
Conteúdos
Vocabulário relacionado à guerra (War);
Adjetivação vítimas da guerra e da rosa;
Sintagma nominal ; rosa vs. anti-rosa
IF TIME: Trabalhar a história do Tsuru e
confeccionar um em sala de aula.
Metodologia
Pré leitura: Perguntas a serem feitas
aos alunos:
What’s War? (Sinônimos)
Probabilidade do alunos dizerem:
-Conflict
-confront
-Battle
-Struggle
-Fight
-Combat
Vamos montar o nosso significado para
Guerra? O que é guerra? (A partir da resposta dos alunos, deveremos escrever no
quadro a resposta em inglês)
A
partir do conhecimento de mundo dos alunos, contextualizar através de exemplos
o uso dos sinônimos de “war” associando com eventos aqui no Brasil.
O
que nós usamos nas guerras? (What do we use
in wars?)
Weapon
Bomb (granade)
Missile
Tank
Bullteproof Vest
Arsenal
Nuclear Weapon
Lethal Weapon
Chemical Weapon
What does war mean to you? What
is it good for?
Utilizar as perguntas como gancho para
uma discussão mais individual do que vem a ser “war”. Mostrar a música “21
guns” do Green Day para fazer com que os alunos reflitam sobre a necessidade de
fazer guerra e qual a finalidade delas para um povo.
AULA 2:
Pré-leitura: Retomar o tema guerra
relembrando algumas palavras trabalhadas na aula anterior através de uma
“cloud”. Na “cloud” colocaríamos vocabulário sobre “War” e um outro vocabulário
relacionado a outros temas, proporcionando aos alunos um momento de
reconhecimento do vocabulário relacionado ao tema “War”.
Após a “cloud”, proporcionar uma pequena
discussão a partir das perguntas:
- “What Do you think about war?”;
- “What Do you think of when you hear the word war?”.
Essas perguntas serão
fundamentais para podermos trabalhar o uso do “think about” e do “think of”,
pois eles podem parecer semelhantes, mas há um pequena diferença de sentido
quando contextualizados.
Distribuir entre os alunos o poema “Rose
of Hiroshima”. Assim que entregar o poema, relacionar brevemente o significado
de uma “rose” e o de um “anti-rose” para os alunos.
Depois disso, contextualizar brevemente
a segunda guerra mundial e assim relacioná-la com a queda da bomba nuclear na
cidade de Hiroshima, Japão. Esta breve contextualização servirá de “background”
para a leitura e interpretação do poema.
If time, passar o vídeo com o Ney
Matogrosso cantando o poema em português, mas legendado na língua inglesa,
assim os alunos poderão confrontar o poema na língua portuguesa e inglesa (o
professor pode fazer um momento de leitura em conjunto ou coral a partir da
música para os alunos se sentirem mais confortados ao lerem/cantarem o poema na
língua inglesa).
Interpretar o poema “Rose of Hiroshima” - Na
interpretação do poema é importante chamar a atenção dos alunos para os dois
significados presentes no poema, principalmente no final dele quando o autor
quis enfatizar a “anti-rose”.
Após o trabalho com o poema, aplicar o
game do “Hangman” e do “Unscramble words”. Estes dois games serão importantes
para sabermos se está havendo a assimilação do conteúdo trabalhado durante as
aulas.
P.S.: Se os alunos não conseguirem
responder, o professor ajuda a responder juntamente com todos eles.
IF TIME: Propor a confecção do Tsuru a
partir da história contada pelo professor. Caso sobre tempo, passar um vídeo de
aproximadamente 2 minutos que resume a história da Sadako Sasaki para depois o
professor completar e ajudar os alunos em sua compreensão, pois o vídeo está
com áudio e legenda na língua inglesa.
Recursos
didáticos
Quadro;
Música da banda estadunidense Green Day:
21
Folha de caderno;
Caixa de papelão;
Confeccionada pelo professor para
sortear as perguntas do game.
Avaliação
Respostas às perguntas do game.
Game de perguntas e respostas a cerca do que
foi trabalhado em sala de aula
Anexos
CAPES/PIBID – Letras Inglês
Rose of Hiroshima
-
Vinicius de Moraes
1 Think
of those children
2 Mute, telepathic
3 Think of those girls
4 Blind, inexact
5 Think of those women
Altered routs
7 Think of those wounds
8 As fiery roses
2 Mute, telepathic
3 Think of those girls
4 Blind, inexact
5 Think of those women
Altered routs
7 Think of those wounds
8 As fiery roses
-------
9 But, oh, do not forget
10 The rose, the rose
11 The rose of Hiroshima
12 The hereditary rose
13 The radioactive rose
14 Stupid and useless
15 The cirrhosis rose
16 The atomic anti-rose
17 With no color, no perfume
18 No rose, no nothing
9 But, oh, do not forget
10 The rose, the rose
11 The rose of Hiroshima
12 The hereditary rose
13 The radioactive rose
14 Stupid and useless
15 The cirrhosis rose
16 The atomic anti-rose
17 With no color, no perfume
18 No rose, no nothing
CAPES/PIBID – Letras Inglês
Imagine –
By: John Lennon
Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one
Link: http://www.vagalume.com.br/john-lennon/imagine.html#ixzz3lEv64bQ5
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one
Link: http://www.vagalume.com.br/john-lennon/imagine.html#ixzz3lEv64bQ5
0 comentários :
Postar um comentário