segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plano de Aula - Arte


Escola: José Lins do Rego
Bolsistas: Mariane Maia, Juliana Silveira, Janaine Rolim, Janine Rolim.
Turma/ turno: 1 A e 1 B/ tarde

Tema: Arte   
Objetivo geral: Discutir as diferenças entre grafite e pichação
Objetivos específicos
Diferenciar grafite e pichação
Conhecer contextos de produção de grafite e pichação em outra cultura?
Identificar e diferenciar o uso e sentido do –ing  na função de substantivo, verbo e adjetivo –ing : uso e função 

Conteúdos    
Grafite e pichação: (il)legalidade, vandalismo vs. arte        

Procedimentos metodológicos
Pré-leitura
O professor apresenta o tema aos alunos. Art
Em seguida, ele mostra duas imagens: uma de pichação e outra de graffiti.

Professor pergunta> 
•          Which one is illegal and which one is legal?
•          Which one is graffiti and which one is Vandalism?
Em seguida, o professor chama a atenção dos alunos para algumas perguntas como:
•          What is art for you? What are the types of art for you?

De acordo com as respostas dos alunos, o professor vai anotando no quadro… ex:
Art is: Music  -  paitings  -  staging  -  etc…

A partir disso, baseando-se  nas imagens, o professor poderá fazer algumas perguntas.
Ex: Será que essas imagens são feitas com algum objetivo? Será que elas passam alguma mensagem? Será que elas são feitas com algum propósito? Retratam algum acontecimento na história?
O professor também poderá entrar com as músicas que já foram trabalhadas. Ex:

Será que elas são feitas com algum objetivo? Por trás delas havia algum tema? Algum problema social? O que retratava a música?
(Isso já vai servir para que eles entendam que a música que vão cantar no coral tem que tem algum propósito, não apenas a música, pela música, mas que mensagem eles querem passar cantando a música?)
Após isso, professor trabalhará com o texto sobre a pintura “O grito” na página 69 do livro do primeiro ano. Trabalhando a questão da arte e o linguístico discursivo, -ing form.
Trabalhando o texto*:
Linguistico discursivo:
O professor coloca no quadro as palavras com ING que aparecem no texto.
Em seguida, ele pergunta o que os alunos sabem sobre essas palavras que aparecem com o ING... será que essas palavras significam apenas que uma ação está ocorrendo?
A partir disso, o professor pergunta o que diferencia no uso do ING. O que faz uma palavra com ING pertencer a uma dessas classes gramaticais:
Noun: The Scream painting
Adjective: What is so gripping about the image
Verbs: the person is screaming
EX:

•          The Scream painting by Edvard Munch is one of the most well-known pieces of artwork in history.
•          image is that the person is screaming,
•          What is so gripping about the image is…
Pós- leitura
-A partir do que vimos na imagem e o que temos trabalhado ao decorrer de nossas aulas.;;;
 - Em que momentos da nossa vida podemos utilizar a arte para nos expressar? Você já fizeram isso alguma vez? (EX: trazer a questão do fica pibid, e dos movimentos que os alunos podem fazer na escola )
*Texto em anexo

Produção final
Em duplas os alunos teriam que produzir algum tipo de arte onde expresse a voz deles. Desenhos, poemas, música, etc.

Materiais utilizados 
Papel ofício;
Imagens de graffiti e pichação;
Piloto, Apagador

Avaliação
Respostas orais as perguntas feitas durante a aula
Produção de um material artístico onde os alunos possam se expressar.

Anexos:

The Scream – By: Edvard Munch


1 The Scream painting by Edvard Munch is one of the most well-known pieces of artwork in      2 history, appealing to a wide audience even today. There are actually four different original     3 versions of The Scream that Edvard Munch created using different art mediums including oil 4 paints, tempera, and pastels.
5 In The Scream’s timeless image there is a genderless person with a pale face, standing beside 6 a railing with an expansive view of a chaotic environment. What is so gripping about the        7 image is that the person is screaming, their mouth hung wide open with their hands on the   8 sides of their face, and you can see that scream reflected and continuing on into the distance 9 of the intensely bloody red, orange, deep blue, and black colored background. (…)
Available at: http://totallyhistory.com/the-scream . Accessed in July 2012.

 

0 comentários :

Postar um comentário