Escola: José Lins do Rego
Bolsistas: Mariane Maia, Juliana Silveira, Janaine
Rolim, Janine Rolim.
Turma/ turno: 1 A e 1 B/ tarde
Tema:
Arte
Objetivo
geral: Discutir as diferenças entre
grafite e pichação
Objetivos
específicos
Diferenciar grafite e pichação
Conhecer contextos de produção de
grafite e pichação em outra cultura?
Identificar e diferenciar o uso e
sentido do –ing na função de
substantivo, verbo e adjetivo –ing : uso e função
Conteúdos
Grafite e pichação: (il)legalidade,
vandalismo vs. arte
Procedimentos
metodológicos
Pré-leitura
O professor apresenta o tema aos alunos.
Art
Em seguida, ele mostra duas imagens: uma
de pichação e outra de graffiti.
Professor pergunta>
• Which one is illegal and
which one is legal?
• Which
one is graffiti and which one is Vandalism?
Em seguida, o professor chama a atenção
dos alunos para algumas perguntas como:
• What is art for you? What are the
types of art for you?
De acordo com as respostas dos alunos, o
professor vai anotando no quadro… ex:
Art is: Music - paitings
- staging - etc…
A partir disso, baseando-se nas imagens, o professor poderá fazer algumas
perguntas.
Ex: Será que essas imagens são feitas
com algum objetivo? Será que elas passam alguma mensagem? Será que elas são
feitas com algum propósito? Retratam algum acontecimento na história?
O professor também poderá entrar com as
músicas que já foram trabalhadas. Ex:
Será que elas são feitas com algum
objetivo? Por trás delas havia algum tema? Algum problema social? O que
retratava a música?
(Isso já vai servir para que eles
entendam que a música que vão cantar no coral tem que tem algum propósito, não
apenas a música, pela música, mas que mensagem eles querem passar cantando a
música?)
Após isso, professor trabalhará com o
texto sobre a pintura “O grito” na página 69 do livro do primeiro ano.
Trabalhando a questão da arte e o linguístico discursivo, -ing form.
Trabalhando o texto*:
Linguistico discursivo:
O professor coloca no quadro as palavras
com ING que aparecem no texto.
Em seguida, ele pergunta o que os alunos
sabem sobre essas palavras que aparecem com o ING... será que essas palavras
significam apenas que uma ação está ocorrendo?
A partir disso, o professor pergunta o
que diferencia no uso do ING. O que faz uma palavra com ING pertencer a uma
dessas classes gramaticais:
Noun: The Scream painting
Adjective: What is so gripping about the
image
Verbs: the person is screaming
EX:
• The
Scream painting by Edvard Munch is one of the most well-known pieces of artwork
in history.
• image
is that the person is screaming,
• What
is so gripping about the image is…
Pós- leitura
-A partir do que vimos na imagem e o que
temos trabalhado ao decorrer de nossas aulas.;;;
-
Em que momentos da nossa vida podemos utilizar a arte para nos expressar? Você
já fizeram isso alguma vez? (EX: trazer a questão do fica pibid, e dos
movimentos que os alunos podem fazer na escola )
*Texto em anexo
Produção final
Em duplas os alunos teriam que produzir
algum tipo de arte onde expresse a voz deles. Desenhos, poemas, música, etc.
Materiais
utilizados
Papel ofício;
Imagens de graffiti e pichação;
Piloto, Apagador
Avaliação
Respostas orais as perguntas feitas
durante a aula
Produção de um material artístico onde
os alunos possam se expressar.
Anexos:
The Scream – By: Edvard Munch
1 The Scream painting by Edvard
Munch is one of the most well-known pieces of artwork in 2 history, appealing to a wide
audience even today. There are actually four different original 3 versions of The Scream that Edvard Munch created using different art mediums
including oil 4 paints, tempera, and pastels.
5 In The Scream’s timeless image
there is a genderless person with a pale face, standing beside 6 a
railing with an expansive view of a chaotic environment. What is so gripping
about the 7 image is that
the person is screaming, their mouth hung wide open with their hands on
the 8 sides of their face, and you can see
that scream reflected and continuing on into the distance 9 of the
intensely bloody red, orange, deep blue, and black colored background. (…)
0 comentários :
Postar um comentário