A
PRÁTICA DE LEITURA E O LETRAMENTO CRÍTICO EM PLANOS DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Giuseppe Andrew Ferreira DANTAS
Juliana Barbosa dos SANTOS
UFPB-bolsistas CAPES-PIBID- Letras/Inglês
RESUMO
O desenvolvimento da
prática de leitura na sala de aula de língua inglesa pode facilitar a formação
do estudante em um cidadão mais crítico em relação ao intenso fluxo de
informações que o mundo globalizado oferece. Levando em consideração as
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), que sugerem o ensino de língua estrangeira
com foco no desenvolvimento da educação linguística voltada para o letramento
crítico, este trabalho tem por objetivo analisar
se os planos de aula, desenvolvidos e aplicados em uma sala do 3º ano do Ensino
Médio bolsistas, dentro do subprojeto PIBID Letras Inglês da UFPB, contemplam
os gêneros discursivos relevantes para os alunos (BAKHTIN, 2000) e se os objetivos vão ao encontro do letramento
crítico (JORDÃO 2013, SOUZA, 2011).
Palavras-chave: Formação
de professores; Prática de leitura; Letramento crítico; Língua inglesa; PIBID.
ABSTRACT
The reading practice development in the EFL
(English as foreign language) classrooms can facilitate the formation of a more
critical citizen towards the intense flow of information that the globalized
world offers. Taking into account the National Curriculum Guidelines for
Secondary Education ( BRAZIL , 2006) - which suggests that the foreign language
teaching should be focused on the advance of a language education facing the
critical literacy, this study aims to examine whether the lesson plans
developed and applied in a room of the 3rd year of high school scholarship
within the subproject PIBID English letters UFPB , include the relevant genres
for students (BAKHTIN , 2000) and the objectives will meet the critical
literacy ( JORDAN 2013, SOUZA, 2011) .
Key words: Key words: Teacher training; Reading practice; Citical
literacy; English language; PIBID.
0 comentários :
Postar um comentário