sexta-feira, 10 de julho de 2015

A Prática de Leitura e o Letramento Crítico em Planos de Língua Inglesa


A PRÁTICA DE LEITURA E O LETRAMENTO CRÍTICO EM PLANOS DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Giuseppe Andrew Ferreira DANTAS
Juliana Barbosa dos SANTOS
UFPB-bolsistas CAPES-PIBID- Letras/Inglês

RESUMO
O desenvolvimento da prática de leitura na sala de aula de língua inglesa pode facilitar a formação do estudante em um cidadão mais crítico em relação ao intenso fluxo de informações que o mundo globalizado oferece. Levando em consideração as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), que sugerem o ensino de língua estrangeira com foco no desenvolvimento da educação linguística voltada para o letramento crítico, este trabalho tem por objetivo analisar se os planos de aula, desenvolvidos e aplicados em uma sala do 3º ano do Ensino Médio bolsistas, dentro do subprojeto PIBID Letras Inglês da UFPB, contemplam os gêneros discursivos relevantes para os alunos (BAKHTIN, 2000) e se os objetivos vão ao encontro do letramento crítico (JORDÃO 2013, SOUZA, 2011).
Palavras-chave: Formação de professores; Prática de leitura; Letramento crítico; Língua inglesa; PIBID.

ABSTRACT
The reading practice development in the EFL (English as foreign language) classrooms can facilitate the formation of a more critical citizen towards the intense flow of information that the globalized world offers. Taking into account the National Curriculum Guidelines for Secondary Education ( BRAZIL , 2006) - which suggests that the foreign language teaching should be focused on the advance of a language education facing the critical literacy, this study aims to examine whether the lesson plans developed and applied in a room of the 3rd year of high school scholarship within the subproject PIBID English letters UFPB , include the relevant genres for students (BAKHTIN , 2000) and the objectives will meet the critical literacy ( JORDAN 2013, SOUZA, 2011) .


Key words: Key words: Teacher training; Reading practice; Citical literacy; English language; PIBID.

0 comentários :

Postar um comentário