quinta-feira, 9 de julho de 2015

Aula sobre Globalização


EEEFM ESCRITOR JOSÉ LINS DO RÊGO
Bolsistas: Eduardo Oliveira e Giselle Fernandes
Turma: 2ª ano F     Duração: 90 minutos
Número de alunos: 25 (média)
PLANO DE AULA
Tema: Globalização
Objetivo geral: Refletir acerca dos métodos de difusão cultural e como esses métodos estão presentes no seu dia-a-dia, refletir também acerca do processo de globalização.
Objetivos específicos: Os alunos serão capazes de discutir como são influenciados pela cultura globalizada e emitir juízos de valores sobre os lados positivos e negativos da globalização.
Recursos didáticos: Slides/  vídeo/ livro didático dos alunos onde há o texto de difusão cultural (way to go pág 43)
Procedimentos metodológicos:
Pré leitura: Questionar aos alunos qual sua noção sobre globalização e por que meios eles acreditam que tal processo ocorra.
Informar aos estudantes acerca do movimento da globalização ocorre por meio das marcas, consumismo e internet.
Exemplificar aos alunos de como a internet pode ser um potente meio de difusão cultural mostrando a brincadeira "charlie, charlie" que virou febre entre os jovens durante a última semana.
Leitura: Por meio de imagens (where this photo is taken) verificar onde os alunos acreditam que tais fotos foram tiradas.
Pós Leitura: após apresentação de conteúdo, os alunos discutirão sobre as vantagens e desvantagens do processo de globalização. algumas perguntas serão feitas para despertar a criticidade do aluno:
      Globalização: um processo bom ou ruim?
      Como o Brasil seria se não fôssemos um país globalizado?
      Como você acredita que sua vida seria sem o mundo globalizado?

Após discussão e opiniões dos alunos fundadas, apresentação de um vídeo sobre a globalização e seus lados positivos e negativos. Questionar se os alunos concordam/discordam e porque com base em suas opiniões.


0 comentários :

Postar um comentário