EEEFM
ESCRITOR JOSÉ LINS DO RÊGO
Bolsistas: Eduardo
Oliveira e Giselle Fernandes
Turma: 2ª ano F Duração: 90 minutos
Turma: 2ª ano F Duração: 90 minutos
Número de alunos: 25 (média)
PLANO DE
AULA
Tema: Globalização
Objetivo
geral: Refletir
acerca dos métodos de difusão cultural e como esses métodos estão presentes no
seu dia-a-dia, refletir também acerca do processo de globalização.
Objetivos
específicos: Os alunos serão capazes de discutir como são
influenciados pela cultura globalizada e emitir juízos de valores sobre os
lados positivos e negativos da globalização.
Recursos
didáticos: Slides/
vídeo/ livro didático dos alunos onde há o texto de difusão cultural
(way to go pág 43)
Procedimentos
metodológicos:
Pré leitura: Questionar aos alunos qual sua
noção sobre globalização e por que meios eles acreditam que tal processo
ocorra.
Informar
aos estudantes acerca do movimento da globalização ocorre por meio das marcas,
consumismo e internet.
Exemplificar
aos alunos de como a internet pode ser um potente meio de difusão cultural
mostrando a brincadeira "charlie, charlie" que virou febre entre os
jovens durante a última semana.
Leitura: Por meio
de imagens (where this photo is taken) verificar onde os
alunos acreditam que tais fotos foram tiradas.
Pós
Leitura: após apresentação de conteúdo, os alunos discutirão
sobre as vantagens e desvantagens do processo de globalização. algumas
perguntas serão feitas para despertar a criticidade do aluno:
• Globalização:
um processo bom ou ruim?
• Como o
Brasil seria se não fôssemos um país globalizado?
• Como você
acredita que sua vida seria sem o mundo globalizado?
Após discussão e opiniões dos alunos fundadas, apresentação
de um vídeo sobre a globalização e seus lados positivos e negativos. Questionar
se os alunos concordam/discordam e porque com base em suas opiniões.
0 comentários :
Postar um comentário