segunda-feira, 6 de julho de 2015

Social justice - Short conversations



Autor: João Francisco da Silva Neto
Tema: Social justice (Justiça social)
Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio
Duração: 30 minutos
Objetivo: Ampliar a compreensão oral e escrita sobre o tema justiça social e expressar planos futuros, utilizando present continuous a expressão gonna
Conteúdo: present continuous (future use); going to (gonna).
Recursos:
 - O professor inicia a aula escrevendo no quadro a palavra Change e pede as alunos que eles digam qual a idéia deles a respeito  desta palavra. Havendo  ou não acertos, o professor pergunta aos alunos se na opinião deles nós vivemos no melhor dos mundos possíveis ou existem situações que poderiam ser melhoradas. Aqui o professor tem um gancho para discutir sobre desemprego, custo de vida, falta de solidariedade etc.  O professor pede que os alunos suponham que estão se candidatando a algum cargo  na adminsitração pública. Ex: Se vocês fossem se candidatar a prefeitura quais seriam suas propostas? I’m  gonna...  (5’)
- O professor entrega aos alunos a letra da música Man in the mirror  com questões de múltipla escolha para facilitar a compreensão. Explica as questões e dá 5 minutos para que os alunos respndam em dupla. Depois de conferir as respostas, o professor convida os alunos para ouvir ou assistir o vídeo da música Man in the mirror do cantor Michael Jackson. Se for possível exibir o vídeo, após sua exibição perguntar aos alunos baseado nas imagens exibidas qual a mensagem da música e na sua opinião quem é o Man in the mirror do título. Caso não seja possível  a música poderia ser executada em um player. Na letra impressa as estruturas trabalhadas na primeira parte da aula estariam em negrito para facilitar sua localização e uso na discussão sobre o que está sendo dito nestes trechos.Esta segunda parte levaria 5 minutos da execução da música e de 8 a 10 minutos para discussão da música.

- Os 12 minutos restantes seriam utilizados para prática de conversação dirigida com uso de folha de perguntas e respostas  que será demonstrada pelo professor antes de serem praticadas pelos alunos em duplas, esta prática levaria cinco minutos e o tempo restante da aula seria para que eles digam o que eles descobriram sobre o colega através das perguntas.Neste momento a prática de pronúncia será trabalhada e além das perguntas presentes na folha de perguntas e respostas serão perguntados em português para os alunos se eles acreditam em mudanças e se eles se vêm como o homem no espelho de que a música fala.


 

 DISCOVERING LYRIC SONGS

 

 

Making the change

Questionnaire

1) Hi, what is your name?

2) How old are you?

3) Do you like living here? If not, what's the matter?

4) Would you like to change something in your city?

5) What do you intend to do to make changes?

 

Answers

1) My name is ...

2) I am ... years old.

3) Yes, I do. / No, I don't. I think  the trouble is...

4) I would like to change ...

5) I’m gonna…/ I wanna…/ I’m doing this/that…

 

 Man in the mirror by Michael Jackson

1) O tema do texto é :
a) meio ambiente
b) violência
c) justiça social
d) diversidade
2) A quem o título do texto “Man in the mirror" se refere?
a) autor
b) leitor
c) criança
d) outra pessoa
3) No texto o autor manifesta a vontade de:
a) mudar a situação
b) desviar o olhar
c) fugir do frio
d) olhar no espelho
(opções)
4) Que frases são usadas pelo autor para dizer o que quer e o que vai fazer em relação aos problemas mencionados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Quem são as pessoas de quem a música fala nas estrofes 3 e 7?
________________________________________________________________
 6) Esses problemas existem aqui no Brasil?

________________________________________________________________

 

 

 

 

Man In The Mirror




Compositor: Siedah Garrett And Glen Ballard.






I'm gonna make a change
For once in my life

It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right

As I turn up the collar on
My favorite winter coat
This wind is blowing my mind

I see the kids in the streets
With not enough to eat
Who am I to be blind?
Pretending not to see their needs

A summer disregard
A broken bottle top
And a one man soul

They follow each other on the wind, ya' know
'Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I've been a victim of a selfish kind of love
It's time that I realize
That there are some with no home
Not a nickel to loan

Could it be really me
Pretending that they're not alone?

A willow deeply scarred
Somebody's broken heart
And a washed-out dream

They follow the pattern of the wind, ya' see
'Cause they got no place to be
That's why I'm starting with me

I'm starting with the man in the mirror (Oh!)
I'm asking him to change his ways (Oh!)
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I'm starting with the man in the mirror
(Man in the mirror - Oh yeah!)
I'm asking him to change his ways (Better change!)
No message could have been any clearer
(If you wanna make the world a better place)
(Take a look at yourself and then make the change)

(You gotta get it right, while you got the time)
('Cause when you close your heart)
You can't close your, your mind!
(Then you close your mind!)

That man, that man, that man, that man
With the man in the mirror
(Man in the mirror, oh yeah!)
That man, that man, that man
I'm asking him to change his ways (Better change!)
You know... that man



Questionnaire

1) Hi, what is your name?

2) How old are you?

3) Do you like living here? If not, what's the matter?

4) Would you like to change something in your city?

5) What do you intend to do to make changes?

 

Answers

1) My name is ...

2) I am ... years old.

3) Yes, I do. / No, I don't. I think  the trouble is...

4) I would like to change ...

5) I’m gonna…/ I wanna…/ I’m doing this/that…



0 comentários :

Postar um comentário