quinta-feira, 9 de julho de 2015

Aula - Globalização


EEEM José Lins do Rego
2º ano E
Data: 01 de Junho de 2015
Bolsistas: Edilson, Rayssa e Thaís.
Tema: Globalization ( Globalização)
Objetivo Geral: Ampliar conhecimento sobre Globalização na Revolução Tecnológica.

Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação

Repensar o conceito de globalização na tecnologia.


Fazer leitura conjunta do texto Globalization através de inferência.


Discutir questões relacionadas ao tema globalização.

Usar vocabulário aprendido em contexto diferente de uso.








Texto informativo: compreensão de mundo, localização em meio aos fatores sócio históricos.  (Tópico geral: a influência da Globalização nas redes sociais por meio da Revolução Tecnológica )
PRÉ-LEITURA
A discussão será norteada pelas seguintes questões: “Como nós somos globalizados ( por meio da internet, marcas, produtos.)? Através de quais meios a globalização acontece (Celular, internet, tv e etc)?” Nesse momento será apresentado uma imagem de celular e um símbolo do Chrome (navegador de internet) e redes sociais.
“O que são compartilhados aqui?” Será colocada marcas no Chrome e redes sociais de acordo com a resposta dos alunos, deixando alguns slips em branco para quando surgir uma marca não impressa com antecedência. As imagens representarão a globalização. Todo o processo de pré-leitura será feita no quadro. 

LEITURA


Durante a leitura feita por inferências com os alunos, será feito um esquema no quadro e apresentado os pontos principais do texto. No final da leitura, o ciclo será retomado a partir das respostas do aluno sobre a compreensão do texto. A partir do esquema e leitura será perguntado aos alunos: “O que vocês aprenderam que antes não sabiam sobre globalização?”


 
PÓS-LEITURA

Na pós-leitura será discutido os benefícios e malefícios da globalização. Os alunos serão encorajados para que interliguem o texto apresentado anteriormente sobre difusão cultural com o de globalização, fazendo assim uma espécie de embasamento teórico para opinar e discutir os conteúdos expostos com o que foi apreendido, mudado com as novas informações adquiridas.

Texto impresso  sobre a influência da tecnologia na Globalização, recortes de imagens para serem coladas no quadro e atividade de compreensão de texto e vocabulário.
Opinião, reflexão sobre as formas que somos globalizadas pelas redes sociais (revolução tecnológica), atrelando isso a auxílio da difusão da globalização no mundo.


Compreensão de texto e uso do vocabulário aprendido em contextos diferentes de uso.



ANEXO:  Exercício



ESCOLA ESTADUAL JOSE LÍNS DO RÊGO
João Pessoa, ____ de Junho de 2015.
Nome:_____________________________________________ Série: 2º E.

GLOBALIZATION

                The close of the 20th saw a technology revolution that changed the way people and countries relate to each other. This revolution in technology is part of a process known as globalization. Globalization refers to the complex network of interconnections linking people, companies, and places together without regard for national boundaries. Although it began when countries became increasingly active in international trade, the process of globalization has gained momentum in recent years. […]

NATIONAL GEOGRAFIC STUDENT Atlas of the World. 3rd edition. Washington: national Geographic Society, 2009. p. 48. (fragmented)

EXERCISE
1. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com o texto.
(   ) O início do século XX presenciou uma revolução tecnológica.
(    ) A Globalização começou a ganhar força quando os países se tornaram fortemente ativos no mercado internacional. 
(    ) Globalização não se refere à uma rede complexa de interconecções.

2. Marque a segunda coluna de acordo com a primeira: 
a. Social Network
b. Globalization
c. Technology Revolution

(   ) “Significa que nós temos que re-examinar algumas de nossas idéias e olhar para as ideias de outros países, de outras culturas e nos abrirmos para elas”. (Herbie Hancock)
(  ) “Redes sociais de comunicação Websites como Facebook, Twitter e Tumblr fornecem uma capacidade inigualável das pessoas permanecerem conectadas de maneiras novas e originais”. (Michael Benner)
( ) A internet, como máquina de vapor, é _____________ que mudou o mundo”. (Peter Singer)


0 comentários :

Postar um comentário