EEEM José Lins do Rego
2º ano E
Data: 01 de Junho de 2015
Bolsistas: Edilson, Rayssa e Thaís.
Tema: Globalization (
Globalização)
Objetivo Geral: Ampliar conhecimento
sobre Globalização na Revolução Tecnológica.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
|
Repensar o conceito de
globalização na tecnologia.
Fazer leitura conjunta do
texto Globalization através de
inferência.
Discutir questões
relacionadas ao tema globalização.
Usar vocabulário aprendido
em contexto diferente de uso.
|
Texto informativo: compreensão de mundo, localização em meio aos
fatores sócio históricos. (Tópico
geral: a influência
da Globalização nas redes sociais por meio da Revolução Tecnológica )
|
PRÉ-LEITURA
A discussão será norteada
pelas seguintes questões: “Como nós somos globalizados ( por meio da
internet, marcas, produtos.)? Através de quais meios a globalização acontece
(Celular, internet, tv e etc)?” Nesse momento será apresentado uma imagem de
celular e um símbolo do Chrome (navegador de internet) e redes sociais.
“O que são
compartilhados aqui?” Será colocada marcas no Chrome e redes sociais de
acordo com a resposta dos alunos, deixando alguns slips em branco para quando
surgir uma marca não impressa com antecedência. As imagens representarão a
globalização. Todo o processo de pré-leitura será feita no quadro.
LEITURA
Durante a leitura feita por inferências com os alunos, será feito um
esquema no quadro e apresentado os pontos principais do texto. No final da
leitura, o ciclo será retomado a partir das respostas do aluno sobre a
compreensão do texto. A partir do esquema e leitura será perguntado
aos alunos: “O que vocês aprenderam que antes não sabiam sobre globalização?”
PÓS-LEITURA
Na pós-leitura
será discutido os benefícios e malefícios da globalização. Os alunos serão
encorajados para que interliguem o texto apresentado anteriormente sobre
difusão cultural com o de globalização, fazendo assim uma espécie de
embasamento teórico para opinar e discutir os conteúdos expostos com o que
foi apreendido, mudado com as novas informações adquiridas.
|
Texto impresso sobre a influência da tecnologia na
Globalização, recortes de imagens para serem coladas no quadro e atividade de
compreensão de texto e vocabulário.
|
Opinião, reflexão sobre as
formas que somos globalizadas pelas redes sociais (revolução tecnológica),
atrelando isso a auxílio da difusão da globalização no mundo.
Compreensão de texto e uso
do vocabulário aprendido em contextos diferentes de uso.
|
ANEXO: Exercício
ESCOLA
ESTADUAL JOSE LÍNS DO RÊGO
João Pessoa, ____ de Junho de 2015.
Nome:_____________________________________________
Série: 2º E.
GLOBALIZATION
The close of the 20th saw a technology revolution that changed the way
people and countries relate to each other. This revolution in technology is
part of a process known as globalization. Globalization refers to the complex
network of interconnections linking people, companies, and places together
without regard for national boundaries. Although it began when countries became
increasingly active in international trade, the process of globalization has
gained momentum in recent years. […]
NATIONAL GEOGRAFIC STUDENT Atlas of the World. 3rd
edition. Washington: national Geographic Society, 2009. p. 48. (fragmented)
EXERCISE
1.
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com o texto.
(
) O início do século XX presenciou uma revolução tecnológica.
(
) A Globalização começou a ganhar força quando os países se tornaram
fortemente ativos no mercado internacional.
( ) Globalização não se refere à uma rede
complexa de interconecções.
2.
Marque a segunda coluna de acordo com a primeira:
a. Social
Network
b. Globalization
c. Technology Revolution
b. Globalization
c. Technology Revolution
(
) “Significa que nós temos que re-examinar algumas de nossas idéias e
olhar para as ideias de outros países, de outras culturas e nos abrirmos para
elas”. (Herbie Hancock)
( )
“Redes sociais de comunicação Websites como Facebook, Twitter e Tumblr fornecem
uma capacidade inigualável das pessoas permanecerem conectadas de maneiras
novas e originais”. (Michael Benner)
( ) A internet, como máquina de vapor, é
_____________ que mudou o mundo”. (Peter Singer)
0 comentários :
Postar um comentário