quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sequência - Preservação da água


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Data: 11 de abril de 2015
Bolsistas: Edilson, Rayssa e Thaís.
Duração: 135 minutos (3 horas aula)
Tema: Preservação da água
Objetivo Geral: Conscientizar sobre a importância da água na vida das pessoas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO
1.     Desenvolver uma visão crítica sobre importância da água e seu uso consciente;
2.     Relacionar os problemas apresentados no vídeo com a própria realidade;
3.     Compreender uso e função do verbo modal should.
4.     Ampliar e aprofundar vocabulário em língua estrangeira relacionado ao tema;
5.     Aprender o que são e como confeccionar cartilhas.
1.      Vídeo: Animação, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BCHhwxvQqxg    Função social, estrutura composicional (Tópico geral: efeito da falta de água para algumas populações; 2º plano: caridade através de doações para países que passam por essa crise );
2.      Vocabulário em inglês relacionado às consequências da contaminação (eg: dehydration diarrhea, death ...),  a ações que contrastem  preservação e desperdício:  save,  reuse, manage, reduce vs. waste ...  e-ou modos de usar água (use it wisely, use it carefully, use it adequately ....) ;
3.      Verbo modal should uso, forma e reflexão.
4. Cartilha: função social, estrutura composicional
Pré-escuta
                O professor inicia a aula explicando que haverá uma sequência didática, fazendo um pequeno resumo sobre o que será feito.
Em seguida, o professor mostrará imagens e informações sobre pessoas que vivem com a falta de água, questionando os alunos de forma geral sobre os problemas atuais relacionados à falta de água, como essa falta tem atingido a vida das pessoas que passam por essa situação no Brasil e a razão pela qual estamos passando por esse momento. Após essa discussão, o professor perguntará se os alunos enfrentam problemas com a falta de água ou se conhecem alguém que enfrenta e como eles lidam com isso. Por fim, o professor lançará a pergunta: Vocês acham que só o Brasil está passando por problemas de escassez de água?

Escuta
No primeiro momento, o professor passará o vídeo completo e perguntará aos alunos o que eles entenderam, em seguida passando o vídeo por partes, o professor juntamente com os alunos vão fazendo a compreensão do vídeo.  Em uma parte específica do vídeo, o professor lançará a pergunta: How does the contamined water affect peoples´s lives in the video? Onde os alunos resgatarão do vídeo e de suas vivências, algumas palavras relacionadas aos efeitos da água contaminada, auxiliando assim na compreensão do vídeo e na ampliação do léxico relacionado ao tema.
Após esse primeiro momento de compreensão, o professor entregará um handout com um exercício de matching que trabalhará a associação dos efeitos referentes à falta de água na África do Sul que foram mostrados no vídeo com a realidade dos alunos aqui no Brasil, fazendo-os ligar as palavras às figuras.
Continuando o vídeo já por outra perspectiva, o das formas de conservação e aproveitamento de água, o professor perguntará quais são os meios utilizados para resolver o problema da falta de água e água contaminada, tanto as apresentadas no vídeo como os observados pelos alunos em suas vivências, lançando as seguintes perguntas: What should you do to save water?
Pós-escuta
            Durante a discussão sobre formas de conservação e aproveitamento de água, serão colocados no quadro, exemplos ditos pelos alunos em inglês, sentenças em afirmativo e negativo usando should e em seguida, o professor fará os alunos perceberem as diferenças de uso e a função do verbo modal. Indo para a parte da caridade exposta no vídeo, o professor conscientizará que ela é umas das milhares formas de ajudar na conservação e aproveitamento da água, mas que cada um pode fazer sua parte e um meio de ajudar a população é a conscientização através de cartilhas.

Produção da cartilha
Inicialmente será questionado se os alunos sabem o que é e para que serve uma cartilha, feito isso, será  sugerido temas a serem confeccionados nas cartilhas como conscientização do uso da água em casa ou conscientização da água na escola. A confecção das cartilhas levaria em conta o uso dos verbos modais trabalhados e vocabulário. Em seguida será pedido para que a sala se divida em  grupos, escolha um tema, confeccione e no final da aula apresente para o resto da turma seu trabalho. Por fim, as cartilhas ficariam expostas em algum lugar da escola.

Vídeo sobre a importância da água (3:23), datashow e materiais para a elaboração das cartilhas.




















Opinião, reflexão e associação dos problemas da água em nível mundial, nacional e regional;
Uso da língua inglesa para cumprir propósito comunicativo de uma cartilha
Confecção da cartilha e participação na elaboração da mesma.



0 comentários :

Postar um comentário