SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Data: 11 de abril de 2015
Bolsistas: Edilson, Rayssa e Thaís.
Duração: 135 minutos (3 horas aula)
Tema: Preservação da água
Objetivo
Geral: Conscientizar sobre a
importância da água na vida das pessoas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
1. Desenvolver uma visão crítica sobre importância da
água e seu uso consciente;
2. Relacionar os problemas apresentados no vídeo com a
própria realidade;
3. Compreender uso e função do verbo modal should.
4. Ampliar e aprofundar vocabulário
em língua estrangeira relacionado ao tema;
5. Aprender o que são e como
confeccionar cartilhas.
|
1.
Vídeo: Animação, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BCHhwxvQqxg Função social, estrutura composicional (Tópico
geral: efeito da falta de água para algumas populações; 2º plano: caridade
através de doações para países que passam por essa crise );
2. Vocabulário em inglês relacionado às consequências da contaminação (eg: dehydration diarrhea, death ...), a ações que contrastem preservação e desperdício: save, reuse, manage, reduce vs. waste
... e-ou modos de usar água (use it wisely, use it carefully, use it
adequately ....) ;
3.
Verbo
modal should uso, forma e reflexão.
4. Cartilha: função social, estrutura composicional
|
Pré-escuta
O
professor inicia a aula explicando que haverá uma sequência didática, fazendo
um pequeno resumo sobre o que será feito.
Em
seguida, o professor mostrará imagens e informações sobre pessoas que vivem
com a falta de água, questionando os alunos de forma geral sobre os problemas
atuais relacionados à falta de água, como essa falta tem atingido a vida das
pessoas que passam por essa situação no Brasil e a razão pela qual estamos
passando por esse momento. Após essa discussão, o professor perguntará se os
alunos enfrentam problemas com a falta de água ou se conhecem alguém que
enfrenta e como eles lidam com isso. Por fim, o professor lançará a pergunta:
Vocês acham que só o Brasil está passando por problemas de escassez de água?
Escuta
No primeiro momento, o professor passará o vídeo
completo e perguntará aos alunos o que eles entenderam, em seguida passando o
vídeo por partes, o professor juntamente com os alunos vão fazendo a
compreensão do vídeo. Em uma parte
específica do vídeo, o professor lançará a pergunta: How does the contamined water
affect peoples´s lives in the video?
Onde os alunos resgatarão do vídeo e de suas vivências, algumas palavras relacionadas
aos efeitos da água contaminada, auxiliando assim na compreensão do vídeo e
na ampliação do léxico relacionado ao tema.
Após esse primeiro momento de compreensão, o
professor entregará um handout com um exercício de matching que trabalhará a associação dos efeitos referentes à
falta de água na África do Sul que foram mostrados no vídeo com a realidade
dos alunos aqui no Brasil, fazendo-os ligar as palavras às figuras.
Continuando o vídeo já por outra perspectiva, o das
formas de conservação e aproveitamento de água, o professor perguntará quais
são os meios utilizados para resolver o problema da falta de água e água
contaminada, tanto as apresentadas no vídeo como os observados pelos alunos
em suas vivências, lançando as seguintes perguntas: What should you do to save water?
Pós-escuta
Durante a discussão sobre formas
de conservação e aproveitamento de água, serão colocados no quadro, exemplos
ditos pelos alunos em inglês, sentenças em afirmativo e negativo usando should e em seguida, o professor fará os alunos perceberem
as diferenças de uso e a função do verbo modal. Indo para a parte da caridade
exposta no vídeo, o professor conscientizará que ela é umas das milhares
formas de ajudar na conservação e aproveitamento da água, mas que cada um
pode fazer sua parte e um meio de ajudar a população é a conscientização
através de cartilhas.
Produção
da cartilha
Inicialmente será questionado se os
alunos sabem o que é e para que serve uma cartilha, feito isso, será sugerido temas a serem confeccionados nas
cartilhas como conscientização do uso
da água em casa ou conscientização da água na escola. A confecção das
cartilhas levaria em conta o uso dos verbos modais trabalhados e vocabulário.
Em seguida será pedido para que a sala se divida em grupos, escolha um tema, confeccione e no
final da aula apresente para o resto da turma seu trabalho. Por fim, as
cartilhas ficariam expostas em algum lugar da escola.
|
Vídeo sobre a importância da água (3:23), datashow e materiais para a elaboração das cartilhas. |
Opinião, reflexão e
associação dos problemas da água em nível mundial, nacional e regional;
Uso da língua inglesa
para cumprir propósito comunicativo de uma cartilha
Confecção da cartilha
e participação na elaboração da mesma.
|
0 comentários :
Postar um comentário