Pibid
Escola: José
Lins do Rego
Bolsistas:
Juliana Silveira e Mariane Maia
Turmas: 1º
ano/2º ano
Esta sequência didática foi produzida pelas bolsistas
Juliana Silveira e Mariane Maia para ser aplicado na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rego, localizada em João
Pessoa - PB.
Tema: Reutilização de água
Objetivo geral: Conscientizar-se
sobre reutilização da água em outras realidades e na sua própria realidade.
Objetivos Específicos
|
Tornar-se
consciente das formas de reutilização de água em outros países.
Disseminar
ideias de reutilização e seus benefícios.
Refletir sobre o
problema da falta de água no Brasil e no mundo.
Conhecer e discutir
maneiras de economizar água em casa.
Aconselhar
outros em inglês sobre uso racional de
água.
Conteúdos
|
Gênero textual vídeo
(condições de
produção , propósito comunicativo : função social).
cartilha e
propaganda:
Explanar o gênero propaganda: a função social,
estrutura composicional, elementos constitutivos)
Vocabulário
referente à água e collocations com water
If clauses
(second conditional): uso e função;
Imperativo: uso
e função;
Adjetivação: uso e
função
Procedimentos metodológicos
|
1ª aula
Pré- escuta:
Apresentar o
tema da sequência didática para os alunos (Reutilização de água) e preparar
(sensibilizar) aluno para assistir a um vídeo (Anexo 1).
Informar que o vídeo é uma animação de uma empresa,
dar alguns dados da empresa. Dizer o que ela faz: condições de produção do
vídeo e propósito comunicativo (função social).
Fazer brainstorming no quadro com palavras que eles
acreditam estar associadas a esse tema. Deixar os alunos preencherem com várias
palavras.
Expor
para os alunos que eles provavelmente já ouviram falar sobre esse tema e ativar
o que já conhecem, situações onde foi necessária a reutilização. Se no Brasil
por que ainda não está sendo feita campanhas para a reutilização da água?
Perguntar aos alunos quais os tipos de reutilização de
água eles já ouviram falar. Pedir e escrever no quadro exemplos de como
reutilizar a água e poupar também.
Por fim, perguntar o que eles acham, qual a relevância
destes métodos.
Escuta:
Passar
aproximadamente 3:25 da animação vídeo “The sewage treatment process” (com
legenda em inglês).
Para deixar mais
claro o que é sewage, o professor
congela uma parte do
vídeo, o qual mostra um ciclo de esgoto. Assim o professor conversa com os
alunos sobre os resíduos de esgoto e fala sobre seu ciclo.
Feito isso mostrar a porcentagem que o vídeo mostra do
que é composto o sewage.
Como os alunos, nessa fase, já estão familiarizados
com o ciclo da água e o ciclo do tratamento de água nos centros urbanos, o
professor trará em forma de figura, porém com os nomes em inglês.
Explicando o processo
a partir de palavras-chave que estarão escritas em inglês e repeti-las com os
alunos.
Ressaltar dados relativos à quantidade de pessoas que
não têm água tratada.
Explicar dados da quantidade de esgoto que a empresa
trata.
Chamar a atenção para a parte relativa a poor sanitation. Pedir que os alunos
relacionem isso com as consequências. Colocar as consequências elencadas no
quadro em língua inglesa.
Usar as perguntas que terminam o vídeo para começar
uma discussão com os alunos.
Chamar a atenção para o enunciado:
IMAGINE WHAT WOULD HAPPEN IF WE DIDN’T TREAT AND CLEAN
IT…
Pedir que alunos a completem.
Os alunos vão
respondendo em português e o professor
traduzirá para o inglês,
escrevendo-a no quadro. Deixando em evidencia os verbos no passado e o would.
Utilizar as respostas dos alunos não apenas para conscientização e socialização do que possa
acontecer se não tratassem e limpassem,
mas também para trabalhar a língua na sua modalidade oral. Repetir algumas vezes IF WE DIDN’T
TREAT AND CLEAN IT, xxxxx para que alunos se familiarizem com a língua inglesa
e a pronúncia.
Colocar duas outras
questões visando ao
letramento crítico
Where would untreated sewage end up?
What would untreated sewage do to our environment and
our health?
What would you do if you could stop untreated sewage
from being thrown in the river/etc etc?
Chamar atenção para o uso do “would: uso e função” nas
perguntas.
Nesssa primeira aula, o professor fechará a aula fazendo
perguntas aos alunos como: Qual o objetivo desse video? Para quem é? Quais
recursos são usados para realçar as informações do vídeo?
2ª aula
Após passar o vídeo, é interessante que o professor
tenha as partes do processo recortadas em um slide para explicar mais
lentamente. As partes escritas contidas no vídeo também devem estar escritas.
Após terminar de discutir o vídeo, o professor levará
pequenos fragmentos de texto que mostrem opiniões contra e a favor desse tipo
de tratamento de água, os principais centros de referência nesse processo de
reutilização e as informações que as próprias empresas dão em seus sites como
benefícios do processo.
Serão usados tais fragmentos em slips of paper e distribuiremos para os alunos em grupos. Cada
grupo ficará com uma frase, que pode ser contra ou a favor. O professor dará um
tempo para que os alunos discutam entre si. No quadro estarão as palavras: A
favor e Contra (em inglês) para os alunos colarem os papeis nos lugares
corretos após a discussão em grupo.
Produto final da parte 1:
Explanar o gênero propaganda: a função social,
estrutura composicional, elementos constitutivos.
Mostrar e
identificar algumas propagandas: o que está sendo anunciado, quais estratégias
(fonte, cores etc)
Produzir cartazes (PROPAGANDA) que mostrem os
benefícios de se ter uma reutilização de água proveniente desse processo
estudado nas aulas. Disseminar essa ideia pela escola, para que os outros
alunos tenham conhecimento desse tipo de processo e possam opinar sobre o
processo de reutilização da água.
3ª aula *
Acesso em 5 de março de 2015 http://www.rainharvest.co.za/2012/08/easy-water-saving-tips-2/ (anexo 2)
·
Conversar com os alunos
sobre como estes lidam com a água: para
lavar carro, limpar a rua, vazamentos, etc.;
·
Perguntar se o aluno
sabe de meios para economizar água;
·
Falar do contexto da África
do Sul e a relação desse país com a água;
·
Organizar os alunos em
trios
·
Apresentar cartilha e
selecionar duas imagens para serem explicadas pelo trio
·
Explicar o vocabulário
encontrado na cartilha;
·
Depois de apresentada a
cartilha o professor sistematiza e explica o uso e função do imperativo;
·
O professor finaliza a
aula com um exercício (anexo 3)
Materiais Utilizados (realia)
|
Quadro;
Pincel para
quadro branco;
Datashow;
Caixas de som;
Cartolina;
Marcadores
coloridos;
Papel ofício com
as questões;
Avaliação
|
Produção de um
cartaz;
Responder um
questionário;
Respostas orais
durante as aulas;
*Aula ministrada no dia 10/05/2015.
Anexos:
anexo 2
Anexo 3
0 comentários :
Postar um comentário