sábado, 4 de julho de 2015

Água - Sequência Didática


Pibid
Escola: José Lins do Rego
Bolsistas: Juliana Silveira e Mariane Maia
Turmas: 1º ano/2º ano

Esta sequência didática foi produzida pelas bolsistas Juliana Silveira e Mariane Maia para ser aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rego, localizada em João Pessoa - PB.

Tema: Reutilização de água

Objetivo geral: Conscientizar-se sobre reutilização da água em outras realidades e na sua própria realidade.

Objetivos Específicos
Tornar-se consciente das formas de reutilização de água em outros países.

Disseminar ideias de reutilização e seus benefícios.


Refletir sobre o problema da falta de água no Brasil e no mundo.

Conhecer e discutir maneiras de economizar água em casa.

Aconselhar outros em inglês  sobre uso racional de água.

Conteúdos

Gênero textual vídeo
(condições de produção , propósito comunicativo : função social).
cartilha e propaganda:
Explanar o gênero propaganda: a função social, estrutura composicional, elementos constitutivos)


Vocabulário referente à água e collocations com water

If clauses (second conditional): uso e função;

Imperativo: uso e função;



Adjetivação: uso e função

Procedimentos metodológicos

1ª aula

Pré- escuta:


 Apresentar o tema da sequência didática para os alunos (Reutilização de água) e preparar (sensibilizar) aluno para assistir a um vídeo (Anexo 1).
Informar que o vídeo é uma animação de uma empresa, dar alguns dados da empresa. Dizer o que ela faz: condições de produção do vídeo e propósito comunicativo (função social).
Fazer brainstorming no quadro com palavras que eles acreditam estar associadas a esse tema. Deixar os alunos preencherem com várias palavras.  
Expor para os alunos que eles provavelmente já ouviram falar sobre esse tema e ativar o que já conhecem, situações onde foi necessária a reutilização. Se no Brasil por que ainda não está sendo feita campanhas para a reutilização da água?
Perguntar aos alunos quais os tipos de reutilização de água eles já ouviram falar. Pedir e escrever no quadro exemplos de como reutilizar a água e poupar também.
Por fim, perguntar o que eles acham, qual a relevância destes métodos.

Escuta:


Passar aproximadamente 3:25 da animação vídeo “The sewage treatment process” (com legenda em inglês).  
Para deixar mais claro o que é sewage, o professor congela uma parte do vídeo, o qual mostra um ciclo de esgoto. Assim o professor conversa com os alunos sobre os resíduos de esgoto e fala sobre seu ciclo.
Feito isso mostrar a porcentagem que o vídeo mostra do que é composto o sewage.
Como os alunos, nessa fase, já estão familiarizados com o ciclo da água e o ciclo do tratamento de água nos centros urbanos, o professor trará em forma de figura, porém com os nomes em inglês.
Explicando o processo a partir de palavras-chave que estarão escritas em inglês e repeti-las com os alunos.
Ressaltar dados relativos à quantidade de pessoas que não têm água tratada.
Explicar dados da quantidade de esgoto que a empresa trata.
Chamar a atenção para a parte relativa a poor sanitation. Pedir que os alunos relacionem isso com as consequências. Colocar as consequências elencadas no quadro em língua inglesa.
Usar as perguntas que terminam o vídeo para começar uma discussão com os alunos.
Chamar a atenção para o enunciado:
IMAGINE WHAT WOULD HAPPEN IF WE DIDN’T TREAT AND CLEAN IT…
Pedir que alunos a completem.  
Os alunos vão respondendo em português e o professor traduzirá para o inglês, escrevendo-a no quadro. Deixando em evidencia os verbos no passado e o would.
Utilizar as respostas dos alunos não apenas para  conscientização e socialização do que possa acontecer se não  tratassem e limpassem, mas também para trabalhar a língua na sua modalidade oral. Repetir algumas vezes IF WE DIDN’T TREAT AND CLEAN IT, xxxxx para que alunos se familiarizem com a língua inglesa e a pronúncia.
Colocar duas outras questões visando ao letramento crítico
Where would untreated sewage end up?
What would untreated sewage do to our environment and our health?
What would you do if you could stop untreated sewage from being thrown in the river/etc etc?

Chamar atenção para o uso do “would: uso e função” nas perguntas.

Nesssa primeira aula, o professor fechará a aula fazendo perguntas aos alunos como: Qual o objetivo desse video? Para quem é? Quais recursos são usados para realçar as informações do vídeo?

2ª aula


Após passar o vídeo, é interessante que o professor tenha as partes do processo recortadas em um slide para explicar mais lentamente. As partes escritas contidas no vídeo também devem estar escritas.
Após terminar de discutir o vídeo, o professor levará pequenos fragmentos de texto que mostrem opiniões contra e a favor desse tipo de tratamento de água, os principais centros de referência nesse processo de reutilização e as informações que as próprias empresas dão em seus sites como benefícios do processo.  
Serão usados tais fragmentos em slips of paper e distribuiremos para os alunos em grupos. Cada grupo ficará com uma frase, que pode ser contra ou a favor. O professor dará um tempo para que os alunos discutam entre si. No quadro estarão as palavras: A favor e Contra (em inglês) para os alunos colarem os papeis nos lugares corretos após a discussão em grupo.  

Produto final da parte 1:
Explanar o gênero propaganda: a função social, estrutura composicional, elementos constitutivos.
Mostrar  e identificar algumas propagandas: o que está sendo anunciado, quais estratégias (fonte, cores etc)

Produzir cartazes (PROPAGANDA) que mostrem os benefícios de se ter uma reutilização de água proveniente desse processo estudado nas aulas. Disseminar essa ideia pela escola, para que os outros alunos tenham conhecimento desse tipo de processo e possam opinar sobre o processo de reutilização da água.

3ª aula *


·         Conversar com os alunos sobre como estes lidam com a água: para  lavar carro, limpar a rua, vazamentos, etc.;
·         Perguntar se o aluno sabe de meios para economizar água;
·         Falar do contexto da África do Sul e a relação desse país com a água;
·         Organizar os alunos em trios
·         Apresentar cartilha e selecionar duas imagens para serem explicadas pelo trio
·         Explicar o vocabulário encontrado na cartilha;
·         Depois de apresentada a cartilha o professor sistematiza e explica o uso e função do imperativo;
·         O professor finaliza a aula com um exercício (anexo 3)

Materiais Utilizados (realia)
Quadro;
Pincel para quadro branco;
Datashow;
Caixas de som;
Cartolina;
Marcadores coloridos;
Papel ofício com as questões;


Avaliação
Produção de um cartaz;

Responder um questionário;

Respostas orais durante as aulas;



*Aula ministrada no dia 10/05/2015.


Anexos:

Anexo 1

















anexo 2


Anexo 3













0 comentários :

Postar um comentário