Bolsista:
Ana Beatriz & Moacir Rodrigues
Ano: 1º Ano Ensino
Médio
Plano de
aula (esboço)
Tema: Amizade
Objetivo geral: Conscientizar-se de que as amizades surgem independentemente de tribos.
Objetivo geral: Conscientizar-se de que as amizades surgem independentemente de tribos.
Objetivo específico
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
•
Confrontar crenças sobre enquadramento em tribos
•
Expressar e justificar opinião
•
Definir e conceituar amizade
•
Construir novas amizades
|
• Crenças e opinião (expressão)
• Argumentação (justificação de opinião)
• Verbos que constituem definição /conceituação:
be, mean, involve...
• Simple Present
|
• Sondagem sobre a rotina dos alunos na escola.
Como se dividem e se eles podem caracterizar algumas “tribos” existentes na
sala de aula (escrevendo as características em inglês).
• Identificação da tribo que alunos acham em que
se encaixam e o motivo.
• Após suposto agrupamento em tribos, caracterizadas
pelos alunos, apresentação do vídeo “I am human so i must be stereotyped”(Anexo
1)
• Discussão visando confrontar agrupamentos e
crenças dos alunos sobre si mesmos e agrupamentos: até que ponto o que
disseram é realmente necessário?
• Debate sobre “o que é amizade” para os alunos e
formação de conceito através das opiniões dos alunos.
• Para finalizar as atividades, “pulseiras” serão
distribuídas para os alunos e eles terão de presenteá-las para alguém que se
encaixou em uma “tribo” diferente da dele, como um sinal de que eles tentarão
ser amigos deste ponto em diante.
|
• Lápis
• Quadro
• Projetor
|
Expressão de opinião, crença ou definição antes e
depois da aula (foco em mudanças)
|
Anexo 1:
https://www.youtube.com/watch?v=4iZc8SuWML8
0 comentários :
Postar um comentário