quinta-feira, 9 de julho de 2015

Plano de Aula - Amizade



EEEFM Prof. Luiz Gonzaga Albuquerque Burity

Bolsista: Ana Beatriz & Moacir Rodrigues
Ano: 1º Ano Ensino Médio
Plano de aula (esboço)
Tema: Amizade
Objetivo geral: Conscientizar-se de que as amizades surgem independentemente de tribos.




Objetivo específico
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
• Confrontar crenças sobre enquadramento em tribos
• Expressar e justificar opinião
• Definir e conceituar amizade
• Construir novas amizades
• Crenças e opinião (expressão)
• Argumentação (justificação de opinião)
• Verbos que constituem definição /conceituação: be, mean, involve...
• Simple Present
• Sondagem sobre a rotina dos alunos na escola. Como se dividem e se eles podem caracterizar algumas “tribos” existentes na sala de aula (escrevendo as características em inglês).

• Identificação da tribo que alunos acham em que se encaixam e o motivo.

• Após suposto agrupamento em tribos, caracterizadas pelos alunos, apresentação do vídeo “I am human so i must be stereotyped”(Anexo 1)

• Discussão visando confrontar agrupamentos e crenças dos alunos sobre si mesmos e agrupamentos: até que ponto o que disseram é realmente necessário?

• Debate sobre “o que é amizade” para os alunos e formação de conceito através das opiniões dos alunos.

• Para finalizar as atividades, “pulseiras” serão distribuídas para os alunos e eles terão de presenteá-las para alguém que se encaixou em uma “tribo” diferente da dele, como um sinal de que eles tentarão ser amigos deste ponto em diante.
• Lápis
• Quadro
• Projetor
• Video “I am human so I must be stereotyped”
Expressão de opinião, crença ou definição antes e depois da aula (foco em mudanças)


Anexo 1:  https://www.youtube.com/watch?v=4iZc8SuWML8

0 comentários :

Postar um comentário