quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sequência - Conservação e Preservação da Água



Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________

PLANO DE AULA
TEMA: Conservação e Preservação da Água
OBJETIVO GERAL:Reconhecer a importância da água para a nossa vida

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
Refletir sobre o uso adequado da água;

Construir vocabulário relacionado ao tema água.

Conhecer (reconhecer e utilizar) vocabulário e estruturas linguísticas através do engajamento discursivo no tema.


Aplicar no cotidiano as dicas de conservação e reutilização da água, modificando-as quando necessário;



Criar novas ideias para a conservação da água na escola a partir de sátiras produzidas;








Vocabulário em inglês relacionado à água (uso e conservação): 
uso do imperativo para ações de preservação de água

Gênero: Charge (com a função social de satirizar nesse contexto)


O professor inicia a aula a partir do conhecimento prévio dos alunos:

Utilizaremos a nossa própria garrafa de água para chamar a atenção dos alunos para a ação sendo realizada. [E. g.: What am I doing now?Answer: I’m drinking water.]

Questionamento sobre a razão de utilizarmos água [Nós usamos água para quê? (What do we use water for?)].

“For cooking; For taking showers; For cleaning; For washing the dishes; For washing our hands; For washing the car; For watering plants; For flushing…”

Ativação de conhecimento prévio sobre o que tem sido falado sobre o tema e o porquê do tema na mídia [O que vocês têm ouvido falar a respeito da água ultimamente?; - E por que vocês acham que estamos vivenciando um período de escassez de água? ] .

- Divisão dos alunos em grupos e distribuição os textos [Pedir para que um integrante de cada grupo leia uma parte do texto(ajudar se for preciso)]; Depois o professor usa as informações do texto para fazer gancho com a realidade dos alunos.

E. g.: selecionaralgumas + relevantes
What do you know about the issue?”
“What other people are concerned about it?”
“How does it affect your local area?”
“How do you feel about this issue? Why?”
What is the meaning of this issue in your own life?”
“How could the situation be changed so it would be as you wished it to be?”
What exactly needs to be changed?
“What would it take for you to participate in the change?”
“What support would you need to work for this change?”
“Who do you need to talk to?”

-      Segunda aula:

Retomando brevemente o que foi discutido na aula anterior, o professor mostra um primeiro vídeo sobre ‘Water Facts’ e pede para que os alunos discutam sobre as informações contidas nele, com o objetivo de chamar atenção para a importância da água e relembrar o que foi discutido na aula anterior.

Em seguida, o professor pergunta como os alunos podem fazer para usar a água de forma consciente (What can you do to use water in a conscious way?). Assim que os alunos comentarem a questão, o professor distribui os “slips” que contem informações sobre o uso consciente da água.


Bathroom
Bathroom use accounts for about 75 percent of the water used inside the home.
·         Take short showers and save the baths for special occasions. Water saved: 2 to 5 gallons per minute.
·         Fix a dripping tap. A dripping tap can waste 15 litres of water a day, or 5,500 litres of water a year.
Kitchen
About 8 percent of in-home water use takes place in the kitchen.
·         Install a low-flow faucet aerator, which can cut water use in half. Water saved: 1 to 2 gallons per minute.

Around the house
·         Wash only full loads in the clothes washer. Washing small loads uses over twice as much water per pound of laundry.
Outdoor
·         Water your garden with a watering can rather than a hosepipe. A hosepipe uses 1,000 litres of water an hour. Mulching your plants (with bark chippings, heavy compost or straw) and watering in the early morning and late afternoon will reduce evaporation and also save water.


Depois que os alunos lerem os ‘slips’ (individualmente), perguntar quais ações nos slipssignificam/marcam/ilustram/ uso consciente de água:

Ações (actions)

Alunos deverão, em seguida, assistir a um vídeo que mostra como algumas das ações contidas nos ‘slips’ podem ser utilizadas em casa.

Assim, que os alunos já estão situados no contexto de conservação da água, o professor volta à pergunta inicial (What can you do to use water in a conscious way?) e enfatiza o uso do ‘Can’ para a transformação do ambiente em que eles estão envolvidos, seja ele qual for (casa, escola, etc.), tornando-os agentes transformadores. 

Depois de colocar algumas ações que alunos podem fazer no quadro, destacando o can na língua em uso, o professor explica como o “can” pode ser usado e relaciona a sua possibilidade de transformação através da frase “Yes, we can” do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Depois pede para que os alunos respondam uma pequena atividade utilizando o modal “can” e sua forma negativa. Fazer um quadro com ações que podem e não podem ser realizadas se o Brasil quiser de fato conservar água. Cabendo aos alunos reconhecer vocabulário e separar ‘things Brazilian people can or can’t do if they want to save water’.

Ações diversas para serem colocadas nas colunas de can e can´t:

Brazilian people can...
Brazilian people can´t


Como uma última atividade, as estagiárias pedem para que os alunos gravem em seus celulares um uso consciente da água em suas casas ou na escola (ate 15 segundos). O vídeo deverá ser exibido na sala de aula para que cada um veja como a aula está sendo utilizada de forma consciente na casa de seus colegas e na sua própria casa.


3 – Terceira Aula;

Leitura de cartuns que satirizam açõesrelacionadas à conservação da água. O mesmo perguntará se os alunos conhecem esse gênero textual, se sabem qual o seu propósito comunicativo (função social) logo em seguida explicará sobre como ele pode ser usado para chamar atenção para um problema social.


- O professor vai distribuir um exemplo de charge (5charges diferentes distribuídas pela sala);
- Após a distribuição, o professor vai gerar uma discussão em sala de aula sobre qual o problema que está sendo relatado em cada Charge;
- alunos deverão identificar qual ação está sendo satirizada
- Logo depois, o professor mostra alguns exemplos de desperdício de água, fotos tiradas ao redor da escola por ele mesmo para que alunos produzam chargesobre esses problemas (em inglês – pode ter a tradução tbm) para serem colados no lugar onde esses problemas são encontrados.

Lousa;
Pincel atômico;
Folha de papel oficio;
Lápis colorido;
Cola;
Fita adesiva.

Cartoons produzidos

Exercício de Vocabulário






Anexo: 

Texto - aula 1

Steps to Conserving Water at Home
Saving water is good for your budget…and for the planet
Most of us take for granted an abundant supply of good, fresh water. However, we shouldn’t. Although almost 80 percent of the Earth is covered with water, only three percent of that is fresh water. Less than one percent is available for human consumption; the rest is bound up in glaciers and polar ice caps. Unfortunately, our thirst for water – to create electricity, grow crops, run factories and for household and sanitation needs – is increasing faster than the population is growing. Global water consumption rose almost tenfold in the last century and many parts of the world are now reaching the limits of their supplies. According to the United Nations, if current trends continue, two out of every three people on earth will suffer moderate to severe water shortages in little more than two decades from now. Globally, one in six people still have no regular access to safe drinking water, and more than twice that number (2.4 billion people) lack access to adequate sanitation facilities.



Vídeo - aula 2

https://www.youtube.com/watch?v=rRsiz5ykjuc 




Cartuns - aula 3


0 comentários :

Postar um comentário