sexta-feira, 10 de julho de 2015

What is family?


EEEFM Burity
Tena: O que é família?
Bolsista: Ana Beatriz
Turma: 1º ano
Aulas: 1 (30min)
ü  Objetivo geral: Redimensionar o conceito de família e sua diversidade.
Objetivos específicos
Conteúdos
Recursos didáticos
Procedimentos metodológicos
Avaliação
ü  Pensar e entender em diferentes modelos familiares;
ü  Construir vocabulário relacionado à família e a modalidades de família;
ü  Argumentar, expressar e sustentar opinião.
ü  Modelos familiares;
ü  Vocabulário relacionado à família (mother, father, sister, brother, etc.)
ü  Possessive case ‘s.
ü  Descrição (família)
ü  Expressões relacionadas à expressão de opinião (I think/believe/In my opinion)
ü  Argumento

ü  Cópias do anexo 1;
ü  Quadro;
ü  Giz de cera
ü  Slide com figuras para a interpretação do texto;
ü  Uma cópia colorida do anexo 2.
Pré leitura:
O professor começa falando do tema que será trabalhado e da necessidade ou tipo acordo com alunos para que eles lidem com o assunto de forma respeitosa, pois o objetivo maior da aula é perceber a multiplicidade de modelos familiares que existem.
ü  O professor irá mostrar em uma apresentação de slides a foto de um casal famoso (Angelina Jolie e Brad Pitt) e perguntar aos alunos se eles os conhecem. Então ele mostrará outra foto composta pela família do casal e perguntar a eles o que eles acham que é. No slide seguinte será mostrado que essa é uma Family. O professor também deve explicar um pouco sobre a família Jolie-Pitt, que é composta por três filhos adotados em países diferentes e três filhos biológicos.
ü  Então, o professor introduzirá o ponto principal da aula: “What is a family?” e guiará uma discussão sobre “What defines a family?”.
1.      Pra vocês, uma família pequena é uma família? Uma família sem crianças é uma família?
2.      What is a family for you?
3.      What is more important in a family?
ü  O professor irá escrever a palavra “Family” no quadro e transcrevendo para inglês as definições faladas pelos alunos.
ü  Após as definições dadas o professor pedirá que cada um sustente a definição dada. Esses argumentos serão revistos ao final da aula para verificar se alguma crença dos alunos sofreu qualquer alteração.
Reading:
ü  O professor começará a ler o texto (Anexo 1) com os alunos e irá explicando as frases mais importantes, focando no vocabulário relacionado à família, e utilizando os slides com imagens para melhor explicar.
Pós leitura:
ü  O professor lembrará a discussão no início da aula sobre “What is a family” e pedirá para os alunos fazerem a atividade seguinte levando em consideração o questionamento: O que é mais importante em uma família; seus integrantes (a quantidade e o papel que cada uma ocupa, se tem mãe ou não, se só tem avó, etc.) ou o amor que a une?

ü  Depois, o professor dividirá a sala em três grupos e dará duas imagens de famílias diferentes (Anexo 2) para cada. Os alunos terão que descrever o grupo que tem – quantos filhos, irmãos, pai, mãe, etc. – e se posicionar quanto a se aquele grupo é uma família ou não e por quê. Eles terão de 5 a 7 minutos para fazer isso. Depois cada grupo mostrará a sua imagem e descreverá para a sala que integrantes há nela e qual foi a decisão do grupo quanto à pergunta proposta.
ü  Uso (parcial) do inglês ao se expressar oralmente (no caso dos que se sentirem a vontade em se expressar oralmente);

Anexo 1:
A family in EAST AFRICA
The Leakey family is similar in many ways. They live in East Africa, but the family is from England. Louise Leakey is an explorer, but for her family that’s normal! Louise’s mother is Maeve and she’s an explorer.
Her father is Richard Leakey. Richard is also in East Africa, but he’s a farmer. Richard’s half brother is Colin Leakey. Colin isn’t in Africa, but he’s an explorer and a scientist at Cambridge University in England.

Louise’s grandparents (Louis and Mary) are dead, but they were also famous explorers. Louise’s sister is Samira, but she works for the World Bank.

0 comentários :

Postar um comentário