Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________
Turma:_____________
Professor regente:
__________________________________________
Bolsista/estagiário: Janaine Rolim e Janine Rolim
PLANO DE AULA
TEMA: Conservação e Preservação da Água
OBJETIVO GERAL:Reconhecer a importância da água para a
nossa vida
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Refletir
sobre o uso adequado da água;
Construir
vocabulário relacionado ao tema água.
Conhecer
(reconhecer e utilizar) vocabulário e estruturas linguísticas através do
engajamento discursivo no tema.
Aplicar no cotidiano as dicas de conservação e
reutilização da água, modificando-as
quando necessário;
|
Vocabulário
em inglês relacionado à água (uso e conservação):
uso do
imperativo para ações de preservação de água
Gênero:
Charge (com a função social de satirizar nesse contexto)
|
O
professor inicia a aula a partir do conhecimento prévio dos alunos:
Utilizaremos
a nossa própria garrafa de água para chamar a atenção dos alunos para a ação
sendo realizada. [E. g.: What am I
doing now?Answer: I’m drinking water.]
Questionamento
sobre a razão de utilizarmos água [Nós usamos água para quê? (What do we use water for?)].
“For cooking; For taking
showers; For cleaning; For washing the dishes; For washing our hands; For
washing the car; For watering plants; For flushing…”
Ativação
de conhecimento prévio sobre o que tem sido falado sobre o tema e o porquê do
tema na mídia [O que vocês têm ouvido falar a respeito da água
ultimamente?; - E por que vocês acham que estamos vivenciando um período de
escassez de água? ] .
-
Divisão dos alunos em grupos e distribuição os textos [Pedir para que um
integrante de cada grupo leia uma parte do texto(ajudar se for preciso)];
Depois o professor usa as informações do texto para fazer gancho com a
realidade dos alunos.
E. g.: selecionar algumas
+ relevantes
“What do you know about
the issue?”
“What other people are
concerned about it?”
“How do you feel about
this issue? Why?”
“What is the meaning of this issue in your own life?”
“How could the situation be changed so it would be as you wished it to
be?”
“What exactly needs to be changed?
“What would it take for you to participate in the change?”
“What support would you need to work for this change?”
“Who do you need to talk to?”
|
Lousa;
Pincel
atômico;
Folha
de papel oficio;
Lápis
colorido;
Cola;
Fita
adesiva.
|
Cartoons
produzidos
Exercício
de Vocabulário
|
Anexo:
Steps to Conserving Water at Home
Saving water is good for your budget…and for the planet
Saving water is good for your budget…and for the planet
Most
of us take for granted an abundant supply of good, fresh water. However, we shouldn’t. Although almost 80
percent of the Earth is covered with water, only three percent of that is fresh
water. Less than one percent is available for human consumption; the rest is
bound up in glaciers and polar ice caps. Unfortunately, our thirst for water –
to create electricity, grow crops, run factories and for household and sanitation
needs – is increasing faster than the population is growing. Global water
consumption rose almost tenfold in the last century and many parts of the world
are now reaching the limits of their supplies. According to the United Nations,
if current trends continue, two out of every three people on earth will suffer
moderate to severe water shortages in little more than two decades from now.
Globally, one in six people still have no regular access to safe drinking
water, and more than twice that number (2.4 billion people) lack access to
adequate sanitation facilities.
0 comentários :
Postar um comentário