domingo, 5 de julho de 2015

Aula - Conservação e Preservação de Água


Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário: Janaine Rolim e Janine Rolim
PLANO DE AULA
TEMA: Conservação e Preservação da Água
OBJETIVO GERAL:Reconhecer a importância da água para a nossa vida

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
Refletir sobre o uso adequado da água;

Construir vocabulário relacionado ao tema água.

Conhecer (reconhecer e utilizar) vocabulário e estruturas linguísticas através do engajamento discursivo no tema.


Aplicar no cotidiano as dicas de conservação e reutilização da água, modificando-as quando necessário;









Vocabulário em inglês relacionado à água (uso e conservação): 
uso do imperativo para ações de preservação de água

Gênero: Charge (com a função social de satirizar nesse contexto)

O professor inicia a aula a partir do conhecimento prévio dos alunos:

Utilizaremos a nossa própria garrafa de água para chamar a atenção dos alunos para a ação sendo realizada. [E. g.: What am I doing now?Answer: I’m drinking water.]

Questionamento sobre a razão de utilizarmos água [Nós usamos água para quê? (What do we use water for?)].

“For cooking; For taking showers; For cleaning; For washing the dishes; For washing our hands; For washing the car; For watering plants; For flushing…”

Ativação de conhecimento prévio sobre o que tem sido falado sobre o tema e o porquê do tema na mídia [O que vocês têm ouvido falar a respeito da água ultimamente?; - E por que vocês acham que estamos vivenciando um período de escassez de água? ] .

- Divisão dos alunos em grupos e distribuição os textos [Pedir para que um integrante de cada grupo leia uma parte do texto(ajudar se for preciso)]; Depois o professor usa as informações do texto para fazer gancho com a realidade dos alunos.

E. g.: selecionar algumas + relevantes
“What do you know about the issue?”
“What other people are concerned about it?”
“How does it affect your local area?”
“How do you feel about this issue? Why?”
“What is the meaning of this issue in your own life?”
“How could the situation be changed so it would be as you wished it to be?”
“What exactly needs to be changed?
“What would it take for you to participate in the change?”
“What support would you need to work for this change?”
“Who do you need to talk to?”

Lousa;
Pincel atômico;
Folha de papel oficio;
Lápis colorido;
Cola;
Fita adesiva.
Cartoons produzidos

Exercício de Vocabulário




Anexo:
Steps to Conserving Water at Home
Saving water is good for your budget…and for the planet
Most of us take for granted an abundant supply of good, fresh water. However, we shouldn’t. Although almost 80 percent of the Earth is covered with water, only three percent of that is fresh water. Less than one percent is available for human consumption; the rest is bound up in glaciers and polar ice caps. Unfortunately, our thirst for water – to create electricity, grow crops, run factories and for household and sanitation needs – is increasing faster than the population is growing. Global water consumption rose almost tenfold in the last century and many parts of the world are now reaching the limits of their supplies. According to the United Nations, if current trends continue, two out of every three people on earth will suffer moderate to severe water shortages in little more than two decades from now. Globally, one in six people still have no regular access to safe drinking water, and more than twice that number (2.4 billion people) lack access to adequate sanitation facilities.


0 comentários :

Postar um comentário