domingo, 12 de julho de 2015

Water Crisis



PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA: WATER CRISIS

1ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e André Wesley
1.     Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 11/06/2015 e 18/06/2015
Série: 1º ano T05
Duração: 45 minutos

II. Tema:
- Water crisis (crise hídrica)

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Refletir sobre a crise hídrica a partir de um texto em língua inglesa
Objetivo Especifico:
- Informar-se sobre a crise hídrica no mundo
- Assistir e compreender o vídeo The World Water Crisis
- Familiarizar-se com o gênero textual anúncio publicitário-campanha

IV. Conteúdo:
- Collocations
- Vocabulário relacionado à water

V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula apresentando o termo water crisis e perguntar aos alunos se eles entendem este termo. Em seguida, iniciar uma breve discussão sobre a atual falta de água no Brasil e no mundo: Você acha que há água suficiente no planeta? Por quê? No mundo todo ou em determinados países? Quais? Você poderia dar alguns exemplos na sua região ou do seu país que mostrem que há uma crise na quantidade de água disponível para uso humano? O que vocês entendem por crise hídrica? Porque acha que isso está acontecendo? Quais são os problemas que as pessoas encontram para ter acesso à água?
* Explorar as imagens relativas ao tema presentes nos slides: (O que conseguem entender dessas imagens? Tem relação com o tema? Quais países elas retratam? Acham que alguma delas foi tirada no país? Qual? Retratam países ricos ou pobres? .... Apresentar a imagem do planeta Terra e perguntar e perguntar qual a primeira coisa que chama a atenção quando observa-se a foto (O azul, a água), acham que com toda essa água devemos nos preocupar com a crise hídrica? Porque? Acham que toda essa água é própria para consumo? O que torna a água adequada para uso humano?)

Relacionar o tema ao gênero textual anúncio publicitário (porque são produzidos? Qual objetivo? Onde podemos acha-los?). Explicar as principais características dos anúncios publicitários (objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo, presente nos veículos de comunicação (revista, jornal, TV, rádio, internet), usa a linguagem verbal e a linguagem não verbal. Depende do público-alvo. Utiliza frases de efeito) (10 min)

- Leitura: Passar o vídeo The World Water Crisis, explicando que se trata de uma campanha publicitária, ressaltando que aqui não se tenta vender um produto, mas sim uma ideia; sondar o que os alunos entenderam, se tiveram dificuldade; rápida discussão sobre o vídeo (O que conseguiram entender do vídeo? Principais informações que o vídeo nos mostra ou que chamaram sua atenção); Exercício relacionando imagens a passagens importantes do vídeo; Entregar a folha contendo o texto do exercício pós-leitura, trabalhando o vocabulário relacionado à água. (25 min)

- Pós-leitura: A partir da pergunta final presente no vídeo (what can you do to help?), questionar os estudantes sobre como podemos ajudar no combate a crise hídrica. Tentando-se pensar em ações efetivas e práticas; rápida discussão sondando as respostas oralmente.

- Conclusão da aula: Repensar sobre a mensagem presente no vídeo enfatizando que ela não durará para sempre. Pedir para que os alunos reflitam em casa sobre o tema e em ações que podem ser colocadas em prática no nosso cotidiano. (05 min)

VI. Recursos didáticos:
- Quadro, giz, laptop, televisão, folha contendo os exercícios, imagens.

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividade proposta.

VIII. Referências:
- Vídeo The World Water Crisis - https://www.youtube.com/watch?v=_Rq6rmRxkPo



2ª aula:

I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e André Wesley
Escola: E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 09/07/2015
Série: 1º ano T05
Duração: 45 minutos

II. Tema:
- Water crisis (crise hídrica)

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Produzir uma campanha publicitária em LI alertando para o desperdício de água.
Objetivo Especifico:
- Fazer uso dos conhecimentos relacionados ao gênero textual.
- Apresentar ações efetivas que combatam a crise hídrica.

IV. Conteúdo:
 - Verbos no imperativo
 - Vocabulário relacionado ao tema

V. Procedimentos:
- Retomada do que foi discutido na aula anterior: Lembram-se do que foi discutido na última aula? Qual tema? Quais informações importantes nós descobrimos? Vimos no vídeo problemas que ocorrem no mundo todo, acham que a water crisis pode nos afetar diretamente? Como? Viram o que está acontecendo no estado de São Paulo? E no Nordeste, Paraíba, João Pessoa, no seu bairro, nas suas casas. Ocorre a water crisis?

Lembrando do vídeo que assistimos, vocês lembram que ele era uma campanha publicitária? Vocês já viram campanhas sobre a crise hídrica em algum outro local? (televisão, internet, rádio, outdoor, música, poemas, pôster) Qual? Quais características marcantes? Qual a finalidade? Qual o público alvo? (5 min)

– Produção inicial: A partir da pergunta presente no vídeo, ocorrerá a produção inicial da SqD: Dividindo a turma em duplas ou trios que terão que elaborar uma campanha publicitária pensando em ações efetivas e práticas que possam combater a crise hídrica. Antes de iniciar a atividade, exibir algumas campanhas publicitárias  em LI relacionadas ao tema water crisis que possam servir como modelos para a produção inicial através de sua estrutura e vocabulário.

 

 A atividade poderá ocorrer em português. (30 min). *Caso necessário, revisar as principais características de uma campanha publicitária, relacionando com o conhecimento de mundo dos alunos (Aonde vocês podem encontrar campanhas publicitárias? Qual seu objetivo? Qual tipo de linguagem é utilizado? Tem algo marcante que seja associada a campanha ou marca? (frase de efeito, garoto propaganda) (30 min) 


- Conclusão da aula:  Exposição das campanhas publicitárias criadas pelos alunos. (10 min)
VI. Recursos didáticos:
- Quadro, giz, cartolina, canetinha, lápis de cor, cola, imagens, slides.

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividade proposta.

VIII. Referências:
-

0 comentários :

Postar um comentário