PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
WATER CRISIS
1ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas:
Felipe A. R. Novaes e André Wesley
1.
Escola: E. E. E.
F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data:
11/06/2015 e 18/06/2015
Série:
1º ano T05
Duração:
45 minutos
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II. Tema:
-
Water
crisis (crise hídrica)
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III. Objetivos:
Objetivo
Geral:
-
Refletir sobre a crise hídrica a partir de um texto em língua inglesa
Objetivo
Especifico:
-
Informar-se sobre a crise hídrica no mundo
-
Assistir e compreender o vídeo The World Water Crisis
-
Familiarizar-se com o gênero textual anúncio publicitário-campanha
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IV. Conteúdo:
- Collocations
- Vocabulário relacionado à water
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V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula apresentando
o termo water crisis e perguntar
aos alunos se eles entendem este termo. Em seguida, iniciar uma breve
discussão sobre a atual falta de água no Brasil e no mundo: Você acha que há água suficiente no
planeta? Por quê? No mundo todo ou em determinados países? Quais? Você poderia
dar alguns exemplos na sua região ou do seu país que mostrem que há uma crise
na quantidade de água disponível para uso humano? O que vocês entendem por
crise hídrica? Porque acha que isso está acontecendo? Quais são os problemas
que as pessoas encontram para ter acesso à água?
*
Explorar as imagens relativas ao tema presentes nos slides: (O que conseguem
entender dessas imagens? Tem relação com o tema? Quais países elas retratam?
Acham que alguma delas foi tirada no país? Qual? Retratam países ricos ou
pobres? .... Apresentar a imagem do planeta Terra e perguntar e perguntar
qual a primeira coisa que chama a atenção quando observa-se a foto (O azul, a
água), acham que com toda essa água devemos nos preocupar com a crise
hídrica? Porque? Acham que toda essa água é própria para consumo? O que torna
a água adequada para uso humano?)
Relacionar o tema ao gênero textual anúncio
publicitário (porque são produzidos? Qual objetivo? Onde podemos
acha-los?). Explicar as principais características dos anúncios publicitários (objetivo de convencer o
telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto,
convencendo-o a adquirí-lo, presente nos veículos de comunicação (revista,
jornal, TV, rádio, internet), usa a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
Depende do público-alvo. Utiliza frases de efeito) (10 min)
- Leitura: Passar
o vídeo The World Water Crisis,
explicando que se trata de uma campanha publicitária, ressaltando que aqui
não se tenta vender um produto, mas sim uma ideia; sondar o
que os alunos entenderam, se tiveram dificuldade; rápida discussão sobre o
vídeo (O que conseguiram entender do vídeo? Principais informações que o
vídeo nos mostra ou que chamaram sua atenção); Exercício relacionando imagens
a passagens importantes do vídeo; Entregar a folha contendo o texto do exercício
pós-leitura, trabalhando o vocabulário relacionado à água. (25 min)
- Pós-leitura: A partir da pergunta final
presente no vídeo (what can you do to
help?), questionar os estudantes sobre como podemos ajudar no combate a
crise hídrica. Tentando-se pensar em ações efetivas e práticas; rápida
discussão sondando as respostas oralmente.
- Conclusão da aula: Repensar
sobre a mensagem presente no vídeo enfatizando que ela não durará para
sempre. Pedir para que os alunos reflitam em casa sobre o tema e em ações que
podem ser colocadas em prática no nosso cotidiano. (05 min)
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VI. Recursos didáticos:
-
Quadro, giz, laptop, televisão, folha contendo os exercícios, imagens.
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VII. Avaliação:
-
Participação durante a aula.
- Respostas orais às
perguntas feitas durante toda a aula.
-
Atividade proposta.
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VIII. Referências:
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2ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas:
Felipe A. R. Novaes e André Wesley
Escola:
E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data:
09/07/2015
Série:
1º ano T05
Duração:
45 minutos
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II. Tema:
-
Water
crisis (crise hídrica)
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III. Objetivos:
Objetivo
Geral:
-
Produzir uma campanha publicitária em LI alertando para o desperdício de água.
Objetivo
Especifico:
-
Fazer uso dos conhecimentos relacionados ao gênero textual.
-
Apresentar ações efetivas que combatam a crise hídrica.
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IV. Conteúdo:
- Verbos no imperativo
- Vocabulário
relacionado ao tema
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V. Procedimentos:
-
Retomada do que foi discutido na aula anterior: Lembram-se do que foi
discutido na última aula? Qual tema? Quais informações importantes nós
descobrimos? Vimos no vídeo problemas que ocorrem no mundo todo, acham que a water crisis pode nos afetar diretamente?
Como? Viram o que está acontecendo no estado de São Paulo? E no Nordeste,
Paraíba, João Pessoa, no seu bairro, nas suas casas. Ocorre a water crisis?
Lembrando
do vídeo que assistimos, vocês lembram que ele era uma campanha publicitária?
Vocês já viram campanhas sobre a crise hídrica em algum outro local?
(televisão, internet, rádio, outdoor,
música, poemas, pôster) Qual? Quais características marcantes? Qual a
finalidade? Qual o público alvo? (5 min)
– Produção inicial: A
partir da pergunta presente no vídeo, ocorrerá a produção inicial da SqD:
Dividindo a turma em duplas ou
trios que terão que elaborar uma campanha publicitária pensando em
ações efetivas e práticas que possam combater a crise hídrica. Antes de
iniciar a atividade, exibir algumas campanhas publicitárias em LI relacionadas ao tema water crisis que possam servir como
modelos para a produção inicial através de sua estrutura e vocabulário.
A atividade
poderá ocorrer em português. (30 min). *Caso necessário, revisar as
principais características de uma campanha publicitária, relacionando com o
conhecimento de mundo dos alunos (Aonde vocês podem encontrar campanhas
publicitárias? Qual seu objetivo? Qual tipo de linguagem é utilizado? Tem algo
marcante que seja associada a campanha ou marca? (frase de efeito, garoto
propaganda) (30 min)
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VI. Recursos didáticos:
-
Quadro, giz, cartolina, canetinha, lápis de cor, cola, imagens, slides.
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VII. Avaliação:
-
Participação durante a aula.
- Respostas orais às
perguntas feitas durante toda a aula.
-
Atividade proposta.
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VIII. Referências:
-
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