quinta-feira, 9 de julho de 2015

Aula - Communication on the Web


EEEM José Lins do Rego
2º ano E
Data: 15 de Junho de 2015
Bolsistas: Edilson Teixeira e Rayssa Pê.
Tema: Communicating on the Web.
Duração: 30 minutos (1 aula).

Objetivo geral: Expandir perspectiva sobre comunicação na Web.

Objetivos específicos: Identificar qual a língua mais utilizada para comunicação na Web, conscientizar-se quanto a importância da valorização da própria cultura, elaborar "posts" para o Facebook divulgando a cultura brasileira/regional. Fazer uma ponte entre globalização e difusão cultural com comunicação na Web.
Conteúdos: Gênero textual: Gráfico estatístico; vocabulário relacionado à cultura e internet: communicate, share, like, language, increase, users, touristic, music, regional food, holidays, etc.
Recursos didáticos: Giz/lápis de quadro; anexo 1; papel sulfite, canetas hidrocor.
Procedimentos metodológicos:
Pré leitura:
1. Introduzir o tema a ser trabalhado na aula (Communicating on the Web).
2. Ativar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao assunto (Posts, globalização, difusão cultural, consumo e comunicação através da tecnologia).
Leitura:
3. Distribuir o texto para os alunos (Anexo 1), ler e criar com os alunos um esquema no quadro, organizando as principais informações do texto, dando ênfase na palavra "increase". Em seguida identificar através do gráfico, qual língua é mais utilizada na comunicação na Web (Inglês).
Pós leitura:
4. Iniciar um debate em relação à influência cultural dos Estados Unidos no Brasil e como isso afeta o cotidiano dos alunos, identificando em quais situações é possível perceber essa influência cultural e como a Internet (Facebook, Youtube etc) está interligada à disseminação dessa (e de outras) cultura(s).
5. Construir com os alunos uma tabela no quadro com aspectos culturais brasileiros/regionais  e pontos turísticos que eles conhecem/gostam (música, comida, datas comemorativas, praias, centros culturais etc)
6. Após a construção da tabela no quadro, os alunos deverão criar um "post" em inglês, em uma folha de papel sulfite, simulando uma postagem de Facebbok, onde irão divulgar algo relacionado à cultura brasileira/regional que eles gostam para um amigo estrangeiro fictício que se comunica com os alunos através da internet.
Avaliação           
Produção de posts e apresentação oral dos aspectos culturais que alunos criaram (ver fotos abaixo – Anexo 2)


Anexo 1:.
Communicating on the Web



Sources: Internet World Stats, Miniwatts Marketing Group, Dreamstime.com R. Toro / www.livescience.com Avaliable at: www.livescience.com/15867-internet-web-communication-languages.html. Accessed in April 2013.



Anexo 2: 
Produção de posts





0 comentários :

Postar um comentário