EEEM José Lins do Rego
2º ano E
Data: 15 de Junho de 2015
Bolsistas: Edilson Teixeira e Rayssa Pê.
Tema: Communicating on the Web.
Duração: 30 minutos (1 aula).
Objetivo geral: Expandir
perspectiva sobre comunicação na Web.
Objetivos específicos: Identificar qual a língua mais utilizada para
comunicação na Web, conscientizar-se quanto a importância da valorização da
própria cultura, elaborar "posts" para o Facebook divulgando a
cultura brasileira/regional. Fazer uma ponte entre globalização e difusão
cultural com comunicação na Web.
Conteúdos: Gênero textual: Gráfico estatístico; vocabulário
relacionado à cultura e internet: communicate, share, like, language, increase,
users, touristic, music, regional food, holidays, etc.
Recursos didáticos: Giz/lápis de quadro; anexo 1; papel sulfite, canetas
hidrocor.
Procedimentos metodológicos:
Pré leitura:
1. Introduzir o tema a ser trabalhado na aula
(Communicating on the Web).
2. Ativar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao
assunto (Posts, globalização, difusão cultural, consumo e comunicação através
da tecnologia).
Leitura:
3. Distribuir o texto para os alunos (Anexo 1), ler e
criar com os alunos um esquema no quadro, organizando as principais informações
do texto, dando ênfase na palavra "increase". Em seguida identificar
através do gráfico, qual língua é mais utilizada na comunicação na Web
(Inglês).
Pós leitura:
4. Iniciar um debate em relação à influência cultural
dos Estados Unidos no Brasil e como isso afeta o cotidiano dos alunos,
identificando em quais situações é possível perceber essa influência cultural e
como a Internet (Facebook, Youtube etc) está interligada à disseminação dessa
(e de outras) cultura(s).
5. Construir com os alunos uma tabela no quadro com
aspectos culturais brasileiros/regionais
e pontos turísticos que eles conhecem/gostam (música, comida, datas
comemorativas, praias, centros culturais etc)
6. Após a construção da tabela no quadro, os alunos
deverão criar um "post" em inglês, em uma folha de papel sulfite,
simulando uma postagem de Facebbok, onde irão divulgar algo relacionado à
cultura brasileira/regional que eles gostam para um amigo estrangeiro fictício
que se comunica com os alunos através da internet.
Avaliação
Produção de posts e apresentação oral dos aspectos
culturais que alunos criaram (ver fotos abaixo – Anexo 2)
Anexo 1:.
Communicating on the Web
Sources: Internet World Stats, Miniwatts Marketing
Group, Dreamstime.com R. Toro / www.livescience.com
Avaliable at: www.livescience.com/15867-internet-web-communication-languages.html.
Accessed in April 2013.
Anexo 2:
Produção
de posts
0 comentários :
Postar um comentário