quinta-feira, 9 de julho de 2015

Água: uso consciente


Bolsistas: Alyne Raíssa e Sayonara Nery
Turma:2ª ano do ensino médio
Duração: 3 aulas de 45 minutos
Tema: Água: uso consciente


Objetivo geral: Mobilizar, a partir de experiências estrangeiras veiculadas em língua inglesa, ações locais/regionais de uso consciente e responsável de água. 


Objetivos específicos:
  •  Registrar como se dá o uso da água no dia-a-dia
  • Ter acesso na e pela língua inglesa às técnicas de reutilização de água  de alguns países
  • Elencar técnicas de reutilização de água possíveis de serem adotadas ou desenvolvidas na região
  • Relacionar as informações discutidas em sala de aula com realidade (mobilizar ações a partir do conhecimento construído na e pela língua inglesa sobre outros países)
  • Perceber condições de produção, função social e estrutura composicional de vídeo,
  • Construir mapa visual a partir do vídeo;
  • Apropriar-se de sintagmas nominais em uso
  • Discriminar ações (verbos) e atributos (adjetivos) relacionados ao uso sustentável de água
  • Identificar e fazer uso dos  Modal verbs 'Can/Should' 

Conteúdos 

  • Vídeo: condições de produção, função social e estrutura composicional.
  • Vocabulário relacionado ao tema: resource; water supply; water; salt water; freshwater; frozen water;drinking water; water scarcity; water consumption; liters of water; amount of water; water recycling systems; water pollution; water distribution; leaks; drop system; desalination 
  • Modal verbs 'Can/Should': uso e função.


Procedimentos Metodológicos 

Aula 1 
  • Contextualização do tema e a discussão do título do vídeo;
  • Contextualização do vídeo e de suas características;
  • Apresentação do vídeo;
  • Discussão das condições de produção e a linguagem não verbal;
  • Distribuição de algumas perguntas específicas em forma de checklist;
  • Discussão do que pode ser feito para economizar e/ou reutilizar água
  • Socialização dessas respostas.
  • Atividade para casa: os alunos receberão uma lista em inglês de ações diárias que necessitam de água para serem realizadas para que eles coloquem um tick no que eles fizeram durante um dia.

Aula 2 
  • Resgate dos pontos-chave da aula anterior  com uso parcial da língua inglesa
  • Retomada da atividade de casa e do uso e função do can e should.
  • Distribuição de papeis com palavras referentes ao vocabulário relacionado ao tema extraídos do vídeo para que os alunos encaixem em categorias (ação, característica etc).
Aula 3 

  • No primeiro momento da aula, faremos um brainstorming do que foi estudado na aula anterior.
  • Na sequência, cada grupo receberá imagens impressas (print-screen do vídeo) para construírem sentido através de um mapa visual, buscando relacionar ao título criado na aula anterior de forma a conscientizar as pessoas da escola a respeito do que elas podem (uso do can) ou devem (uso do should) fazer para economizar e/ou reutilizar água partindo do que eles observaram sobre o próprio consumo de água deles .
  • Wrapping up: Questionamento sobre a conclusão dos alunos sobre o objetivo das três aulas ministradas (será que eles percebem a água como recurso mais precioso que temos, será que se conscientizaram?)
Recursos Didáticos 
  • Televisão, vídeo, pendrive, handout, folhas de papel canetas coloridas
Avaliação 
  • Respostas orais no decorrer da aula
  • Participação nas atividades (checklist, vocabulário e mapa visual).
Referências 
 

Anexo

0 comentários :

Postar um comentário