Bolsistas: Alyne Raíssa e Sayonara Nery
Turma:2ª ano do ensino médio
Turma:2ª ano do ensino médio
Duração: 3 aulas de 45
minutos
Tema: Água: uso consciente
Objetivo geral: Mobilizar, a partir de experiências estrangeiras veiculadas
em língua inglesa, ações
locais/regionais de uso consciente e responsável de água.
Objetivos específicos:
- Registrar como se dá o uso da água no dia-a-dia
- Ter acesso na e pela língua inglesa às técnicas de reutilização de água de alguns países
- Elencar técnicas de reutilização de água possíveis de serem adotadas ou desenvolvidas na região
- Relacionar as informações discutidas em sala de aula com realidade (mobilizar ações a partir do conhecimento construído na e pela língua inglesa sobre outros países)
- Perceber condições de produção, função social e estrutura composicional de vídeo,
- Construir mapa visual a partir do vídeo;
- Apropriar-se de sintagmas nominais em uso
- Discriminar ações (verbos) e atributos (adjetivos) relacionados ao uso sustentável de água
- Identificar e fazer uso dos Modal verbs 'Can/Should'
Conteúdos
- Vídeo: condições de produção, função social e estrutura composicional.
- Vocabulário relacionado ao tema: resource; water supply; water; salt water; freshwater; frozen water;drinking water; water scarcity; water consumption; liters of water; amount of water; water recycling systems; water pollution; water distribution; leaks; drop system; desalination
- Modal verbs 'Can/Should': uso e função.
Procedimentos Metodológicos
Aula 1
- Contextualização do tema e a discussão do título do vídeo;
- Contextualização do vídeo e de suas características;
- Apresentação do vídeo;
- Discussão das condições de produção e a linguagem não verbal;
- Distribuição de algumas perguntas específicas em forma de checklist;
- Discussão do que pode ser feito para economizar e/ou reutilizar água
- Socialização dessas respostas.
- Atividade para casa: os alunos receberão uma lista em inglês de ações diárias que necessitam de água para serem realizadas para que eles coloquem um tick no que eles fizeram durante um dia.
Aula 2
- Resgate dos pontos-chave da aula anterior com uso parcial da língua inglesa
- Retomada da atividade de casa e do uso e função do can e should.
- Distribuição de papeis com palavras referentes ao vocabulário relacionado ao tema extraídos do vídeo para que os alunos encaixem em categorias (ação, característica etc).
Aula 3
- No primeiro momento da aula, faremos um brainstorming do que foi estudado na aula anterior.
- Na sequência, cada grupo receberá imagens impressas (print-screen do vídeo) para construírem sentido através de um mapa visual, buscando relacionar ao título criado na aula anterior de forma a conscientizar as pessoas da escola a respeito do que elas podem (uso do can) ou devem (uso do should) fazer para economizar e/ou reutilizar água partindo do que eles observaram sobre o próprio consumo de água deles .
- Wrapping up: Questionamento sobre a conclusão dos alunos sobre o objetivo das três aulas ministradas (será que eles percebem a água como recurso mais precioso que temos, será que se conscientizaram?)
Recursos Didáticos
- Televisão, vídeo, pendrive, handout, folhas de papel canetas coloridas
Avaliação
- Respostas orais no decorrer da aula
- Participação nas atividades (checklist, vocabulário e mapa visual).
Referências
Anexo
0 comentários :
Postar um comentário