sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sequência didática - Water Shortage


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁGUA


Bolsistas: Giuseppe Andrew; Juliana Barbosa dos Santos
Tema: escassez de água
Ano:
Data: -
Tempo estimado: 3 a 4 aulas

Objetivo geral: conscientizar-se a respeito da escassez/desperdício de água por meio do gênero campanha comunitária e do uso de collocations com save e waste.

Objetivos específicos:
·         Familiarizar-se com o gênero campanha comunitária

·         Desenvolver a habilidade de leitura em textos multimodais

·         Desenvolver a habilidade de leitura em textos verbais e não-verbais

·         Atentar para os ‘implícitos’ nas campanhas, por exemplo: ao que o autor se refere quando diz que não é só agua que estamos desperdiçando? (ver Anexo 3)

·         Utilizar waste e save (collocations)

·         Produzir cartazes conscientizando a respeito da escassez de água para a gincana da escola


Conteúdos

·         Campanhas comunitárias (ver anexos)

·         Implícitos

·         Modalização (must, not only...)

·         Collocations com save e waste

Procedimentos

Pré-leitura:
·         Iniciar a aula com a palavra environment e ilicitar dos alunos o significado desta palavra
·         Perguntar sobre os problemas enfrentados pelo meio-ambiente e em seguida perguntar o que podemos fazer para save the environment?
·         Escrever a palavra save no quadro, perguntar se sabem o que ela significa. Depois de esclarecido o significado da palavra, perguntar o que podemos save/economizar?
·         Escrever as collocations no quadro a medida em que os alunos forem dizendo (food, electricity, water, money, etc.). Se os alunos não disserem, o professor menciona as palavras.
·         Assim que o quadro estiver com a palavra save rodeada pelas collocations, escrever a palavra waste pararela a save e perguntar para os alunos se conhecem waste. Se nao, falar que é opposite of save.
·         Fazer as seguintes perguntas de forma aleatória para os alunos: do you save or waste water/food/?
·         Após esse momento, pedir que dividam-se em trios ou quartetos e que falem para seu grupo algo que economizam e outra que desperdiçam. Devem ser ditas as seguintes sentenças: I save ___________ and I waste __________.
·         Após esse momento em grupo, passar para a leitura das campanhas dizendo: vamos ver alguns exemplos do uso de waste e save no cotidiano?

Leitura:

·         Pedir para que descrevam o que vêem na imagem
·         Ajudá-los a entender a frase da campanha. Chamar a atenção deles para save e waste nas frases
·         Chamar a atenção para o significado das imagens e seus significados. Por exemplo, o que o bebê representa na campanha? O que a arma de brinquedo representa? (anexo 1 desta sequência didática)
·         Perguntar se eles sabem que gênero textual é aquele.
·         Continuar com as demais campanhas.  Porque o homem está transparente? O que ele está fazendo? O que mais ele está desperdiçando? (anexo 2 desta sequência didática) texto/imagem?
·         O que este pé com essa identificação representa? Por que não há tempo para um cute advertisement? (anexo 3 desta sequência didática)
·         As campanhas são convincentes? Por quê?
·         De qual campanha você mais gostou? Por quê?
·         Entregar as questões para que respondam no caderno (anexo 4 desta sequência didática)

Pós-leitura:
·         Como você pode contribuir para combater o desperdício de água?
·         O que poderia ser modificado nesse texto de campanha comunitária para incitar ainda mais as pessoas a aderirem à campanha? Você modificaria um dos recursos verbais ou não verbais?
·         Explorar algumas imagens visando a elaboração uma campanha comunitária (produto final) para circular na semana do meio ambiente na escola.
Algumas imagens são apresentadas com o intuito de fazer os alunos pensarem sobre aquela determinada situação de acordo com o que foi construído sobre a preservação do meio ambiente, sobretudo da água. O aluno poderia apontar saídas para uma determinada situação que julgasse uma representação do uso da água ou de degradação do meio ambiente. (imagens disponíveis no anexo 5 desta sequência didática)

Recursos didáticos

·         Campanhas impressas (se possível, projetá-las)
·         Revistas para recorte
·         Cartolinas
·         Cola
·         Tesouras
Anexos desta sequência didática

Anexo 1
Acesso em 12. Março. 2015




Anexo 2

Acesso em 12. Março. 2015


Anexo 3

Acesso em 12. Março. 2015





Anexo 4


Com base nas campanhas apresentadas, responda as questões abaixo:
1.                  Qual o público-alvo desse texto/imagem?
2.                  Quem será beneficiado com essas campanhas?
3.                  Quem está promovendo essas campanhas?
4.                  Qual é o tema?
5.                  Você entende o que é linguagem verbal e linguagem não-verbal? Com base nas campanhas,                                                                    diferencie-os.
6.                  Como a imagem de crianças é usada em uma das campanhas?
7.                  Em uma das campanhas o autor diz que não é só água que você está desperdiçando. O que ele quer dizer?
8.                  Por que, em uma das campanhas, o autor diz que não há tempo para mais uma propaganda fofa?
9.                  Qual é a função de uma campanha?

Anexo 5

Imagens disponíveis em: http://www.saneago.com.br/dicas/
Acesso em 4. Junho. 2015


0 comentários :

Postar um comentário