SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁGUA
Bolsistas: Giuseppe
Andrew; Juliana Barbosa dos Santos
Tema: escassez de água
Ano: 1º
Data: -
Tempo
estimado: 3 a 4 aulas
Objetivo
geral: conscientizar-se a respeito
da escassez/desperdício de água por meio do gênero campanha comunitária e do
uso de collocations com save e waste.
Objetivos específicos:
·
Familiarizar-se com o gênero campanha comunitária
·
Desenvolver a habilidade de leitura em textos
multimodais
·
Desenvolver a habilidade de leitura em textos verbais
e não-verbais
·
Atentar para os ‘implícitos’ nas campanhas, por
exemplo: ao que o autor se refere quando diz que não é só agua que estamos
desperdiçando? (ver Anexo 3)
·
Utilizar waste
e save (collocations)
·
Produzir
cartazes conscientizando a respeito da escassez de água para a gincana da
escola
Conteúdos
·
Campanhas comunitárias (ver anexos)
·
Implícitos
·
Modalização (must, not only...)
·
Collocations
com save e waste
Procedimentos
Pré-leitura:
·
Iniciar a aula com a palavra environment e ilicitar dos alunos o significado desta palavra
·
Perguntar sobre os problemas enfrentados pelo
meio-ambiente e em seguida perguntar o que podemos fazer para save the environment?
·
Escrever a palavra save
no quadro, perguntar se sabem o que ela significa. Depois de esclarecido o
significado da palavra, perguntar o que podemos save/economizar?
·
Escrever as collocations
no quadro a medida em que os alunos forem dizendo (food, electricity, water,
money, etc.). Se os alunos não disserem, o professor menciona as palavras.
·
Assim que o quadro estiver com a palavra save rodeada
pelas collocations, escrever a palavra waste
pararela a save e perguntar para
os alunos se conhecem waste. Se nao,
falar que é opposite of save.
·
Fazer as seguintes perguntas de forma aleatória para
os alunos: do you save or waste
water/food/?
·
Após esse momento, pedir que dividam-se em trios ou
quartetos e que falem para seu grupo algo que economizam e outra que desperdiçam.
Devem ser ditas as seguintes sentenças: I save ___________ and I waste
__________.
·
Após esse momento em grupo, passar para a leitura das
campanhas dizendo: vamos ver alguns exemplos do uso de waste e save no
cotidiano?
Leitura:
·
Pedir para que descrevam o que vêem na imagem
·
Ajudá-los a entender a frase da campanha. Chamar a
atenção deles para save e waste nas frases
·
Chamar a atenção para o significado das imagens e seus
significados. Por exemplo, o que o bebê representa na campanha? O que a arma de
brinquedo representa? (anexo 1 desta
sequência didática)
·
Perguntar se eles sabem que gênero textual é aquele.
·
Continuar com as demais campanhas. Porque o homem está transparente? O que ele
está fazendo? O que mais ele está desperdiçando? (anexo 2 desta sequência didática)
texto/imagem?
·
O que este pé com essa identificação representa? Por
que não há tempo para um cute
advertisement? (anexo 3 desta
sequência didática)
·
As campanhas são convincentes? Por quê?
·
De
qual campanha você mais gostou? Por quê?
·
Entregar as questões para que respondam no caderno
(anexo 4 desta
sequência didática)
Pós-leitura:
·
Como você pode contribuir para combater o desperdício
de água?
·
O que poderia ser modificado nesse texto de campanha
comunitária para incitar ainda mais as pessoas a aderirem à campanha? Você
modificaria um dos recursos verbais ou não verbais?
·
Explorar algumas imagens visando a elaboração uma
campanha comunitária (produto final) para circular na semana do meio ambiente
na escola.
Algumas imagens são
apresentadas com o intuito de fazer os alunos pensarem sobre aquela determinada
situação de acordo com o que foi construído sobre a preservação do meio
ambiente, sobretudo da água. O aluno poderia apontar saídas para uma
determinada situação que julgasse uma representação do uso da água ou de
degradação do meio ambiente. (imagens disponíveis no anexo 5 desta sequência
didática)
Recursos didáticos
·
Campanhas impressas (se possível, projetá-las)
·
Revistas para recorte
·
Cartolinas
·
Cola
·
Tesouras
Anexos desta
sequência didática
Anexo 1
Acesso
em 12. Março. 2015
Anexo 2
Acesso em 12. Março. 2015
Anexo 3
Acesso em 12. Março. 2015
Anexo 4
Com base nas campanhas apresentadas, responda as
questões abaixo:
1.
Qual o público-alvo desse texto/imagem?
2.
Quem será beneficiado com essas campanhas?
3.
Quem está promovendo essas campanhas?
4.
Qual é o tema?
5.
Você entende o que é linguagem verbal e linguagem
não-verbal? Com base nas campanhas, diferencie-os.
6.
Como
a imagem de crianças é usada em uma das campanhas?
7.
Em
uma das campanhas o autor diz que não é só água que você está desperdiçando. O
que ele quer dizer?
8.
Por que, em uma das campanhas, o autor diz que não há
tempo para mais uma propaganda fofa?
9.
Qual é a função de uma campanha?
Anexo 5
Acesso
em 4. Junho. 2015
0 comentários :
Postar um comentário