EEEFM Professora Luiz Gonzaga de
A. Burity
Bolsistas: Alyne Gomes e Raianne Diniz
Turma: 2ª ano (T8) Data: 13/07/2015
Turma: 2ª ano (T8) Data: 13/07/2015
Duração: 45 minutos
Número de
alunos: 23
Objetivo geral: Refletir
sobre perfil profissional baseado nos próprios valores, interesses e
habilidades pessoais.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos Metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
- Identificar
perfil profissional
-
Conhecer um pouco mais sobre as diferentes áreas de conhecimento (humanas,
exatas etc) e alguns exemplos de profissionais dessas áreas.
|
- Vocabulário
referente a habilidades, interesses e atividades profissionais;
-
Profissões
|
·
Começaremos a aula
retomando o teste vocacional respondido pelos alunos na aula anterior e reforçando
o objetivo do mesmo.
·
Pediremos aos alunos
que observem ao final dos seus testes comentários feitos pelas bolsistas que
correspondem às áreas de atuação que mais se aproximam das respostas dadas
por eles.
·
Perguntaremos aos
alunos se eles chegaram a alguma conclusão de curso ou área ao observar suas
respostas. Baseado nas respostas, será que dá para tentar traçar um perfil
profissional? Quais seriam alguns exemplos de profissionais dessas áreas que
estão escritas nos comentários dos testes? E perguntaremos em que medida o
teste saiu como o esperado? Surpreendeu? Ajudou? Para quem não sabia que
carreira seguir, ajudou? E quem já sabia, reforçou a escolha? Qual a
conclusão que vocês chegaram?
·
Após essa discussão,
daremos uma breve explicacao de cada área e exemplificarem com algumas
profissões e cursos por meio de slides.
· Contextualizaremos e
passaremos o vídeo “Os segredos de sucesso de Richard” (3min 33sec).
·
Visando o reconhecimento dos 8 segredos mencionados no
vídeo, pediremos para que os alunos os selecionem os 8 segredos mencionados
pelo palestrante dentre os 9 segredos dispostos na parede e colem o segredo
selecionado no quadro formando um grande sol central.
·
Feito
isso, perguntaremos aos alunos qual o posicionamento deles à respeito do vídeo,
i.e., se eles concordam? Discordam? Se, na opinião deles, outros segredos
poderiam ser acrescentados? O vídeo mudou ou não a sua maneira de pensar uma
carreira? O que mudou? Ajudou ou não na sua escolha? etc.
·
Por fim, faremos um
exercício nos moldes do ENEM sobre as aulas ministradas sobre carreira.
|
-
Quadro negro,
-
Giz,
- Handout
com teste
- Slides
-
Computador
-
Televisão
-
vídeo
|
-
Auto-descoberta de habilidades
-Reconhecimento
dos segredos
-
Exercício de múltipla escolha
|
Anexos
Slides
profissões
Slides
sistematização do vídeo
Exercício
0 comentários :
Postar um comentário