quarta-feira, 15 de julho de 2015

Choosing a career (parte 3)


EEEFM Professora Luiz Gonzaga de A. Burity
Bolsistas: Alyne Gomes e Raianne Diniz
Turma: 2ª ano (T8)     Data: 13/07/2015
Duração: 45 minutos
Número de alunos: 23
Tema: Choosing a career
Objetivo geral: Refletir sobre perfil profissional baseado nos próprios valores, interesses e habilidades pessoais.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos Metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
-  Identificar  perfil profissional

- Conhecer um pouco mais sobre as diferentes áreas de conhecimento (humanas, exatas etc) e alguns exemplos de profissionais dessas áreas.
- Vocabulário referente a habilidades, interesses e atividades profissionais;

- Profissões
·         Começaremos a aula retomando o teste vocacional respondido pelos alunos na aula anterior e reforçando o objetivo do mesmo.
·         Pediremos aos alunos que observem ao final dos seus testes comentários feitos pelas bolsistas que correspondem às áreas de atuação que mais se aproximam das respostas dadas por eles.
·         Perguntaremos aos alunos se eles chegaram a alguma conclusão de curso ou área ao observar suas respostas. Baseado nas respostas, será que dá para tentar traçar um perfil profissional? Quais seriam alguns exemplos de profissionais dessas áreas que estão escritas nos comentários dos testes? E perguntaremos em que medida o teste saiu como o esperado? Surpreendeu? Ajudou? Para quem não sabia que carreira seguir, ajudou? E quem já sabia, reforçou a escolha? Qual a conclusão que vocês chegaram?
·         Após essa discussão, daremos uma breve explicacao de cada área e exemplificarem com algumas profissões e cursos por meio de slides.
·     Contextualizaremos e passaremos o vídeo “Os segredos de sucesso de Richard” (3min 33sec).  
·         Visando o reconhecimento dos 8 segredos mencionados no vídeo, pediremos para que os alunos os selecionem os 8 segredos mencionados pelo palestrante dentre os 9 segredos dispostos na parede e colem o segredo selecionado no quadro formando um grande sol central.
·          Feito isso, perguntaremos aos alunos qual o posicionamento deles à respeito do vídeo, i.e., se eles concordam? Discordam? Se, na opinião deles, outros segredos poderiam ser acrescentados? O vídeo mudou ou não a sua maneira de pensar uma carreira? O que mudou? Ajudou ou não na sua escolha? etc.
·         Por fim, faremos um exercício nos moldes do ENEM sobre as aulas ministradas sobre carreira.
- Quadro negro,
- Giz,
- Handout com teste
- Slides
- Computador
- Televisão
- vídeo

- Auto-descoberta de habilidades

-Reconhecimento dos segredos

- Exercício de múltipla escolha


Referência: Os 8 segredos do sucesso de Richard https://www.youtube.com/watch?v=Qq_SMRf2WCY

Anexos

Slides profissões

Slides sistematização do vídeo

Exercício


  

Postagens Relacionadas:

  • Plano de Aula - Amizade Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE … Leia Mais
  • Aula II da sequência didática relacionada à amizade Plano de aula para parte II da sequência didática relacionada à amizade Bolsistas: Alyne, Moacir, Edilson e  Rayssa. Tema: Amizade Objetivo Geral: Refletir sobre as ações que constroem a amizade e a amizade face … Leia Mais
  • Plano de aula Used to PLANO DE AULA EEEM Escritor José Lins do Rêgo Data: 08 de Junho de 2015 Bolsista: Thaís Duração: 45 minutos (1 hora aula) Tema: Ações no passado remoto e recente Objetivo Geral: Referenciar ações  no passado … Leia Mais
  • Objeto Educacional: Friendship game Descrição do objeto: Jogo de tabuleiro, intitulado Friendship game, cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre aspectos positivos e negativos (expressos por meio de adjetivos) de um indivíduo, que não necessariamente são … Leia Mais
  • Aula sobre Globalização EEEFM ESCRITOR JOSÉ LINS DO RÊGO Bolsistas: Eduardo Oliveira e Giselle Fernandes Turma: 2ª ano F     Duração: 90 minutos Número de alunos: 25 (média) PLANO DE AULA Tema: Globalização Objetivo geral:… Leia Mais

0 comentários :

Postar um comentário