quarta-feira, 15 de julho de 2015

Choosing a career (parte 3)


EEEFM Professora Luiz Gonzaga de A. Burity
Bolsistas: Alyne Gomes e Raianne Diniz
Turma: 2ª ano (T8)     Data: 13/07/2015
Duração: 45 minutos
Número de alunos: 23
Tema: Choosing a career
Objetivo geral: Refletir sobre perfil profissional baseado nos próprios valores, interesses e habilidades pessoais.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos Metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
-  Identificar  perfil profissional

- Conhecer um pouco mais sobre as diferentes áreas de conhecimento (humanas, exatas etc) e alguns exemplos de profissionais dessas áreas.
- Vocabulário referente a habilidades, interesses e atividades profissionais;

- Profissões
·         Começaremos a aula retomando o teste vocacional respondido pelos alunos na aula anterior e reforçando o objetivo do mesmo.
·         Pediremos aos alunos que observem ao final dos seus testes comentários feitos pelas bolsistas que correspondem às áreas de atuação que mais se aproximam das respostas dadas por eles.
·         Perguntaremos aos alunos se eles chegaram a alguma conclusão de curso ou área ao observar suas respostas. Baseado nas respostas, será que dá para tentar traçar um perfil profissional? Quais seriam alguns exemplos de profissionais dessas áreas que estão escritas nos comentários dos testes? E perguntaremos em que medida o teste saiu como o esperado? Surpreendeu? Ajudou? Para quem não sabia que carreira seguir, ajudou? E quem já sabia, reforçou a escolha? Qual a conclusão que vocês chegaram?
·         Após essa discussão, daremos uma breve explicacao de cada área e exemplificarem com algumas profissões e cursos por meio de slides.
·     Contextualizaremos e passaremos o vídeo “Os segredos de sucesso de Richard” (3min 33sec).  
·         Visando o reconhecimento dos 8 segredos mencionados no vídeo, pediremos para que os alunos os selecionem os 8 segredos mencionados pelo palestrante dentre os 9 segredos dispostos na parede e colem o segredo selecionado no quadro formando um grande sol central.
·          Feito isso, perguntaremos aos alunos qual o posicionamento deles à respeito do vídeo, i.e., se eles concordam? Discordam? Se, na opinião deles, outros segredos poderiam ser acrescentados? O vídeo mudou ou não a sua maneira de pensar uma carreira? O que mudou? Ajudou ou não na sua escolha? etc.
·         Por fim, faremos um exercício nos moldes do ENEM sobre as aulas ministradas sobre carreira.
- Quadro negro,
- Giz,
- Handout com teste
- Slides
- Computador
- Televisão
- vídeo

- Auto-descoberta de habilidades

-Reconhecimento dos segredos

- Exercício de múltipla escolha


Referência: Os 8 segredos do sucesso de Richard https://www.youtube.com/watch?v=Qq_SMRf2WCY

Anexos

Slides profissões

Slides sistematização do vídeo

Exercício


  

0 comentários :

Postar um comentário