PRÁTICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID:
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E IDENTIDADES
Giuseppe Andrew Ferreira DANTAS
Juliana Barbosa dos SANTOS
UFPB-bolsistas CAPES-PIBID
Diante
do atual cenário educacional brasileiro, no qual as políticas indicam a
necessidade de repensar a concepção de professor e, consequentemente, a
formação de professores, este trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta
para formação de professores de língua inglesa em desenvolvimento pelo
Subprojeto PIBID – Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Serão discutidas nesta pesquisa, três das práticas relevantes para a formação
dos bolsistas, professores em formação: a inserção em uma comunidade de prática
(GIMENEZ, 2012), a observação em sala de aula (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011) e a
escrita de diários/relatos reflexivos (REICHMANN,
2013). Do ponto de vista metodológico, a
pesquisa partirá da análise dos relatos produzidos pelos bolsistas para
identificar os tipos de conhecimentos construídos a partir da inserção,
observação e escrita reflexiva. Ressaltaremos a função de cada uma dessas
práticas e de seus respectivos impactos para a formação de professores.
Palavras-chave: Formação
de professores; Comunidade de prática; Observação; Diários reflexivos; PIBID.
0 comentários :
Postar um comentário