sexta-feira, 10 de julho de 2015

Práticas de Docentes em Formação Inicial no PIBID: construindo conhecimentos e identidades


PRÁTICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E IDENTIDADES

Giuseppe Andrew Ferreira DANTAS
Juliana Barbosa dos SANTOS
UFPB-bolsistas CAPES-PIBID

Diante do atual cenário educacional brasileiro, no qual as políticas indicam a necessidade de repensar a concepção de professor e, consequentemente, a formação de professores, este trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta para formação de professores de língua inglesa em desenvolvimento pelo Subprojeto PIBID – Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Serão discutidas nesta pesquisa, três das práticas relevantes para a formação dos bolsistas, professores em formação: a inserção em uma comunidade de prática (GIMENEZ, 2012), a observação em sala de aula (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011) e a escrita de diários/relatos reflexivos (REICHMANN, 2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa partirá da análise dos relatos produzidos pelos bolsistas para identificar os tipos de conhecimentos construídos a partir da inserção, observação e escrita reflexiva. Ressaltaremos a função de cada uma dessas práticas e de seus respectivos impactos para a formação de professores.


Palavras-chave: Formação de professores; Comunidade de prática; Observação; Diários reflexivos; PIBID.

0 comentários :

Postar um comentário