segunda-feira, 20 de julho de 2015

Hot spots de João Pessoa


EEEFM Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Tema:Hot spots de João Pessoa
Bolsistas: Ana Beatriz Albuquerque e José Moacir Rodrigues Neto
Turma: 1ºAno
Duração: 30min


Plano de aula

Objetivo geral: Perceber e valorizar a riqueza do turismo da cidade
Objetivos específicos
Conteúdo
Recursos didáticos
Procedimentos metodológicos
Avaliação
ü  Debater sobre pontos turísticos de João Pessoa e o que os tornam hot spots;
ü  Discutir sobre a opinião dos alunos quanto ao turismo em João Pessoa; (É bom? É ruim? Quais lugares os alunos preferem visitar e quais lugares eles classificariam como pontos turísticos?);
ü  Se expressar em inglês através do If Clause;
ü  Opinar sobre o que faz de um lugar ser um hotspot;
ü  Ranquear os pontos turísticos de João Pessoa;
ü  Hot spots: definição
ü  Vocabulário sobre turismo (tourists, tourism, hotspot, attractions, restaurant…)
ü  If Clause (segundo tipo – uso e função);
ü  Ranquear pontos turísticos;
ü  Superlativo em inglês.
ü  Giz
ü  Quadro
ü  Anexo 1 e 2 impressos
1.      Relembrar os alunos da aula anterior e do que foi trabalhado pela professora supervisora sobre turismo;
2.      Perguntar aos alunos se eles gostam de viajar e pedir para eles pensarem em uma viagem que eles gostariam de fazer e que locais eles gostariam de visitar (dar um exemplo da viagem feita para Natal e da visita feita ao Morro do Careca). Nesse momento será pedido que os alunos se expressem através de if clause (segundo tipo) por meio da construção “If I could travel I would go to...”. Essa construção deverá também ser explicada (uso e função) durante a atividade;
3.      Perguntar se os alunos acham que João Pessoa é um bom lugar para fazer turismo e por que;
4.      Algumas imagens (anexo 1) de pontos turísticos serão colocados no quadro (vários locais conhecidos em João Pessoa - desde igrejas barrocas, o Terceirão e a praia) e os alunos terão de identificá-los como pontos turísticos ou não. Após isso eles serão questionados se gostariam de visitar todos esses lugares se fossem turistas. Novamente será pedido que os alunos se expressem através de if clause;
5.      Brainstorm e discussão sobre Hot Spots (o que faz um local ser um ponto turístico, se um hot spot para uma pessoa é para a outra, etc.);
6.      Os alunos irão ranquear os três pontos turísticos que mais gostariam de visitar e então, junto com os professores, dividi-los nas seguintes categorias: oldest, most interesting, most historical, most visited. Nesse momento será explicado aos alunos o superlativo em inglês, uso e função, dando exemplos.
7.      Realização da questão estilo ENEM.
ü  Respostas orais aos drills feitos (aqueles que se sentirem confortáveis em responder);
ü  Opinião sobre o que faz o lugar recebido um ponto turístico ou não;
ü  Rank de pontos turísticos;
ü  Atribuir as imagens às categorias;
ü  Realização da questão estilo ENEM.


Anexos:
Anexo 1:













Anexo 2:
“Capital of Sana Catarina, Florianópolis is a wealthy cosmopolitan city located on a large island connected to the continent by three bridges – a tourist hotspot with 42 fabulous white sandy beaches such as Jurerê, Brava and Ingleses.”
1.      De acordo com as discussões feitas em sala de aula, podemos afirmar que a palavra “hot spot” presente no texto significa:
a)      um locar muito popular ou atração de uma cidade ou país
b)      um local muito quente
c)      um local não muito visitado por turistas
d)     um local onde poucas pessoas vão
e)      um local onde as pessoas vão quando estão com frio

2.      Qual dos locais abaixo não pode ser considerado um “hot spot”:
a)      Farol do Cabo Branco
b)      Parque Solon de Lucena
c)      Igreja São Francisco
d)     Praça da Paz

e)      Centro Histórico

0 comentários :

Postar um comentário