EEEFM Professor Luiz Gonzaga de A.
Burity
Tema:Hot spots de
João Pessoa
Bolsistas: Ana Beatriz Albuquerque e José Moacir
Rodrigues Neto
Turma: 1ºAno
Duração: 30min
Plano
de aula
Objetivo geral: Perceber
e valorizar a riqueza do turismo da cidade
Objetivos
específicos
|
Conteúdo
|
Recursos
didáticos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Avaliação
|
ü Debater sobre pontos turísticos de João Pessoa e o que os tornam hot
spots;
ü Discutir sobre a opinião dos alunos quanto ao turismo em
João Pessoa; (É bom? É ruim? Quais lugares os alunos preferem visitar e quais
lugares eles classificariam como pontos turísticos?);
ü Se expressar em inglês através do If Clause;
ü Opinar sobre o que faz de um lugar ser um hotspot;
ü Ranquear os
pontos turísticos de João Pessoa;
|
ü Hot spots: definição
ü Vocabulário sobre turismo (tourists, tourism,
hotspot, attractions, restaurant…)
ü If Clause (segundo
tipo – uso e função);
ü Ranquear
pontos turísticos;
ü Superlativo em
inglês.
|
ü Giz
ü Quadro
ü Anexo 1 e 2
impressos
|
1.
Relembrar os alunos da aula anterior e do que foi
trabalhado pela professora supervisora sobre turismo;
2.
Perguntar aos alunos se eles gostam de viajar e
pedir para eles pensarem em uma viagem que eles gostariam de fazer e que
locais eles gostariam de visitar (dar um exemplo da viagem feita para Natal e
da visita feita ao Morro do Careca). Nesse momento será pedido que os alunos
se expressem através de if clause
(segundo tipo) por meio da construção “If
I could travel I would go to...”. Essa construção deverá também ser
explicada (uso e função) durante a atividade;
3.
Perguntar se os alunos acham que João Pessoa é um
bom lugar para fazer turismo e por que;
4.
Algumas imagens (anexo 1) de pontos turísticos
serão colocados no quadro (vários locais conhecidos em João Pessoa - desde
igrejas barrocas, o Terceirão e a praia) e os alunos terão de identificá-los
como pontos turísticos ou não. Após isso eles serão questionados se gostariam
de visitar todos esses lugares se fossem turistas. Novamente será pedido que
os alunos se expressem através de if
clause;
5.
Brainstorm e discussão
sobre Hot Spots (o que faz um local ser um ponto turístico, se um hot spot
para uma pessoa é para a outra, etc.);
6.
Os alunos irão ranquear os três pontos turísticos
que mais gostariam de visitar e então, junto com os professores, dividi-los
nas seguintes categorias: oldest, most interesting, most historical, most
visited. Nesse momento será explicado aos alunos o superlativo em inglês, uso
e função, dando exemplos.
7.
Realização da questão estilo ENEM.
|
ü Respostas
orais aos drills feitos (aqueles
que se sentirem confortáveis em responder);
ü Opinião sobre
o que faz o lugar recebido um ponto turístico ou não;
ü Rank de pontos
turísticos;
ü Atribuir as
imagens às categorias;
ü Realização da
questão estilo ENEM.
|
Anexos:
Anexo
1:
Anexo 2:
“Capital of Sana
Catarina, Florianópolis is a wealthy cosmopolitan city located on a large
island connected to the continent by three bridges – a tourist hotspot with 42
fabulous white sandy beaches such as Jurerê, Brava and Ingleses.”
1. De
acordo com as discussões feitas em sala de aula, podemos afirmar que a palavra “hot
spot” presente no texto significa:
a) um
locar muito popular ou atração de uma cidade ou país
b)
um
local muito quente
c) um
local não muito visitado por turistas
d) um
local onde poucas pessoas vão
e)
um local onde as pessoas vão quando
estão com frio
2.
Qual dos locais
abaixo não pode ser considerado um “hot spot”:
a)
Farol do Cabo
Branco
b)
Parque Solon de
Lucena
c)
Igreja São
Francisco
d)
Praça da Paz
e)
Centro Histórico
0 comentários :
Postar um comentário