quinta-feira, 2 de julho de 2015

Friendship


Escola:
Turma:
Turno:
Ano:
Bolsistas:

Esta sequência didática foi produzida pelos bolsistas Janaíne Rolim, Janine Rolim, Juliana Silveira e Eduardo Oliveira para ser aplicado na escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rego, localizada em João Pessoa - PB.


TEMA: Amizade
OBJETIVO GERAL: Construir valores na língua inglesa relacionados à amizade de modo a criar uma relação de respeito ao próximo e as suas diferenças.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação

Construir sentido para a expressão ‘count on me’

Discutir o papel da amizade na vida das pessoas

Discutir quais valores sustentam a amizade;



Flash animation: função social, estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º plano)

Linguagem (não) verbal

Modal can:

‘Supposed to

Valores e adjetivação

Collocations sobre amizade

·         Aula 1
O professor faz um exercício de pré-escuta para informar os alunos a respeito do tema a ser trabalho e, assim, contextualizá-lo. O exercício se trata de uma flash animation da música “Count on me” do Bruno Mars;
·         Após o vídeo, identificar o tema da aula com os alunos e mostrar a frase (You can count on me) retirada da letra da música;
·         Observação da articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento, cores, objetos, expressões faciais) para construção de sentido;
·         Reflexão sobre contextos em que eles usam-usariam expressão ‘count on me’;
·         Chamar a atenção, fazer com que notem (notice) o on e não with por meio de análise contrastiva entre o inglês e o português) a respeito do uso do “on” ao invés do “with”.
·         Perguntar aos alunos “what friends are suppposed to do in your opinion?” e deixar com que eles respondam oralmente, em língua materna;
·         Colocar as respostas dos alunos num quadro, tabela, no quadro.

Aula 2

Projetar no quadro um perfil de uma rede social com os elementos em inglês, apresentando e relacionando algumas  collocations sobre amizade;
Discutir sobre as collocations apresentadas, como por exemplo, se as ações apresentadas fazem parte do cotidiano dos alunos, etc. e acrescentar outras.

Depois de explicadas entregar aos alunos um questionario sobre amizade a ser respondido;

Por fim, pedir que os alunos se organizem em duplas e desenhem no papel algo relacionado a collocation que está escrita no canto do papel, e assim entregar a nós, bolsistas, para a produção de em vídeo para o vlog.




                                                  


Projetor;
Laptop;
Lápis piloto.
.


Respostas orais as perguntas propostas durante a aula;

resposta de um questionario com perguntas sobre amizade;

produção de desenhos representativos de collocations relacionadas a amizade;









Collocations que serão utilizadas: Make friends, strike up a friendship, form/develop a friendship, cement/spoil a friendship, a friendship grows, close/special friends, mutual friends, casual acquaintances, have a good relationship with someone, keep in contact/touch.






PIBID – Letras Inglês.
Friendship
Answer the following questions about your friendships.
1.      Do you like to make friends?
___________________________________________________________________
2.      Think of your best friend. How did you strike up your friendship? Do you have mutual friends?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3.      How do you think you can cement a friendship? And how can you spoil a friendship?
___________________________________________________________________
4.      Do you have good relationship with everyone?
___________________________________________________________________
5.      Do you have a friend who lives far from you? Do you keep in touch? Did you lose contact?
___________________________________________________________________


Fonte das collocations: McCarthy, M. O’Dell, Felicity. English collocations in use. Cambridge:  Cambridge University Press, 2005.

0 comentários :

Postar um comentário