Escola:
Turma:
Turno:
Ano:
Bolsistas:
Esta sequência didática foi produzida pelos bolsistas Janaíne Rolim, Janine Rolim, Juliana Silveira e Eduardo Oliveira para ser aplicado na escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor
José Lins do Rego, localizada em João Pessoa - PB.
TEMA: Amizade
OBJETIVO GERAL: Construir valores na
língua inglesa relacionados à amizade de modo a criar uma relação de respeito
ao próximo e as suas diferenças.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Construir
sentido para a expressão ‘count on me’
Discutir
o papel da amizade na vida das pessoas
Discutir
quais valores sustentam a amizade;
|
Flash animation: função social,
estrutura composicional (enquadramento, 1º e 2º plano)
Linguagem (não) verbal
Modal can:
‘Supposed to
Valores e adjetivação
Collocations sobre amizade
|
· Aula 1
O professor faz um exercício de pré-escuta para informar
os alunos a respeito do tema a ser trabalho e, assim, contextualizá-lo. O
exercício se trata de uma flash
animation da música “Count on me”
do Bruno Mars;
· Após
o vídeo, identificar o tema da aula com os alunos e mostrar a frase (You can count on me) retirada da letra
da música;
· Observação
da articulação da linguagem verbal e não verbal (movimento, cores, objetos,
expressões faciais) para construção de sentido;
· Reflexão
sobre contextos em que eles usam-usariam expressão ‘count on me’;
· Chamar
a atenção, fazer com que notem (notice) o on e não with por meio de análise
contrastiva entre o inglês e o português) a respeito do uso do “on” ao invés do “with”.
· Perguntar
aos alunos “what friends are suppposed
to do in your opinion?” e deixar com que eles respondam oralmente, em
língua materna;
· Colocar
as respostas dos alunos num quadro, tabela, no quadro.
Aula 2
Projetar
no quadro um perfil de uma rede social com os elementos em inglês, apresentando
e relacionando algumas collocations sobre
amizade;
Discutir
sobre as collocations apresentadas, como por exemplo, se as ações
apresentadas fazem parte do cotidiano dos alunos, etc. e acrescentar outras.
Depois
de explicadas entregar aos alunos um questionario sobre amizade a ser
respondido;
Por
fim, pedir que os alunos se organizem em duplas e desenhem no papel algo
relacionado a collocation que está escrita no canto do papel, e assim
entregar a nós, bolsistas, para a produção de em vídeo para o vlog.
|
Projetor;
Laptop;
Lápis piloto.
.
|
Respostas orais as perguntas propostas durante a aula;
resposta de um questionario com perguntas sobre amizade;
produção de desenhos representativos de collocations
relacionadas a amizade;
|
Collocations que serão utilizadas: Make
friends, strike up a friendship, form/develop a friendship, cement/spoil a
friendship, a friendship grows, close/special friends, mutual friends, casual
acquaintances, have a good relationship with someone, keep in contact/touch.
PIBID – Letras Inglês.
Friendship
Answer the
following questions about your friendships.
1. Do you like to make friends?
___________________________________________________________________
2. Think of your best friend.
How did you strike up your friendship?
Do you have mutual friends?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3. How do you think you can cement a
friendship? And how can you spoil a
friendship?
___________________________________________________________________
4. Do you have good relationship
with everyone?
___________________________________________________________________
5. Do you have a friend who lives far from you? Do you keep in touch? Did you lose
contact?
___________________________________________________________________
Fonte das collocations: McCarthy, M.
O’Dell, Felicity. English collocations
in use. Cambridge: Cambridge
University Press, 2005.
0 comentários :
Postar um comentário