Escola
Municipal ______________________________________
Ano:
___7º________ Turno:________________ Turma:_______
Professore
regente: Geísa Ribeiro
Bolsista: Ademar Dias.
Bolsista: Ademar Dias.
PLANO
DE AULA
TEMA: Meio ambiente
OBJETIVO GERAL: Adotar
atitudes cooperativas em relação à preservação do meio ambiente e ao
desenvolvimento sustentável e desenvolver conhecimentos linguísticos a partir
dos gêneros texto informativo, quiz e nuvem de palavras
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
1.
Trabalhar leitura e compreensão do texto nuvem.
2.
Conscientizar sobre a importância da preservação
ambiental para o bem estar da humanidade.
|
Vocabulary:
Environment;
Trash/Garbage;
Saving water;
Electrical energy;
Deforestation;
|
O
professor contextualiza perguntando o que entendem sobre preservação
ambiental.
Em
seguida o professor entrega um texto nuvem em forma de árvore com diversas
palavras relacionadas ao tema.
O
professor pergunta aos alunos se o formato e a cor do texto lhes parecem
sugestivo e o porquê.
O
professor pede que eles destaquem uma palavra que já conhecem dentro da nuvem
e pede que eles façam um desenho que represente a palavra escolhida e em
seguida pede aos alunos (que não se opuserem) para partilharem com um colega
a representação que fez da mesma.
Feito
essa dinâmica de conscientização, o professor divide a classe em grupos de 4
alunos e entrega um quiz contendo perguntas direcionadas aos alunos sobre a
preservação ambiental. O professor deve checar a compreensão das perguntas
antes de pedir que os alunos respondam.
Em
seguida, após todos terem respondido, o professor escreve no quadro as
seguintes palavras: reuse,reduce, protect, choose, save, help, aid e pede que os alunos
as relacionem com as perguntas do quiz. Exemplo: aid, está relacionado com o
7 pois, ao verificar, antes da compra de um objeto de madeira se foi
produzido de madeira de reflorestamento, estamos contribuindo com o meio
ambiente e assim por diante.
Agora
o professor pede que em grupo os alunos comparem seus resultados e que eles
enumerem os quesitos que estão em acordo com a preservação ambiental, 2, 3 e
7 e os que se opõem, 1, 4, 5, 6.
O
professor pede aos alunos que mantenham seus grupos e pesquisem na internet
as palavras que eles ainda não conhecem para a discussão da aula seguinte.
Aula II
O
professor retoma a discussão da aula passada para introduzir os alunos
novamente no assunto da preservação ambiental
Após
a discussão o professor pergunta aos alunos se eles sabem as cores dos
lixeiros seletivos e se reconhecem a utilidade de cada um.
O
professor escreve as cores e os objetos no quadro e faz a relação de acordo
com as informações dos alunos.
Blue-paper;
Green-glass
Yelow-metal
Red-plastic
O
professor trabalha a pronuncia das
cores e dos materiais a serem coletados apresentados na aula.
O
professor entrega a última atividade, um fill
in theblanks que pode ser respondido individualmente ou em conjunto. O
intuito deste é explorar o uso do vocabulário sobre o tema exposto.
Flexibilização:
Para
realização da última atividade com alunos que possuam uma necessidade
especial, “não motora nem cegueira”, o professor utiliza caixas de papelão
coberta com papel adesivo nas cores indicadas e com o desenho do objeto
correto estampado na caixa e entrega figuras destes objetos aos alunos
solicitando que estes depositem na caixa correta. Em um segundo momento o professor
gira a imagem do objeto de forma que o aluno não possa enxergar e pede que
ele repita o processo. É importante certificasse de que esse aluno tenha
aprendido tais palavras em inglês.
|
Quadro,
piloto, cartolina, papelão, lápis de pintar, figuras, cola e tesoura.
|
Os
alunos terão aprendido e serão capazes de compreender em inglês o vocabulário
específico à temática, e realizar ações favoráveis ao meio ambiente.
|
Anexo:
Answer the
yes/no questions bellow about yourself and compare your answers with your
partner.
1-
Do
you put trash in the street?
( ) Yes, I do.
( ) No, I don’t.
2-
Do
you select your garbage?
( ) Yes, I do. ( ) No, I don’t.
3-
Do
you try to save water as much as possible whatever you take a shower or do the
dishes?
( ) Yes, I do. ( ) No, I don’t.
4-
Do
you use a hose to clean the sidewalk or wash the car?
( ) Yes, I do. ( ) No, I don’t.
5-
Do
your parents spend a lot of electrical energy?
(
) Yes, they do. ( ) No, they don’t.
6-
Do
you turn of the lights and electronics devices before going to bed?
( ) Yes, I do. ( ) No, I don’t.
7-
Do
you looking for the information “made of reforestation wood” before buying a
wooden object?
( ) Yes, I do. ( ) No, I don’t.
Fill
in the blanks using words from the cloud text.
To protect the _________ we need to take some
precautions, for example, instead of causing deforestation we can _________. We
can also ______ the ______ of the wash machine to ________ the sidewalk. To get
around we can ___________ or ____________ because those means of transportation
are cleaner.. As much as possible we need to ________ our environment for our future generations.
0 comentários :
Postar um comentário