quinta-feira, 2 de julho de 2015

Meio Ambiente




Escola Municipal ______________________________________
Ano: ___7º________ Turno:________________ Turma:_______
Professore regente: Geísa Ribeiro
Bolsista: Ademar Dias.

PLANO DE AULA
TEMA: Meio ambiente
OBJETIVO GERAL: Adotar atitudes cooperativas em relação à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável e desenvolver conhecimentos linguísticos a partir dos gêneros texto informativo, quiz e nuvem de palavras


Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação

1.     Trabalhar leitura e compreensão do texto nuvem.

2.     Conscientizar sobre a importância da preservação ambiental para o bem estar da humanidade.
Vocabulary:
Environment;
Trash/Garbage;
 Saving water;
Electrical energy;
Deforestation;
O professor contextualiza perguntando o que entendem sobre preservação ambiental.
Em seguida o professor entrega um texto nuvem em forma de árvore com diversas palavras relacionadas ao tema.
O professor pergunta aos alunos se o formato e a cor do texto lhes parecem sugestivo e o porquê.
O professor pede que eles destaquem uma palavra que já conhecem dentro da nuvem e pede que eles façam um desenho que represente a palavra escolhida e em seguida pede aos alunos (que não se opuserem) para partilharem com um colega a representação que fez da mesma.
Feito essa dinâmica de conscientização, o professor divide a classe em grupos de 4 alunos e entrega um quiz contendo perguntas direcionadas aos alunos sobre a preservação ambiental. O professor deve checar a compreensão das perguntas antes de pedir que os alunos respondam.

Em seguida, após todos terem respondido, o professor escreve no quadro as seguintes palavras: reuse,reduce, protect,  choose, save, help, aid e pede que os alunos as relacionem com as perguntas do quiz. Exemplo: aid, está relacionado com o 7 pois, ao verificar, antes da compra de um objeto de madeira se foi produzido de madeira de reflorestamento, estamos contribuindo com o meio ambiente e assim por diante.

Agora o professor pede que em grupo os alunos comparem seus resultados e que eles enumerem os quesitos que estão em acordo com a preservação ambiental, 2, 3 e 7 e os que se opõem, 1, 4, 5, 6.

O professor pede aos alunos que mantenham seus grupos e pesquisem na internet as palavras que eles ainda não conhecem para a discussão da aula seguinte.

 Aula II
O professor retoma a discussão da aula passada para introduzir os alunos novamente no assunto da preservação ambiental
Após a discussão o professor pergunta aos alunos se eles sabem as cores dos lixeiros seletivos e se reconhecem a utilidade de cada um.
O professor escreve as cores e os objetos no quadro e faz a relação de acordo com as informações dos alunos.
Blue-paper;
Green-glass
Yelow-metal
Red-plastic
O professor trabalha   a pronuncia das cores e dos materiais a serem coletados apresentados na aula.
O professor entrega a última atividade, um fill in theblanks que pode ser respondido individualmente ou em conjunto. O intuito deste é explorar o uso do vocabulário sobre o tema exposto.
Flexibilização:
Para realização da última atividade com alunos que possuam uma necessidade especial, “não motora nem cegueira”, o professor utiliza caixas de papelão coberta com papel adesivo nas cores indicadas e com o desenho do objeto correto estampado na caixa e entrega figuras destes objetos aos alunos solicitando que estes depositem na caixa correta. Em um segundo momento o professor gira a imagem do objeto de forma que o aluno não possa enxergar e pede que ele repita o processo. É importante certificasse de que esse aluno tenha aprendido tais palavras em inglês.
Quadro, piloto, cartolina, papelão, lápis de pintar, figuras, cola e tesoura.










Os alunos terão aprendido e serão capazes de compreender em inglês o vocabulário específico à temática, e realizar ações favoráveis ao meio ambiente.








Anexo:

Answer the yes/no questions bellow about yourself and compare your answers with your partner.

1-    Do you put trash in the street?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.

2-    Do you select your garbage?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.

3-    Do you try to save water as much as possible whatever you take a shower or do the dishes?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.

4-    Do you use a hose to clean the sidewalk or wash the car?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.

5-    Do your parents spend a lot of electrical energy?
( ) Yes, they do.     ( ) No, they don’t.

6-    Do you turn of the lights and electronics devices before going to bed?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.

7-    Do you looking for the information “made of reforestation wood” before buying a wooden object?
( ) Yes, I do.     ( ) No, I don’t.




Fill in the blanks using words from the cloud text.

To protect the _________ we need to take some precautions, for example, instead of causing deforestation we can _________. We can also ______ the ______ of the wash machine to ________ the sidewalk. To get around we can ___________ or ____________ because those means of transportation are cleaner.. As much as possible we need to ________ our environment  for our future generations.

Correct answers.
Environment/Plant a tree/Reuse/ water/Clean//Ride a bike/Take the bus/conserve/










0 comentários :

Postar um comentário