A REPRESENTAÇÃO DE
MUDANÇAS NOS DIÁRIOS REFLEXIVOS DO PIBID/UFPB/LETRAS-INGLÊS: O QUE A FERRAMENTA
WORDSMITH
6.0® NOS REVELA?
Eduardo Oliveira da SILVA (bolsista PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Janine dos Santos ROLIM (bolsistaPIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Maura Regina
DOURADO (UFPB/DLEM/PIBID-CAPES)
No bojo das ações exigidas no âmbito do subprojeto de formação de
professores de língua inglesa (2014-2018), vinculado ao Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), está a
elaboração de diários reflexivos mensais. Esses diários têm subsidiado
pesquisas (ROLIM; ROLIM, 2015; SANTOS; DOURADO; SILVA, 2014; MAIA; ROLIM, 2014;
DOURADO; PÊ, 2015; SANTOS; DANTAS, 2015). Todavia, as análises costumavam ser
realizadas, até então, exclusivamente de forma manual, o que, por sua vez,
resultava em um trabalho moroso e cansativo. Apesar de ser crescente o número
de pesquisas que se debruçam sobre os diários reflexivos na formação
docente (LIBERALI, 1999; REICHMANN, 2009, 2013), a Linguística de Corpus e suas
ferramentas computacionais para estudos de corpora,
como metodologia de pesquisa, permaneceram, até meados de 2015, inexploradas
pelos participantes do subprojeto PIBID/UFPB/Letras-Inglês. Isso posto, o
objetivo deste trabalho é investigar o que a ferramenta computacional
WordSmith6.0® desvela no tocante a mudanças perceptivas, representadas por
processos mentais (HALLIDAY; MATHIESEN, 2004), em um corpus com aproximadamente 95.000,
composto por setenta (70) diários de seis (06) bolsistas de Letras-Inglês,
redigidos entre 2014 e 2015. Segundo Halliday (1994) no sistema de
transitividade, um processo engloba três componentes no sistema de
transitividade: os participantes, nesse caso, podendo ser o bolsista [quem], o
processo em si representado sintaticamente pelo verbo [o quê] e as
circunstâncias [como, quando ou onde] associadas ao processo. No caso
específico dos processos mentais, há dois participantes: o experienciador,
aquele que experimenta algo, e o fenômeno, aquilo que é sentido, pensado ou
percebido. A análise computacional com a
ferramenta Concord revela que a
ocorrência e o comportamento dos processos mentais (aprender e acreditar) nos
diários fortemente sugerem que ocorreram mudanças em níveis internos dos bolsistas
experienciadores à medida que passaram a refletir sobre as atividades de
formação desenvolvidas no subprojeto, provavelmente, oportunizando aprendizagem
e fortalecimento de suas crenças e percepções.
0 comentários :
Postar um comentário