terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A REPRESENTAÇÃO DE MUDANÇAS NOS DIÁRIOS REFLEXIVOS DO PIBID/UFPB/LETRAS-INGLÊS: O QUE A FERRAMENTA WORDSMITH 6.0® NOS REVELA?


A REPRESENTAÇÃO DE MUDANÇAS NOS DIÁRIOS REFLEXIVOS DO PIBID/UFPB/LETRAS-INGLÊS: O QUE A FERRAMENTA WORDSMITH 6.0® NOS REVELA?
                                          
Eduardo Oliveira da SILVA (bolsista PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Janine dos Santos ROLIM (bolsistaPIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Maura Regina DOURADO (UFPB/DLEM/PIBID-CAPES)
                                            
No bojo das ações exigidas no âmbito do subprojeto de formação de professores de língua inglesa (2014-2018),  vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), está a elaboração de diários reflexivos mensais.  Esses diários têm subsidiado pesquisas (ROLIM; ROLIM, 2015; SANTOS; DOURADO; SILVA, 2014; MAIA; ROLIM, 2014; DOURADO; PÊ, 2015; SANTOS; DANTAS, 2015). Todavia, as análises costumavam ser realizadas, até então, exclusivamente de forma manual, o que, por sua vez, resultava em um trabalho moroso e cansativo. Apesar de ser crescente o número de pesquisas que se debruçam sobre os diários reflexivos na formação docente (LIBERALI, 1999; REICHMANN, 2009, 2013), a Linguística de Corpus e suas ferramentas computacionais para estudos de corpora,  como metodologia de pesquisa, permaneceram, até meados de 2015, inexploradas pelos participantes do subprojeto PIBID/UFPB/Letras-Inglês. Isso posto, o objetivo deste trabalho é investigar o que a  ferramenta computacional WordSmith6.0® desvela no tocante a mudanças perceptivas, representadas por processos mentais (HALLIDAY; MATHIESEN, 2004), em um corpus com aproximadamente  95.000, composto por setenta (70) diários de seis (06) bolsistas de Letras-Inglês, redigidos entre 2014 e 2015. Segundo Halliday (1994) no sistema de transitividade, um processo engloba três componentes no sistema de transitividade: os participantes, nesse caso, podendo ser o bolsista [quem], o processo em si representado sintaticamente pelo verbo [o quê] e as circunstâncias [como, quando ou onde] associadas ao processo. No caso específico dos processos mentais, há dois participantes: o experienciador, aquele que experimenta algo, e o fenômeno, aquilo que é sentido, pensado ou percebido.  A análise computacional com a ferramenta Concord revela que a ocorrência e o comportamento dos processos mentais (aprender e acreditar) nos diários fortemente sugerem que ocorreram mudanças em níveis internos dos bolsistas experienciadores à medida que passaram a refletir sobre as atividades de formação desenvolvidas no subprojeto, provavelmente, oportunizando aprendizagem e fortalecimento de suas crenças e percepções.


Palavras-chave: Formação de Professores; PIBID; Diários Reflexivos; Processos Mentais. 

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