PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
WATER CRISIS
1ª aula:
I. Identificação:
Bolsistas:
Felipe A. R. Novaes e André Wesley
1. Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A.
Burity
Data:
11/06/2015 e 18/06/2015
Série:
1º ano T05
Duração:
02 aulas de 45 minutos
|
II. Tema:
-
Water
crisis (crise hídrica)
|
III. Objetivos:
Objetivo
Geral:
-
Refletir sobre a crise hídrica a partir de um texto em língua inglesa
Objetivo
Especifico:
-
Informar-se sobre a crise hídrica no mundo
-
Assistir e compreender o vídeo The World Water
Crisis
-
Familiarizar-se com o gênero textual anúncio public service announcement
|
IV. Conteúdo:
- Collocations
- Vocabulário relacionado à water
|
V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula
apresentando o termo water crisis e
perguntar aos alunos se eles entendem este termo. Em seguida, iniciar uma
breve discussão sobre a atual falta de água no Brasil e no mundo: Você acha que há água suficiente no
planeta? Por quê? No mundo todo ou em determinados países? Quais? Você
poderia dar alguns exemplos na sua região ou do seu país que mostrem que há
uma crise na quantidade de água disponível para uso humano? O que vocês entendem
por crise hídrica? Porque acha que isso está acontecendo? Quais são os
problemas que as pessoas encontram para ter acesso à água?
*
Explorar as imagens relativas ao tema presentes nos slides: (O que conseguem
entender dessas imagens? Tem relação com o tema? Quais países elas retratam?
Acham que alguma delas foi tirada no país? Qual? Retratam países ricos ou
pobres? .... Apresentar a imagem do planeta Terra e perguntar e perguntar
qual a primeira coisa que chama a atenção quando observa-se a foto (O azul, a
água), acham que com toda essa água devemos nos preocupar com a crise
hídrica? Porque? Acham que toda essa água é própria para consumo? O que torna
a água adequada para uso humano?)
Relacionar
o tema ao gênero textual public service
announcement (porque são produzidos? Qual
objetivo? Onde podemos acha-los?). Explicar as principais características dos
anúncios publicitários (objetivo de
convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado
produto, convencendo-o a adquirí-lo, presente nos veículos de comunicação
(revista, jornal, TV, rádio, internet), usa a linguagem verbal e a linguagem
não verbal. Depende do
público-alvo. Utiliza frases de efeito) (10
min)
- Leitura: Passar o vídeo The World Water Crisis, explicando que se trata de uma campanha publicitária, ressaltando que aqui não se tenta vender um produto, mas sim uma ideia; sondar o que os alunos entenderam, se tiveram dificuldade; rápida discussão sobre o vídeo (O que conseguiram entender do vídeo? Principais informações que o vídeo nos mostra ou que chamaram sua atenção); Exercício relacionando imagens a passagens importantes do vídeo; Entregar a folha contendo o texto do exercício pós-leitura, trabalhando o vocabulário relacionado à água. (25 min)- Pós-leitura: A partir da pergunta final presente no vídeo (what can you do to help?), questionar os estudantes sobre como podemos ajudar no combate a crise hídrica. Tentando-se pensar em ações efetivas e práticas; rápida discussão sondando as respostas oralmente.- Conclusão da aula: Repensar sobre a mensagem presente no vídeo enfatizando que ela não durará para sempre. Pedir para que os alunos reflitam em casa sobre o tema e em ações que podem ser colocadas em prática no nosso cotidiano. (05 min) |
VI. Recursos didáticos:
-
Quadro, giz, laptop, televisão, folha contendo os exercícios, imagens.
|
VII. Avaliação:
-
Participação durante a aula.
- Respostas orais às
perguntas feitas durante toda a aula.
-
Atividade proposta.
|
VIII. Referências:
- Vídeo The World Water Crisis - https://www.youtube.com/watch?v=_Rq6rmRxkPo
|
0 comentários :
Postar um comentário