quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Water crisis - aula 02




PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA: WATER CRISIS

2ª aula:

I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e André Wesley
Escola: E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 09/07/2015
Série: 1º ano T05
Duração: 45 minutos

II. Tema:
- Water crisis (crise hídrica)

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Produzir uma campanha publicitária (língua inglesa ou em português) alertando para o desperdício de água.
Objetivos Específicos:
- Fazer uso dos conhecimentos relacionados ao gênero textual.
- Apresentar ações efetivas que combatam a crise hídrica.

IV. Conteúdo:
 - Verbos no imperativo
 - Vocabulário relacionado ao tema

V. Procedimentos:
- Retomada do que foi discutido na aula anterior: Lembram-se do que foi discutido na última aula? Qual tema? Quais informações importantes nós descobrimos? Vimos no vídeo problemas que ocorrem no mundo todo, acham que a water crisis pode nos afetar diretamente? Como? Viram o que está acontecendo no estado de São Paulo? E no Nordeste, Paraíba, João Pessoa, no seu bairro, nas suas casas. Ocorre a water crisis?

Lembrando do vídeo que assistimos, vocês lembram que ele era uma campanha publicitária? Vocês já viram campanhas sobre a crise hídrica em algum outro local? (televisão, internet, rádio, outdoor, música, poemas, pôster) Qual? Quais características marcantes? Qual a finalidade? Qual o público alvo? (5 min)

– Produção inicial: A partir da pergunta presente no vídeo, ocorrerá a produção inicial da SqD: Dividindo a turma em duplas ou trios que terão que elaborar uma campanha publicitária pensando em ações efetivas e práticas que possam combater a crise hídrica. Antes de iniciar a atividade, exibir algumas campanhas publicitárias  em LI relacionadas ao tema water crisis que possam servir como modelos para a produção inicial através de sua estrutura e vocabulário.

 

 A atividade poderá ocorrer em português. (30 min). *Caso necessário, revisar as principais características de uma campanha publicitária, relacionando com o conhecimento de mundo dos alunos (Aonde vocês podem encontrar campanhas publicitárias? Qual seu objetivo? Qual tipo de linguagem é utilizado? Tem algo marcante que seja associada a campanha ou marca? (frase de efeito, garoto propaganda) (30 min) 


- Conclusão da aula:  Exposição das campanhas publicitárias criadas pelos alunos. (10 min)
VI. Recursos didáticos:
- Quadro, giz, cartolina, canetinha, lápis de cor, cola, imagens, slides.

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividade proposta.

VIII. Referências:
-


0 comentários :

Postar um comentário