Juliana Barbosa dos Santos¹
Giuseppe Andrew ferreira Dantas²
Angélica Araújo de Melo Maia de Araújo³
[1] Licencianda
em Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: julisantos7@gmail.com
[2]
Licenciando em Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: giuseppeafd@live.com
[3] Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: angelica.maia@gmail.com
RESUMO
Vivemos
uma época de muitas transformações. Por isso, faz-se necessária a formação de
profissionais de mentes mais flexíveis, que sejam capazes de enfrentar mudanças
e oferecer respostas efetivas aos novos desafios. Assim como os demais
profissionais, o professor também precisa tornar-se mais reflexivo e crítico.
Diante dessas constatações, a escrita de relatos/diários reflexivos (REICHMANN,
2013) é uma prática constantemente adotada em cursos de formação de
professores. O diário reflexivo pode ser compreendido como um gênero discursivo
cujo objetivo é dar voz ao professor, permitindo, “através da interlocução
mediada pela escrita, criar mecanismos e espaços de reflexão sobre teorias e
práticas que constituem os modos individuais e coletivos de compreensão e
produção/reprodução deste campo de trabalho” (SIGNORINI, 2006, p 54). Com
relação às suas contribuições e funções, os diários são concebidos como um
espaço para evidenciar ansiedades e incertezas de professores, gerando novas
ações e práticas educacionais; promover a conscientização de ações e a
autorreflexão; registrar experiências; promover a transformação e reflexão
crítica do sujeito. Por valorizar as contribuições da escrita de diários na
formação docente, o Subprojeto PIBID – Letras/Inglês da Universidade Federal da
Paraíba considera necessária a escrita de diários reflexivos pelos bolsistas.
Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os diários de bolsistas desse
subprojeto, a fim de discutir os impactos dessa prática para a formação
docente. A metodologia consiste em uma análise qualitativa de diários
produzidos por 10 professores de língua inglesa em formação inicial envolvidos
no projeto supracitado no período de 2014 a 2015, para perceber de que forma
essa escrita tem contribuído para a construção da identidade desses
professores. A partir das primeiras
análises realizadas, observamos que o tema mais recorrente nos diários foi a
regência nas escolas e que, a princípio, o gênero diário reflexivo foi usado
mais como um instrumento de descrição do que de reflexão sobre as aulas. As reflexões mais aprofundadas estão nos
diários mais recentes, nos quais os bolsistas expressam suas frustrações e
conquistas de forma mais crítica e reflexiva, o que permite que eles
identifiquem procedimentos e atividades que facilitam ou não o trabalho docente
e a aprendizagem dos alunos. É nesse momento em que percebemos o maior impacto
dos diários na formação inicial, pois os bolsistas começam a usar a linguagem
como ferramenta para a descoberta de possibilidades e impossibilidades de
atuação profissional e essas descobertas provocam mudanças no seu agir dentro e
fora da sala de aula.
Palavras-chave:
diário reflexivo; formação de professores; PIBID.
Teacher education and the writing of reflective
journals: the formative experience inside a PIBID Letras-Inglês project
ABSTRACT
We live in a period of many changes. For that reason, it
is necessary to train professionals whose minds are more flexible, who are able
to face changes and offer effective responses to those new challenges. As many
professionals, teachers need to be more flexible and critical. In light of those ideas, writing reflective
journals (REICHMANN, 2013) is one of the practices that have been often adopted
in teacher’s education courses. Reflective journals are considered as a
discursive genre whose main goal is
giving voice to teachers, allowing them, “through the interlocution mediated by
the practice of writing, to create mechanisms and space of reflection on
theories and practices that constitute both personal and collective modes of
comprehension and (re)production on this work field” (SIGNORINI, 2006, p 54). In
relation to contributions and functions, reflective journals are conceived as a
space for revealing teachers’ anxieties and uncertainties, reproducing new
actions and educational practices; promoting the awareness of actions and
self-reflection; registering experiences; promoting the individual’s
transformation and critical reflection. Recognizing the value of writing
reflective journals for the teacher education process, the Letras PIBID project
(English language course) at Universidade Federal da Paraíba considers it
necessary the writing of reflective journals by the teachers in initial
education who are members of the project. Thus, the main goal of this poster
consists in analyzing the journals produced within the project in order to
discuss their impact on the initial education of teachers. The methodology
consists in the qualitative analysis of reflective journals produced by 10
English teachers in initial training who worked for the above mentioned program
during the period of 2014 and 2015, with the aim of identifying how the writing
of journal has contributed to the construction of their teacher identity. The journals
were written every week during 2014 and every month in 2015. The first analysis
indicates that the most frequent theme observed in the journal was the process
of giving lessons at public school. At first, the reflective journals were used
as descriptive tools and not as instruments of reflection of the practice. Deeper
reflections have been developed by teachers in the most recent journals. In
those journals, teachers express their frustrations and achievements in a more
critical and reflective way, and that allows them to identify what procedures
and activities might facilitate or not the teacher’s job and student’s
learning. At that point, we could notice the most relevant impact of the
journals on initial teacher education, once the students started using the
language as a tool for identifying the possibilities and impossibilities of
professional action. Such findings provoke changes in their performance as
teachers both inside and outside classroom.
Key-words: reflective journals; teachers training; PIBID
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