quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O professor em construção e a escrita de diários reflexivos: a experiência formativa dentro de um subprojeto PIBID Letras-Inglês


Juliana Barbosa dos Santos¹ 
Giuseppe Andrew ferreira Dantas²
Angélica Araújo de Melo Maia de Araújo³

[1] Licencianda em Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: julisantos7@gmail.com

[2] Licenciando em Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: giuseppeafd@live.com

[3] Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: angelica.maia@gmail.com


RESUMO
Vivemos uma época de muitas transformações. Por isso, faz-se necessária a formação de profissionais de mentes mais flexíveis, que sejam capazes de enfrentar mudanças e oferecer respostas efetivas aos novos desafios. Assim como os demais profissionais, o professor também precisa tornar-se mais reflexivo e crítico. Diante dessas constatações, a escrita de relatos/diários reflexivos (REICHMANN, 2013) é uma prática constantemente adotada em cursos de formação de professores. O diário reflexivo pode ser compreendido como um gênero discursivo cujo objetivo é dar voz ao professor, permitindo, “através da interlocução mediada pela escrita, criar mecanismos e espaços de reflexão sobre teorias e práticas que constituem os modos individuais e coletivos de compreensão e produção/reprodução deste campo de trabalho” (SIGNORINI, 2006, p 54). Com relação às suas contribuições e funções, os diários são concebidos como um espaço para evidenciar ansiedades e incertezas de professores, gerando novas ações e práticas educacionais; promover a conscientização de ações e a autorreflexão; registrar experiências; promover a transformação e reflexão crítica do sujeito. Por valorizar as contribuições da escrita de diários na formação docente, o Subprojeto PIBID – Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba considera necessária a escrita de diários reflexivos pelos bolsistas. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os diários de bolsistas desse subprojeto, a fim de discutir os impactos dessa prática para a formação docente. A metodologia consiste em uma análise qualitativa de diários produzidos por 10 professores de língua inglesa em formação inicial envolvidos no projeto supracitado no período de 2014 a 2015, para perceber de que forma essa escrita tem contribuído para a construção da identidade desses professores.  A partir das primeiras análises realizadas, observamos que o tema mais recorrente nos diários foi a regência nas escolas e que, a princípio, o gênero diário reflexivo foi usado mais como um instrumento de descrição do que de reflexão sobre as aulas.  As reflexões mais aprofundadas estão nos diários mais recentes, nos quais os bolsistas expressam suas frustrações e conquistas de forma mais crítica e reflexiva, o que permite que eles identifiquem procedimentos e atividades que facilitam ou não o trabalho docente e a aprendizagem dos alunos. É nesse momento em que percebemos o maior impacto dos diários na formação inicial, pois os bolsistas começam a usar a linguagem como ferramenta para a descoberta de possibilidades e impossibilidades de atuação profissional e essas descobertas provocam mudanças no seu agir dentro e fora da sala de aula. 

Palavras-chave: diário reflexivo; formação de professores; PIBID.


Teacher education and the writing of reflective journals: the formative experience inside a PIBID Letras-Inglês project

ABSTRACT
We live in a period of many changes. For that reason, it is necessary to train professionals whose minds are more flexible, who are able to face changes and offer effective responses to those new challenges. As many professionals, teachers need to be more flexible and critical.  In light of those ideas, writing reflective journals (REICHMANN, 2013) is one of the practices that have been often adopted in teacher’s education courses. Reflective journals are considered as a discursive genre whose  main goal is giving voice to teachers, allowing them, “through the interlocution mediated by the practice of writing, to create mechanisms and space of reflection on theories and practices that constitute both personal and collective modes of comprehension and (re)production on this work field” (SIGNORINI, 2006, p 54). In relation to contributions and functions, reflective journals are conceived as a space for revealing teachers’ anxieties and uncertainties, reproducing new actions and educational practices; promoting the awareness of actions and self-reflection; registering experiences; promoting the individual’s transformation and critical reflection. Recognizing the value of writing reflective journals for the teacher education process, the Letras PIBID project (English language course) at Universidade Federal da Paraíba considers it necessary the writing of reflective journals by the teachers in initial education who are members of the project. Thus, the main goal of this poster consists in analyzing the journals produced within the project in order to discuss their impact on the initial education of teachers. The methodology consists in the qualitative analysis of reflective journals produced by 10 English teachers in initial training who worked for the above mentioned program during the period of 2014 and 2015, with the aim of identifying how the writing of journal has contributed to the construction of their teacher identity. The journals were written every week during 2014 and every month in 2015. The first analysis indicates that the most frequent theme observed in the journal was the process of giving lessons at public school. At first, the reflective journals were used as descriptive tools and not as instruments of reflection of the practice. Deeper reflections have been developed by teachers in the most recent journals. In those journals, teachers express their frustrations and achievements in a more critical and reflective way, and that allows them to identify what procedures and activities might facilitate or not the teacher’s job and student’s learning. At that point, we could notice the most relevant impact of the journals on initial teacher education, once the students started using the language as a tool for identifying the possibilities and impossibilities of professional action. Such findings provoke changes in their performance as teachers both inside and outside classroom.


Key-words: reflective journals; teachers training; PIBID



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